Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Caseirinho de fubá sem glúten, super macio e gostoso

caseirinho de fubá
Compartilhe esse post:

Leia também:

Melhor panqueca do mundo, feita de milho, sem leite e sem ovos

Suco cremoso de milho verde, ótimo remédio contra o câncer

Pão de milho feito na frigideira em 4 minutos, super leve

A saber, o caseirinho de fubá, é uma receita bem simples, sem glúten, que você pode preparar dia sim e dia não, assim, todas as manhãs poderá comer pão quentinho. A massa é bastante leve e de fácil digestão e o sabor, típico brasileiro. Geralmente, todos apreciam bastante, depois da farinha de aveia, a farinha de milho é uma das mais saudáveis que temos, seu preço cabe no bolso de todos e é bastante popular na culinária brasileira. Outrossim, livre de glúten, rica em nutrientes e fácil de trabalhar. Bem como, utilizada em tortas, biscoitos, pães, bolos, doces e também, utilizada para fazer a tradicional polenta. Enfim, a farinha de milho, é rica em zinco, mineral importante na prevenção de doenças.

Caseirinho de fubá

Receitas a base de fubá ou de farinha de milho, reforçam a imunidade, ajudam a prevenir doenças, repõe vitaminas e minerais. Bem como, ajuda na absorção dos nutrientes, é rica em fibras e por isso, contribui para o bom funcionamento do intestino. Outrossim, para quem sofre de colesterol alto, o consumo regular da farinha de milho, ajuda a diminuir e controlar as taxas de colesterol. Também contém vitaminas do completo B o que ajuda a saúde dos ossos, ativa a memória e outros. Enfim, saiba que você encontrara dois tipos de farinha de milho no mercado, a branca e a amarela. No Sul do Brasil, por exemplo, é bem comum consumir polenta branca pela manhã com café passado na hora.

caseirinho de fubá

Ingredientes

  • 1 ovo inteiro
  • ½ xicara de chá de açúcar
  • 100 ml de óleo
  • 1 xicara de chá de leite
  • 2 xicaras de chá de fubá (ou flocão)
  • 1 colherinha de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó para bolo
  • Erva doce a gosto
  • Queijo opcional

Modo de preparo

Primeiramente, em uma tigela bata o ovo com o açúcar até se transformar em um creme branco e bonito. Em seguida, acrescente o óleo, o leite e o sal mexendo tudo muito bem. A cada ingrediente adicionado, é imprescindível mexer bem para que a massa fique bem incorporada e homogênea. Posteriormente, adicione o flocão aos poucos misturando bem após cada adição. Por fim, finalize com fermento em pó, erva doce e queijo ralado. Despeje a massa do caseirinho de fubá em uma forma de bolo inglês, aquela forma de pão caseiro, previamente untada e enfarinhada. Enfim, leve para assar em forno pré-aquecido em 180° por 30 minutinhos.

Antes de retirar do forno, verifique se está realmente assado utilizado um palito de dente, se o palito sair limpo, é porque está pronto. Retire do forno, desenforme e sirva o caseirinho de fubá ainda quente acompanhado de um cafezinho passado na hora. O caseirinho é uma ótima opção para substituir o pão francês pela manhã, bem como, para levar de merenda. No almoço, pode ser consumido com verduras e queijo branco. Enfim, use sua imaginação e procure desfrutar o máximo de puder do seu pão sem glúten. A única observação importante, é que sendo um pão natural, ou seja, sem nenhum tipo de conservante, recomenda-se consumir em dois dias no máximo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.