Leia também >> Com alto valor nutritivo, 1 única folha reseta o organismo
Leia também >> Couve: melhora a capacidade metabólica e elimina as toxinas
A saber, as folhas de mostarda possuem diversos benefícios para a nossa saúde, e entre eles podemos citar a sua ação antioxidante. Os antioxidantes naturais são muito importantes, pois eles ajudam a combater os radicais livres. Quando em excesso no organismo, os radicais livres podem causar envelhecimento precoce das células e doenças cardíacas. O tipo de antioxidante encontrado na folha da mostarda ainda ajuda a proteger o fígado, eliminando substâncias tóxicas para o organismo. A clorofila presente nesse alimento também ajuda a eliminar algumas toxinas da corrente sanguínea. Outrossim, é rica em vitaminas como A, C e E, e minerais como cálcio, fosforo, magnésio e ferro. Ela é rica em vitamina K, uma importante aliada no combate da osteoporose, pois ela é responsável pela mineralização óssea.
Folhas de Mostarda
As folhas de mostarda pertencem a família do brócolis, do repolho, da couve. Tem baixo índice glicêmico, e, portanto, baixo valor calórico. Dentre os vegetais, ela é um dos mais nutrientes que existe. A saber, é rica em minerais importantes para o organismo, nas folhas encontramos cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e selênio. Outrossim, rica em flavonoides e glucosinolato, um composto com efeito protetor para o fígado. Sua alta concentração de fibras ajuda no combate à prisão de ventre e na prevenção de doenças, como o câncer de estômago e cólon. Inegavelmente, o consumo dessas folhas pode melhorar e muito a vida da pessoa que consome, seja ela diabética ou não. Porque na verdade, esse conjunto de vitaminas, nutrientes e minerais, previnem doenças e cuida do organismo.
Por fim, o ácido fólico (vitamina B9) pode ser encontrado também em níveis elevados nas folhas da mostarda. Essa vitamina é importante na síntese de DNA e tem ingestão indicada para mulheres em início de gestação, como método de prevenção da má formação do sistema nervoso do feto. Assim como as folhas, as sementes também são fonte de nutrientes. Possuem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, colina, ômega-3 e fitoesteróis. Têm ação anti-inflamatória, melhoram a imunidade, ajudam a reduzir os níveis do colesterol “ruim” e combatem a aterosclerose. Enfim, consumir a mostarda com frequência, não apenas reduzirá o açúcar do sangue e estimulará a perda do peso em excesso, mas vai melhorar sua qualidade de vida.