Nada de cigarros, álcool, alimentação adequada, controle de peso e atividade física. Saiba que esses são os pilares para proteger a saúde do coração e evitar um infarto precoce. Estudos garantem que a cada 5 casos, 4 podem ser evitados, principalmente se for homem.
O mesmo estudo científico também demonstrou que podemos prevenir o infarto se as pessoas mudassem seu estilo de vida. Portanto, vivendo de forma mais saudável e natural. Bem como, a recorrência do infarto, é bem maior em mulheres.
Isso significa, portanto, que ser homem nesse momento, é uma grande vantagem! Ter boa saúde, peso corporal saudável, alimentação saudável, abstenção de fumo, redução do consumo de álcool, atividade física regular.
Portanto, para prevenir um ataque do coração precisamos considerar tudo o que falamos anteriormente. Outrossim, um grande estudo sueco, revelou os resultados foram publicados no Journal of the American College of Cardiology.
Continue lendo e fique por dentro dos 4 pilares dessa teoria. Outrossim, compreenda que de fato é possível prevenir as doenças cardiovasculares, bem como evitar um ataque cardíaco.
1. Evite o ataque cardíaco ao parar de fumar.
Fumar é um importante fator de risco cardiovascular. A idade média do primeiro ataque cardíaco entre não fumantes é 63 anos. Todavia, cai para 53 anos em fumantes inveterados. Bem como, o monóxido de carbono inalado com cigarros, reduz a capacidade do coração de absorver oxigênio.
A fumaça também danifica as paredes das artérias, favorecendo o depósito de gordura, aumentando assim o risco de trombose. Portanto, de ataque cardíaco e derrame é apenas um passo. Outrossim, quem já fumou por muito tempo as vezes acredita que o estrago já está feito e então podemos continuar a fumar.
Entretanto, erramos ao pensar assim, isso porque, parar de fumar, em qualquer idade reduz risco cardiovascular em cerca de 50%. Bem como, três ou quatro cigarros por dia são suficientes para aumentar muito o risco de ataque cardíaco.
Leia também >> Ataques cardíaco, entenda os sinais
Leia também >> Folhas de oliveira, o melhor remédio para prevenir o infarto
2. Previna ataques cardíacos com dieta
O que comemos, é muito importante para a saúde do coração. Portanto, uma dieta rica em gorduras animais aumenta o risco de acúmulo de gordura no sangue e, consequentemente, de sofrer eventos agudos como infarto e derrame.
Em contrapartida, uma dieta rica em alimentos vegetais é um fator protetor do sistema cardiovascular. Algumas dicas práticas para prevenir ataques cardíacos à mesa, podem ajudar. Portanto, beba bastante água e evite bebidas açucaradas e alcoólicas.
O vinho tinto, consumido em pequenas quantidades nas refeições, pode trazer benefícios graças à presença do resveratrol, um antioxidante bastante conhecido. Para cozinhar use apenas temperos de origem vegetal. Especialmente azeite virgem extra, que também, adequado para cozinhar a altas temperaturas. Evite alimentos gordurosos.
Bem como, evite refeições prontas e pratos excessivamente elaborados. Outrossim, limite o consumo de açúcares, principalmente evite doces industriais. Ademais, prefira grãos inteiros aos refinados e não se esqueça de incluir leguminosas em sua dieta.
Limite o consumo de carne, especialmente carne vermelha, e salsichas. Entre os laticínios, prefira os magros, como a ricota de leite de vaca e o iogurte desnatado. Limite muito o consumo de queijos envelhecidos. Bem como, procure consumir pelo menos duas ou três porções de vegetais por dia, crus ou cozidos de forma simples.
Outrossim, preste atenção aos métodos de cozimento. A fritura deve ser uma exceção. Bem como, limite o consumo de sal.
3. Previna ataques cardíacos com atividades físicas
A saber, praticar regularmente atividades físicas adequadas à sua idade e estado de saúde ajuda a prevenir ataques cardíacos. O esporte é importante porque, promove o controle da pressão arterial, açúcar no sangue e colesterol.
Melhora o tônus muscular e a oxigenação, bem como, ajudam a manter o peso na faixa normal. Outrossim, mantém o estresse longe.
Outrossim, a atividade física deve ser praticada pelo menos duas vezes por semana, de preferência três vezes. Também é aconselhável seguir um estilo de vida ativo, ou seja, andar mais a pé, subir as escadas quando possível e aproveitar todas as oportunidades para se movimentar.
4. Previna o ataque cardíaco evitando o sobrepeso
O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o ataque cardíaco. Bem como, quanto maior o excesso de peso corporal, maior o risco cardiovascular. Outrossim, a gordura mais perigosa é aquela localizada na área central do corpo, ou seja, a obesidade abdominal.
A obesidade apresenta mais do que o dobro do risco de infarto do miocárdio. Portanto, é muito importante fazer todo o possível para manter o peso corporal dentro do normal, com um estilo de vida saudável.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.