Sunomono japonês: salada de pepino agridoce

Sunomono salada de pepino japonesa
Compartilhe esse post:

Em um frigideira antiaderente comece torrando as sementes de gergelim. Todavia, vale lembrar que muita gente não torra as sementes de gergelim. No meu caso, eu acho que ao torrá-las o sabor fica mais acentuado isso agrega mais valor ao prato. Depois de torrá-las, reserve-as para esfriar, elas serão utilizadas na hora de temperar. Detalhe, torradinhas elas ficam mais crocantes. Em uma panelinha antiaderente, coloque o açúcar e agregue o vinagre, leve ao fogo e deixe ferver em fogo médio, sempre mexendo até o açúcar se derreter. Desligue o fogo e reserve para esfriar. Bom, você já tem os pepinos cortados, as sementes torradas e o molho pronto.

Finalizando

Sobre os pepinos já fatiados bem fininhos, coloque o sal e deixe repousar para desidratarem e soltarem a água. Observe que vai juntar muita água na travessa. Portanto, coloque-os em um escorredor e o escorredor sobre um prato maior ou uma travessa e deixe os pepinos escorrendo por 15 minutos. Posteriormente, enxague os pepinos em água corrente abundantemente. Com a ajuda das mãos, esprema-os para que eles terminem de liberar a água. Em seguida, deposite-os sobre um papel toalha, pois os pepinos precisam estar bem sequinhos para receberem finalmente os temperos. Por fim, deposite-os em uma travessa, adicione a calda de açúcar e vinagre, se desejar, coloque um pouquinho de óleo de gergelim, pois deixa um sabor maravilhoso e dá um toque especial ao prato.

Enfim, adicione as sementes torradas, pimenta do reino a gosto e se achar necessário um pouquinho de sal. Geralmente não precisa adicionar mais sal, embora as fatias foram enxaguadas, elas absorveram o sal naquele período que estiveram de repouso. Entretanto, depende muito do paladar de cada um, no caso, se acha necessário coloque um pouco de sal, se você gosta de pimenta do reino, coloque a gosto. Mecha bem, deixe repousar uns 10 minutos e está prontinha para servir. Aqui na minha casa, faço essa salada para acompanhar churrasco ou quando tem peixe assado, o sabor do pepino agridoce é ideal para acompanhamentos de carnes e peixes.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.