Leia também >> Panela queimada de gordura, aprenda um truque e deixe-a limpinha
Leia também >> Como limpar as bocas do fogão queimadas com dois truques simples
Manter uma cozinha em ordem não é fácil. Toda dona de casa vive atrás de produtos e dicas para manter tudo limpo e o engraçado que isso ocorre também com os utensílios da cozinha. Por exemplo, as tábuas de madeira são um verdadeiro problema. Isso porque, absorve tudo o que cortamos sobre ela, as vezes as minhas tábuas ficam verdes, principalmente quando corto couve nelas. Você pode lavar, esfregar, nunca sai tudo, fica sempre aqueles riscos verdes, que com o tempo, vão encardido e ficando cada vez mais feio. Mas com a dica que a Lia ensina no seu canal, tudo ficou mais simples, limpo, desinfetado e higienizado. A saber, estudos demonstram que as tábuas de carnes precisam ser desinfetadas diariamente. Isso porque, elas acumulam germes e bactérias e é assustador a quantidade de germes.
Tábuas de carne
Geralmente passamos limão na tábua de carne. Tem ainda aquelas pessoas que lavam com sal ou bicarbonato de sódio. Entretanto a tábua de carne feita de madeira, não é tão simples assim, limpar. Entretanto, cabe ressaltar que limpar tábua de carne e fazer sua higienização são procedimentos de extrema importância, visto que se corre o risco de contaminação por bactérias e fungos que são prejudiciais ao nosso organismo. Isso pode, até mesmo, causar várias enfermidades, caso não seja bem limpa e higienizada. Por isso, te convido a ficar ligado nesse artigo e aprender a limpar de forma adequada seus utensílios de madeira e garantir maior bem-estar a sua família.
A saber, as tábuas de madeira são as mais indicadas para o uso diário na cozinha. Isso porque, acumulam menos germes e bactérias. As de plástico, são verdadeiros depósitos de fungos, germes e bactérias e de acordo com especialistas, inapropriadas para o uso na cozinha. O ideal, é usar as tábuas de madeira, pois são fáceis de serem higienizadas e, portanto, acumulam menos bactérias. Alguns cuidados para as tábuas de madeira são essenciais, por exemplo, nunca deixe ela molhada ou de molho. Nem tampouco coloque-a na lava louças, pois ela vai enxarcar e posteriormente rachar. Sempre que usar, higienize e coloque para secar, se possível no sol. Quando a tábua fica sempre molhada, ela pode rachar, e nas rachaduras acumulam mofo, germes e bactérias, nesses casos, somos obrigados a inutilizar a tábua.
Ingredientes
- Água sanitária
- Papel toalha
- Óleo vegetal
Como limpar, desinfetar e higienizar as tábuas de carne
Primeiramente, você vai pegar o papel toalha e forrar a superfície da sua tábua de carne, toda a superfície, deve ser forrada com papel toalha. Em seguida, com a água sanitária você vai borrifar por toda a superfície umedecendo o papel toalha. Eu por exemplo, coloco a água sanitária no borrifador de plástico e tenho sempre debaixo da pia para utilizar na higienização dos utensílios de madeira, para lavar e desinfetar a bucha de lavas louças e demais serviços de limpeza e higienização da pia e do fogão. Depois de borrifar todo o papel toalha sobre a tábua de carne, deixe agir por uns 15 minutos. Em seguida, remova todo o papel toalha e leve a tábua para lavar com detergente. Lave bem e enxague.
Posteriormente, leve sua tábua e utensílios de madeira para secar no sol. Quando estiverem secos, os talheres de madeira estão prontos para serem guardados na gaveta ou reutilizados, mas a tábua de carne vamos dar um tratamento nela. Isso para aumentar o tempo de vida da madeira. Quando ela estiver bem sequinha, pegue um óleo vegetal para madeira e com a ajuda de uma flanela espalhe uma camada do óleo para hidratar a tábua. Todavia, esse procedimento do óleo se faz 1 vez por mês apenas. Mas a higienização da tábua, até 2 x por semana. A saber, seguindo esses passos, você vai ter sempre sua tábua de carne limpa e higienizada, livre de germes e bactérias e ainda vai fazer com que ela dure muito. A água sanitária não deixa cheiro na madeira, pode usar com total segurança.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.