Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Meu filho não quer comer, o que fazer para mudar esse quadro?

Meu filho não quer comer
Compartilhe esse post:

Leia também >> Filhos birrentos, o que fazer para mudar esse quadro?

Leia também >> Aprenda a ouvir seus filhos para não chorar mais tarde

Para muitos pais, a hora da alimentação é um pesadelo, e isso vale para a criança também. Aquele berreiro, não comem, pode mudar o tipo de comida, que eles não querem comer. Todavia, meia hora depois da refeição começam a reclamar que estão com fome, bem como, querem doces, biscoitos, porcarias em geral. Que drama, que sofrimento, o que fazer quando meu filho não quer comer, eis a questão. Primeiramente, você precisa saber que os hábitos alimentares são formados desde a gestação, ou seja, o que a mãe come, conta muito. Em segundo, a hora das refeições não podem ser marcadas por esse drama familiar, essa gritaria, birra, choro, onde os pais obrigam as crianças a comer. Definitivamente, isso não funciona.

Meu filho não quer comer

Talvez você vai dizer, falar é tão fácil, quero ver na pratica. Então vou te contar que eu passei por isso, meu filho ficou pele e osso, sofreu de desnutrição, tudo porque não queria comer. Acredite, foi o pior período da minha vida. A hora do almoço e do jantar, era um pesadelo, onde sofria meu filho e eu e sim, precisei de ajuda da nutricionista, da psicóloga, do pediatra e com muito esforço e dedicação vencemos esse período e aos poucos, ele começou a comer de tudo. Fácil? Por nada, foi muito difícil, mas com a ajuda e informações adequadas, eu consegui e você vai conseguir também. Portanto, te convido a continuar lendo e aprendendo o que podemos fazer para melhorar esse quadro e reverter a situação.

Guia para alimentação infantil

Primeiramente, você precisa saber que vai precisar de ajuda do seu pediatra, porque dependendo do contexto, talvez seu filho precise tomar algum complemento para prevenir a desnutrição. Em segundo, a hora da alimentação precisa ser divertida, isso é fundamental. A saber, não é fácil, mas se toda vez que se sentar a mesa para se alimentar, virar um pesadelo, a criança não vai querer comer. Outro detalhe importante, é necessário criar uma rotina de hábitos e horários. Portanto, horário para o café da manhã, do almoço e do jantar. Bem como, vai ser necessário variedade e alegria no prato. Isso mesmo que você leu, vai ter que dar seus pulos (risos) e inventar, reinventar e usar toda criatividade nos pratos. Nos primeiros dias, talvez você não veja resultado, mas não se preocupe.

meu filho não quer comer

Seu papel é oferecer um prato alegre e saboroso, criar um ambiente gostoso, não obrigar a criança comer, nem fazer promessas ou chantagens, muito menos trocas do tipo: se você comer te dou algo, é errado. Comece contando história sobre os alimentos, os que você mais gosta por exemplo, o que eles fazem pela saúde, a importância deles, o que você gostava de comer na infância e assim vai. Pode parecer insignificante, mas não é, isso porque, funciona. A criança vai se entreter na conversa e aos poucos vai sentir interesse, porque todo filho se identifica com a mãe. Crie pratos coloridos e com pouca quantidade, faça o mesmo no seu prato, e quando você terminar de comer diga: poxa estava tão gostoso, mas acabou, agora vou ter que esperar o jantar. Essas frases vão começar a internalizar a mente do seu filho, quando você mesmos esperar, ele vai comer, sem estresse, sem pressão, sem choro.

Nada de chantagem, pressão psicológica ou falsas promessas

Se você quer perder o controle da situação, é adotar esse caminho da troca, da chantagem ou da promessa. O melhor caminho para uma alimentação agradável e regular, é oferecer de tudo a criança, você pode pedir que ela prove, se ela se negar, não tem problema. Todavia, você como mãe, vai provar o alimento e transmitir para ela o quanto aquele alimento é gostoso. Uma coisa é certa, você precisa comer o mesmo que a criança come e passar para ela, gratidão, sensação agradável e desejo por aquele alimento. Ficar gritando, insistindo, vai só criar mais tensão entre a criança e o alimento do prato, bem como, vai deixá-la irritada. Por isso, por mais difícil que seja, torne esse momento agradável, sem estresses, gritos, brigas, obrigações.

Evite guloseimas fora das refeições, ensine seu filho que tem horário para tudo. No intervalo das refeições ofereça frutas, sucos de frutas, papinhas de frutas. As frutas são ricas em minerais, vitaminas e nutrientes e ajudam a melhorar a alimentação das crianças. Se você cortar as bolachinhas, os biscoitinhos, docinhos etc., seu filho vai sentir fome e vai querer provar os alimentos que você colocou no prato. Criar a rotina de alimentação com as crianças, não é fácil, mas com paciência, perseverança, você vai conseguir fazer seu filho comer. Uma coisa eu tenho certeza, precisa insistir sim, a alimentação é importantíssima e a falta dela acarreta muitas doenças, portanto, não desista.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.