Leia também >> 8 remédios alternativos para varizes
Leia também >> Arruda, excelente medicamento natural
Além disso, também responsável por outra doença mais grave: a embolia pulmonar, que acontece quando as artérias ou veias do pulmão ficam obstruídas por coágulos, isto é, um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, provocando a embolia pulmonar. Todavia, a trombose apresenta duas fases: a cronica e a aguda. A partir da terceira semana, passa a ser considerada crônica, por causa das transformações que acontecem no coágulo, pois ele se torna uma fibrose (como se fosse uma cicatriz) dentro da veia.
Dessa forma, a fase aguda ocorre durante a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa duas semanas. Pode ser de extremamente grave nesta fase, causando embolias pulmonares que podem ser fatais. Por isso, te convidamos a continuar a lendo essa matéria e aprender mais sobre essa patologia. Ela não deve ser desconsiderada, ao contrário, deve ser levada a séria, visto que milhares de pessoas sofrem dela.
O que pode provocar a trombose
Abaixo citamos algumas situações, as quais, podem ocorrer a trombose, como toda regra tem sempre sua exceção o mesmo de aplica em pacientes que tiveram uma trombose, geralmente pessoas que são afetadas por essa doença, se enquadram em algum dos itens abaixo, mas nem sempre se aplica 100%.
- Gravidez
- Fatores genéticos
- Historias de câncer na família
- Vida sedentária
- Obesidade
- Ter mais de 60 anos
- Histórico de parada cardíaca ou Acidente vascular
- Menopausa e alterações hormonais
- Cigarro e uso de drogas
Sintomas
- Dor nas pernas, principalmente nas panturrilhas, podendo chegar até o pé e o tornozelo.
- Sensação de queimação na região afetada.
- Mudanças na cor da pele da região afetada pela doença, que começa a ficar vermelha ou azul.
- Edema (inchaço) na perna afetada.
Tratamento para a Trombose
A saber, a trombose tem cura quando detectada e o paciente seguir a risca o uso dos medicamentos. O tratamento é feito com substâncias anticoagulantes, bem como, que impedem a formação do trombo e a evolução da doença, ou fibrinolíticos, os quais destroem o trombo. Também pode ser realizado na própria residência do paciente, usando-se as heparinas de baixo peso molecular, outrossim um modo mais moderno ou a Varfarina, que são tipos de anticoagulantes.
Como prevenir a Trombose
Uma dieta saudável é uma obrigação no tratamento da trombose venosa profunda. Dessa forma, você deve se concentrar em alimentos integrais, ricos em magnésio, potássio e vitamina K, e aumentar o consumo de vegetais de folhas verdes, vegetais,crucíferos, abacates, batata doce e banana. Além disso, os alimentos e ervas listados abaixo, também possuem potentes propriedades anticoagulantes e anti-inflamatórias naturais:
- Mel orgânico
- Chá verde
- Frutas e vegetais abundantes em Vitamina D
- Especiarias e ervas, como orégano, açafrão, alho, caiena e gengibre.
- Óleo de onagra
- Vinagre de maça
- Gorduras ômega-3
- Meias de compressão.
- As meias de compressão aliviam o sono e inchaço na área afligida, outrossim, reduzem os sintomas de trombose na baía, baixando a pressão e aplicando calor úmido.
- Evite fumar, qualquer tipo de cigarro, outrossim, charuto, cachimbo, ambos prejudicam a circulação sanguínea e podem provocar a trombose, o mesmo se aplica para bebidas alcoólicas e drogas em geral.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.