Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Nuvem de coco, uma sobremesa rica em sabor e nutrientes

Sobremesa Nuvem de coco
Compartilhe esse post:

Sem dúvida a sobremesa nuvem de coco não pode faltar na mesa dos brasileiros. Além de ser gostosa, ela fica elegante na mesa. Outrossim, dentre as sobremesas, essa é bem econômica, pois é feita com poucos ingredientes. Entretanto, embora feita com poucos ingredientes e simples, na travessa, ela fica um espetáculo. Portanto, enche os olhos de quem olha e enche a boca d’água dos amantes de coco. Aliás, se tem algo que o brasileiro gosta muito, são doces, bolos e sorvetes a base de coco. O coco é um fruto nutriente, sem lactose e sem glúten e na culinária, é muito versátil. A saber, dele extrai-se o leite, o óleo, a fruta, a água, que é uma bebida isotônica. Enfim, da casca ainda se faz artesanato. Bem como, é um fruto consumido em larga escala em vários países. Na Tailândia por exemplo, ele não pode faltar na culinária.

Leia também >> Pão caseiro de coco, sem lactose, sem ovos e sem sovar

Leia também >> Bolo cremoso de coco sem farinha e fermento, pronto em minutos

Seu nome se deve ao fato de ser uma sobremesa bem leve e fofinha, por isso, é comparada a uma nuvem. Logo, foi batizado com o nome sobremesa nuvem de coco. Além do sabor do coco, ela ainda conta com o colágeno da gelatina e para dar um toque especial ao sabor, o suco de limão que também desempenha seu papel saudável e nutriente no rol de ingredientes da receita. Como todo doce, esse também tem dosagem alta de açúcar, logo, faz-se necessário consumir com moderação. Mas nos dias quentes, uma porção não faz mal e nem vai bagunçar a sua dieta. O grau de dificuldade é fácil, você precisa de 15 minutos para preparar, depois de gelar, está pronto para servir. Enfim, trata-se de uma receita de baixo custo, mas rica em sabor e que tem muita presença na mesa.

Novem de coco

Para fazer essa receita, vamos precisar de 12 colheres (sopa) de leite em pó, pode ser qualquer um, entretanto o da marca Nestlé e o Glória, dão um sabor mais intenso na sobremesa nuvem de coco. Você vai precisar também de um envelope de gelatina incolor (12g). Bem como, de uma xícara de açúcar, use a medida de 240ml, raspas de um limão para dar aquele sabor e perfume especial. Por fim, um coco fresco ralado e uma xícara e meia de água. Pode ser do pacotinho, sim pode, mas saiba que o sabor não é o mesmo. Outrossim, o coco de pacotinho não tem os nutrientes do coco fresco. Portanto, se possível, use o coco fresco. Observe que na receita vai poucos ingredientes, não tem um custo elevado, logo, apostar na fruta, é o ponto forte da sobremesa.

Preparo

Primeiramente, vamos dissolver o leite em pó na água. Use a água levemente morna e misture bem de forma que o leite em pó se dissolva por completo e não deixe aquelas bolinhas no fundo. Uma vez dissolvido, leve a geladeira por duas horas. Em seguida, dissolva a gelatina incolor em meia xícara de água temperatura ambiente. Posteriormente, coloque-a em banho maria e deixe-a até derreter por completo. Uma vez derretida, junte com o açúcar em uma batedeira e bata até dobrar de tamanho. Por fim, agregue as raspas do limão e reserve em uma tigela. Enquanto isso, pegue o leite em pó dissolvido e já gelado por 2 horas e comece a bater na batedeira até ele se transformar em um creme denso e fofo.

Quando atingir esse ponto de cremosidade, comece a agregar aos poucos a gelatina. Continue batendo até terminar de agregar toda a gelatina com o açúcar e o creme estiver bem denso e cremoso. Agora, é hora de despejar em uma forma, pode ser aquela que você quiser. Todavia, se optar por aquela de pudim, untem com óleo de coco e despeje a sobremesa nuvem de coco e leve para gelar por aproximadamente 4 horas na geladeira. Em seguida, desinforme e cubra com o coco fresco ralado, decore como desejar. Se optar por um pirex refratário, coloque uma camada de coco fresco generosa por cima e decore com alguns pedaços do coco inteiro. Use a imaginação e a criatividade. Entretanto, se você optou por usar o coco do pacotinho, precisa hidratar em meia xícara de leite de coco 30 minutos antes de usar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.