Cebolinha no vaso: esse é o adubo ideal pra ela crescer

cebolinha no vaso
Compartilhe esse post:

Leia também >> Nunca mais compre alho, plante em casa e consuma seu próprio alho

Leia também >> Cultive você mesma suas batatas em casas orgânicas e sem agrotóxicos

Primeiramente, toda hortaliça gosta e precisa de um pouco de sol. Em segundo, elas precisam de um solo rico em nutrientes orgânicos, principalmente que contenha em abundância carbono e nitrogênio. A cebolinha em particular, precisa de muito carbono e sol diretamente na planta. Por isso, que muitas pessoas plantam no vaso e não vai pra frente, ficam mirradas, não crescem. O segredo é saber plantar e respeitar algumas regras que vale praticamente para todas as hortaliças. Bem como, o adubo que vamos utilizar nesse plantio é totalmente orgânico, caseiro e natural, ele vai fazer seu vaso de cheiro verde explodir de tanto crescer e você, vai se surpreender com as dicas.

mudas de cebolinha
Deixe as raizes bem rentes, pois assim elas brotarão novamente.

Plantando cebolinha

Primeiramente, você precisa de um vaso profundo, porque a cebolinha tem raízes longas. Nesse vaso, você vai usar duas partes de terra e uma parte de adubo (esterco de vaca) é o melhor. Misture bem terra e deixe ela bem fofa. Em segundo, pegue sua cebolinha, eu arranquei do canteiro uma touceira e cortei uma parte das raízes, conforme se vê na foto e dividi em 5 mudas e em seguida, com a ajuda do meu dedo indicador fiz cinco buracos e plantei as cinco mudas conforme se vê na foto. Para que elas crescessem saudáveis e vistosas eu fiz o adubo líquido de borra de café, a receita está logo abaixo e reguei de 7 em 7 dias e o resultado foi um lindo vaso repleto de cebolinha.

Ingredientes adubo orgânico

  • 2 litros de água
  • 4 colheres (sopa) bem cheias de borra de café

Preparo

Em dois litros de água dissolva as quatro colheres de borra de café, precisa mexer bem, porque o café demora para diluir na água. Uma vez que estiver bem incorporado, a mistura precisa repousar (tampado) por três dias para fermentar e então se transformar em um adubo poderoso. A saber, a borra do café é um verdadeiro tesouro orgânico. Rico em carbono, nitrogênio e matéria orgânica, ele fornece ao solo substâncias fundamentais para o desenvolvimento de plantas como cebolinha, salsinha, couve e outros. Outrossim, fornece nutrientes para o solo que as plantas precisam para se desenvolver e crescerem saudáveis. Muitas vezes plantamos algo e fica mirrado, não cresce, não vai pra frente e até desistimos, mas isso porque, não adubamos corretamente o solo.

pantando cebolinha
Veja como ficou depois de plantadas no vaso

A saber, cebolinha e salsinha por exemplo, precisam de sol, elas amam sol, não dá pra plantar apenas na sombra. Elas precisam tomar algumas horas de sol. Portanto, se for plantar na sacada do seu apartamento ou na varanda, precisa ter um pouco de sol durante o dia, caso contrário elas vão ficar mirradas. Outra regra, é adubar, elas precisam de um solo rico em nutrientes orgânicos e nada melhor do que a borra de café para nutrir esse solo e estimular o crescimento delas. As plantas precisam ser adubadas de 7 em 7 dias. Portanto, uma vez que seu adubo já fermentou e está pronto, você vai regar suas plantas com ele. Enfim, saiba que esse adubo é indicado para qualquer tipo de hortaliça, elas amam. Bem como, para flores.

Considerações finais

Sabe aquelas plantas que se recusam a dar flores, adubo de café nelas. Porque o adubo feito a partir da borra de café, depois de fermentado é riquíssimo em carbono e as plantas precisam muito de um solo rico em carbono para se desenvolver. Portanto, é uma alternativa orgânica, barata e super eficaz para cuidar de qualquer planta, inclusive as ornamentais. Uma coisa posso dizer, se a sua cebolinha e sua salsinha estiverem mirradas, amarelas, sem vida, podem ter certeza de que vai explodir de tanto crescer e em poucas semanas, você vai colher muito cheiro verde aí na sua casa, principalmente cebolinha.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.