A hortelã pimenta, é, sobretudo, uma planta aromática comumente utilizada em todo o mundo e seus benefícios terapêuticos são maravilhosos. Seus usos são quase infinitos, ela funciona no tratamento de gripes, resfriados, náuseas, diarreia, para queimar gordura, desentupir nariz, emagrecer, acalmar etc. A saber, podemos consumir a planta fresca, desidratada ou na forma de óleo. Bem como, o óleo essencial de hortelã pimenta, indicado no tratamento de dores musculares, e funciona muito bem!
Leia também >> Xarope de hortelã elimina a tosse e o catarro dos pulmões
Leia também >> 10 motivos para tomar chá de hortelã todos os dias
Também, podemos utilizá-lo para eliminar dores de cabeças, basta massagear a fonte com o óleo por alguns minutos e sentir o alívio. Embora seja consumida e cultivada no mundo inteiro, a hortelã pimenta, originaria da Europa. Devido aos seus benefícios e ao fácil cultivo, a hortelã hoje va cultivada em praticamente em todo o mundo e amplamente conhecida pelos seus benefícios terapêuticos e medicinais. Encontramos também em lojas de produtos naturais, capsulas de hortelã. A saber, indicadas para tratar a síndrome do intestino irritável. Estudos realizados na Irlanda, demonstraram por exemplo, que essas mesmas capsulas ajudam a queimar a gordura localizada em mulheres obesas. Bem como, atua no controle da fome, ou seja, uma ajuda a mais na dieta.
Para que serve a hortelã pimenta?
Para ser tão popular durante tantos anos e em diferentes partes do mundo, a hortelã pimenta só pode oferecer muitos benefícios para a saúde. E de fato oferece, tais como:
- Combate a náuseas;
- Protege o sistema gastrointestinal;
- Alivia dores musculares;
- Refresca o hálito;
- Alivia irritações na pele;
- Alivia dor de cabeça;
- Aumenta energia;
- Descongestiona o sistema respiratório;
- Controla o apetite e ajuda a emagrecer;
- Combate à caspa;
- Alivia queimadura de sol;
- Redução de psoríase.
Benefícios da hortelã pimenta
Os principais benefícios desta planta estão ligados às habilidades curativas relacionadas à síndrome do intestino irritável. Desde o final da década de 1990, as cápsulas de óleo de hortelã pimenta foram consideradas seguras e eficazes no tratamento dessa doença cada vez mais disseminada. Outros estudos em crianças e adultos se seguiram, todos com excelentes taxas de sucesso.
As cápsulas de óleo de hortelã pimenta foram usadas como uma alternativa ao Buscopan para acalmar os espasmos relacionados às cólicas e provaram ser uma alternativa segura e eficaz. Excelente remédio também contra distúrbios funcionais gastrointestinais.
Para cólicas infantis
Um estudo muito recente de 2013 analisou a cólica infantil e concluiu que a hortelã pimenta é tão eficaz quanto outras drogas químicas. Todavia, totalmente natural. Portanto, sem efeitos colaterais.
Para dor nos mamilos
Um estudo de 2007 descobriu que a água de hortelã pimenta alivia a dor nos mamilos após a amamentação e as fissuras que podem se formar. Um alívio para as mães de primeira viagem que sofrem muito com as rachaduras.
Contra tuberculose
Em 2009, um estudo descobriu que o óleo essencial de hortelã pimenta inalado foi capaz de regredir rapidamente a inflamação tuberculosa. Uma excelente solução, portanto, também para a tuberculose.
Contra a rinite alérgica
A hortelã pimenta também considerada útil em casos de rinite alérgica. A saber, um estudo de 2001 destaca como os extratos de folhas de hortelã-pimenta inibem a liberação de histamina.
Contra Herpes zooster
Nos casos de Herpes zooster associado à dor, temos uma melhora notável com o tratamento tópico do óleo de hortelã. Isso foi o que emergiu no estudo de 2002.
Memória aumentada
A hortelã pimenta, assim como o alecrim, com seu aroma simples, também aumentam a memória e o estado de alerta, de acordo com um estudo de 2006.
Quimioterapia e câncer
Um estudo de 2013 mostrou que o óleo de hortelã, considerado eficaz na redução da náusea induzida pela quimioterapia e na proteção da radiação prejudicial ao DNA.
Hortelã pimenta emagrece?
Sim, pelo fato de ter propriedades inibidoras do apetite, a hortelã pode ajudar no processo de emagrecimento feito com acompanhamento médico e nutricional. Todavia, somente o chá na planta não irá promover o emagrecimento. Portanto, você precisa combinar uma dieta saudável para obter bons resultados. Portanto, caro leitor, creio que temos que desfrutar de todos esses benefícios que são grátis, estão na natureza e a nossa disposição. Outrossim, ela pode ser uma boa aliada na perda de peso. Visto que suas propriedades atuam no controle do apetite, bem como, na queima de gordura e na limpeza do intestino.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.