Coco caramelizado, viciante, delicioso, tudo de bom

coquinho caramelizado
Compartilhe esse post:

Leia também:

O coco caramelizado, a saber, é bem versátil, porque você pode, por exemplo, dosar a quantidade de açúcar de acordo com o gosto da pessoa. Quem gosta de mais doce, coloca mais açúcar, quem prefere mais natural, menos açúcar, e você ainda pode personalizar o sabor. Por exemplo, acrescentar limão e deixar o coco mais azedinho, muita gente gosta assim, ou ainda, acrescente um pouco de chocolate meio amargo em pó e dar um toque delicado no sabor do coco com chocolate. Enfim, dentro os docinhos tradicionais, o de coco caramelizado, sem dúvida, é um dos melhores, depois do amendoim de festa junina, o coquinho lidera a preferência das crianças e dos adultos e outra, ainda que tenha a adição de açúcar, o coco é e sempre será um alimento saudável que todos deveriam consumir em abundância.

Coco caramelizado

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 1/2 xícara água
  • 4 xícaras de coco seco fruta
  • Medida da xícara: 240ml

Preparo

Primeiramente, escolher um coco, remover a água do coco e então quebra-lo e descasca-lo. Por fim, corte em cubos e separe as 4 medidas necessárias para a receita. Em uma panela alta coloque todos os ingredientes e leve ao fogo alto, mexendo sempre no mesmo sentido para cozinhar e secar a água. Em seguida, abaixe o fogo e continue mexendo no mesmo sentido até o coco ficar dourado e caramelizar e açucarar em todos os pedaços de coco. A saber, geralmente, esse processo dura em média de 40 a 45 minutos. Quando estiver bem dourado e sequinho, desligue o fofo e posteriormente, espalhe em uma forma. Em seguida, deixe esfriar e conforme vai esfriando e secado, vá separando os pedaços de coco para eles não grudarem. Uma vez frio, estão prontos para o consumo ou para embalar e vender.

Benefícios do coco

Da água a polpa da fruta, ambas possuem efeitos saciadores, melhoram o desempenho do intestino, isso porque a fruta é rica em vitaminas do completo B. A saber, polpa é rica fonte de fibras e gordura saturada. Bem como, a polpa do coco contém cerca de 9 gramas de fibras em 100 gramas —nosso organismo necessita de 25 gramas de fibras por dia —, e também é fonte de gorduras, vitaminas B1, B2, B6 e C, e dos minerais potássio, cálcio, sódio, ferro e fósforo. “Sendo assim, é um alimento muito benéfico para a saúde, principalmente do intestino, além de uma excelente fonte de energia”, afirma Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, mestre em Ciências pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e aprimoramento em nutrição humana e metabolismo pela Universidade Stanford (EUA).

Também, a polpa do coco verde é uma ótima opção de alimento de pré-treino, para quem pratica atividade física. Isso porque a maior parte da gordura saturada presente na fruta é metabolizada pelo fígado e transformada rapidamente em energia, segundo Lara Natacci, mestre e doutora em nutrição pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Mas a especialista lembra que é preciso consumir com moderação, já que o excesso desse tipo de gordura está associado ao aumento dos níveis de colesterol. O consumo do coco ajuda a controlar o peso, a diabetes, o colesterol e a pressão arterial. Melhora o desempenho do metabolismo e ainda, reforça o sistema imunológica. Portanto, consumir coco, é vida, é saúde, é saudável e muito recomendado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.