Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Flores mirradas e sem vida? 12 dicas para darem flor o ano inteiro

flores mirradas e sem vida, nunca mais
Compartilhe esse post:

Leia também >> Violetas lindas e floridas com frequência, esse é o segredo

Leia também >> 4 dicas infalíveis para florescer as orquídeas – elas vão dar muita flor

As dicas dessa postagem, se aplica a todos os vasos de plantas, principalmente aqueles que dão flores. Basta você seguir atentamente, respeitar esses truques simples para a floração que são em sua maioria universais e em breve, seus vasos estarão cheios de flores. Flores mirradas e sem vida nunca mais! Você já observou que na roça as plantas florescem o ano todo e muitas das vezes com poucos cuidados. Isso porque, na roça é comum o jardineiro fazer podas toda semana, colocar nutrientes caseiros como casca de ovo, pó de café e outros. Bem como, o jardineiro está sempre recolhendo as folhas murchas, secas e mortas, ou seja, pequenos cuidados e bem simples, mas que fazem a diferença. Enfim, continue lendo e confira essas 12 dicas universais da roça que funcionam de verdade.

Flores mirradas e sem vida

Primeiramente, recomendo ler com atenção e aplicar essas dicas, porque as vezes, só pelo fato de serem bem simples, o leitor vai achar que não vale nada. Mas aí está o erro, é na simplicidade que tudo se resolve. As 12 dicas para renascer as flores mirradas e sem vida, são simples, mas são eficazes, são utilizadas na roça e funciona com todos, porque não funcionariam com você que está lendo? Por isso, sublinho e ressalto, precisa por em prática a risca que vai funcionar e em breve seus vasos estarão cheios de flores. Quero apenas deixar uma dica, para orquídeas e violetas, essas duas plantas requerem além dos cuidados descritos abaixo, outros cuidados particulares. A violeta por exemplo, gosta do banheiro, porque é úmido e ela dá muita flor dentro do banheiro. A orquídea não gosta muito de água.

12 dicas para renovar as flores

A primeira, e uma das mais importantes, luz. A saber, se suas plantas não estão florescendo, provavelmente é devido à pouca exposição à luz solar. Isso porque, algumas plantas com flores precisam de até 6 horas de sol por dia. O sol nesses casos, é vital para o desenvolvimento delas. Se for esse o caso, verifique se as plantas estão recebendo a quantidade certa de luz solar., se não, então precisa mudar o lugar onde a planta está para que ela passe a receber mais luz solar. Bem como, o sol fornece nutrientes e vitaminas para a planta, que são necessários para a florada. Segundo, localização. Dependendo da hora do dia, algumas plantas preferem luz solar direta ou sombra parcial. Hortênsias e azáleas, por exemplo, não devem ser expostas ao sol durante o período da tarde. Suculentas, buganvílias e rosas, por outro lado, apreciam.

como fazer dar flores o ano inteiro

Terceiro, nutrientes. A saber, para florescer, as plantas precisam de fertilizantes ricos em nutrientes como o fósforo, que estimula a floração, o enraizamento e a  fotossíntese. Logo, para uma floração abundante, use um fertilizante que contenha potássio, nitrogênio e fósforo. Quarto, excesso de fertilizante. Como dissemos antes, fertilizar uma planta é importante para sua saúde dela. Entretanto, os fertilizantes devem ser usados com moderação. O solo para vasos superfertilizados dificulta a absorção de água pelas plantas, fazendo com que murchem e aos poucos percam a vitalidade. Precisa existir um equilíbrio, ler atentamente os rótulos dos fertilizantes e então usar com moderação.

Quinto e sexto passo

Quinto, a poda. A poda de uma planta é importante para mantê-la saudável e estimular a floração. Portanto, quando bem feito, pode prolongar a vida útil da planta. Obviamente, é importante saber quando podar a planta para evitar a eliminação dos brotos e, portanto, das futuras flores. Não podemos sair cortando as plantas sem pelo menos entender um pouco sobre a poda, nesse caso, precisa ler e pesquisar um pouco. Isso porque, geralmente, as plantas são podadas em baixo e nunca por cima. Sexto, cuidado, não corte os brotos! A poda é uma operação muito delicada, pois basta um pequeno erro para cortar os brotos e, portanto, comprometer seu crescimento e floração. Portanto, você tem que reconhecer o novo e o antigo crescimento e depois cortar os galhos que já deram suas flores, para que os novos galhos com brotos, ganhem força.

Sétimo, corte os rebentos. O broto de raiz que pode ser separado e plantado em outro local. Portanto, para não enfraquecer a planta mãe, recomenda-se cortar os rebentos, que possuem sistema radicular próprio e podem “roubar” nutrientes da planta mãe. Nesses casos, corte as ventosas assim que elas aparecerem. Oitavo, remova as flores mortas. Se suas plantas estão tendo problemas para crescer e se desenvolver, elas podem estar infectadas com pragas ou ter uma doença. Verifique atentamente as folhas da planta em busca de insetos ou fungos. Para eliminá-los, você pode usar produtos naturais, como sabão preto ou uma decocção de alho. Ambos matam as pragas sem danificar as plantas e o resultado é muito bom, também é o tratamento mais comum e eficaz utilizado na roça.

Nono e décimo passo

Nono, temperatura. O frio e a geada podem danificar os brotos que produzem flores e até mesmo fazer com que morram, impedindo que a planta floresça. Portanto, nesses casos, o ideal é proteger as plantas do frio até o final do inverno. Você mudar elas de lugar, ou seja, colocá-las em um lugar mais protegido ou ainda cobri-las com sombrite para protege-las. Décimo, água em excesso. Nem toda planta gosta de água todo dia. A saber, água em excesso apodrecem as raízes e a planta vai morrer. Nesses casos, é fundamental entender quais plantas precisam de mais água. Boa parte delas, não são regadas todos os dias. As leguminosas por exemplo, acumula água nas raízes e não devemos regar todos os dias, mas sim uma vez por semana.

Décimo primeiro, tamanho do vaso. Se você cultivar suas plantas em vasos muito grandes, elas crescerão demais em detrimento das flores. O vaso deve ter tamanho adequado para que haja um equilíbrio correto entre raízes e flores. Isso é importantíssimo e vai estimular a florada de forma equilibrada, evitando flores mirradas e sem vida. Portanto, observar a proporção do vaso, é fundamental para a florada. Enfim, o décimo segundo e último, a planta atingiu a maturidade. As plantas florescem quando atingem o estágio de maturidade. Algumas espécies amadurecem mais cedo do que outras. Verifique o tempo médio de maturidade de sua planta para poder determinar se é necessário esperar mais para ver as primeiras flores.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.