Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Chás medicinais que desinflamam o corpo e aumentam a imunidade

chás medicinais
Compartilhe esse post:

Leia também >> Chá de maça e louro para diabetes e colesterol

Leia também >> Chá de maçã e alho; aprendi com uma farmaceutica, limpa tudo

As plantas medicinais são como remédios naturais, quando optamos por usá-las, nosso organismo só tem a agradecer. Algumas são diuréticas, outras desintoxicantes, tem aquelas que são relaxantes e atuam diretamente no controle da ansiedade. Tem ainda aquelas que possuem propriedades anti-inflamatórias e são dessas que vamos falar hoje. Você vai conhecer 5 plantas que podemos fazer chás medicinais que não apenas limpam nosso organismo, melhorando a digestão, o bom funcionamento do intestino e outros. Em alguns casos, essas plantas podem fazer milagres pela saúde.

Chás medicinais

1. Chá de hortelã

A saber, hortelã é uma erva rica em flavonoides, antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos, e substâncias que possuem efeito analgésico e anti-inflamatório. Sem falar que ela também contém minerais e nutrientes. Outrossim, é ótima para tratar gripe, cólica, problemas de fígado e enxaqueca. Fazer esse chá é muito simples, basta aquecer aproximadamente 500 ml de água até levantar fervura, e depois acrescentar folhas frescas de hortelã. Desligue o fogo, tampe o recipiente por 5 minutos, coe e a bebida está pronta para ser consumida. O chá de hortelã vá consumido até 2 x ao dia, para quem faz dieta, ele ajuda a detonar os depósitos de gordura.

2. Chá de dente-de-leão

O chá feito com essa planta, é bom para combater distúrbios digestivos, uma vez que os seus princípios ativos estimulam o fígado a produzir a bile. Isso porque, ajuda a digerir as gorduras, além de ajudar os rins a eliminar os resíduos do sal por meio da urina. A saber, a planta também evita os picos de açúcar no organismo, um fenômeno comum entre os diabéticos. Outrossim, fortalece o sistema imunológico e reduz a inflamação relacionada à artrite e artrose. Portanto, para aproveitar os benefícios do dente-de-leão, separe 2 colheres (de sopa) da planta e cozinhe em 1 litro de água, deixando ferver. Retire do fogo e abafe por 10 minutos. Por fim, é só coar e tomar. O ideal é beber o chá até três vezes por dia.

chás de plantas medicinais

3. Chá de erva-doce

Um aroma inconfundível e dezenas de benefícios para a saúde. A saber, o chá anti-inflamatório de erva-doce é um dos mais populares e não é à toa: essa planta contém propriedades superimportantes para o nosso organismo, como a Vitamina C, o potássio e a Vitamina A. Por isso, o chá é indicado para fortalecer a imunidade, combater dores e sintomas de gripe. Ah! E ele também pode ser usado para tratar cólicas menstruais e auxiliar no fluxo digestivo, graças à presença do ácido málico.

Modo de preparo: separe duas colheres de chá de erva-doce seca e 1 xícara de água quente. Em seguida, coloque a água em um recipiente, leve ao fogo e deixe ferver. Posteriormente, coloque a erva-doce em outra xícara e despeje a água fervente por cima. Agora, é só tampar e deixar descansar por 5 minutos. Lembre-se de coar e está pronto para ferver!

4. Chá de cúrcuma

Conhecida pela sua ação anti-inflamatória, a cúrcuma é uma raiz medicinal que combate a histamina e aumenta a cortisona natural, auxiliando no controle das inflamações. A planta também fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento, previne contra o Alzheimer, problemas cardíacos e câncer. Para tomar o chá, ferva 1 litro de água em uma panela, acrescente 2 colheres de cúrcuma em pó e deixe cozinhar por 10 minutos. Por último, desligue o fogo, abafe a infusão por 5 minutos, coe e beba.

5. Chá de agrião

Muito utilizado em saladas, o agrião é um poderoso diurético e anti-inflamatório, que pode ser usado para tratar gengivites, aftas, eczemas, acnes, tosse e melhorar a digestão. Devido as suas propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, a planta é frequentemente indicada para problemas respiratórios. Como por exemplo, bronquites crônicas, pois limpa as vias respiratórias. Comece o seu tratamento colocando 1 maço de agrião para ferver em 1 litro de água, e aguarde levantar fervura. Transfira a bebida para uma xícara e tape por 5 minutos ou até amornar. Se preferir, acrescente 1 colher (de sopa) de mel para adoçar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.