Acabe com a glicose alta, diabetes, colesterol e triglicerídeos

chá das cascas do cajueiro
Compartilhe esse post:

Hoje vamos aprender tudo sobre as cascas do cajueiro, uma planta com benefícios incríveis para a saúde. Embora, muita gente não conheça, o chá feito da casca do cajueiro é um santo remédio para regular a glicose alta, ou seja, o excesso de açúcar no sangue. Outrossim, é um bom aliado contra a diabetes tipo 2. Bem como, ajuda a regular as taxas do colesterol ruim, regulando como consequência os triglicerídeos. Quem conhece sabe, que realmente o chá de casca é poderoso e traz benefícios extraordinários para a saúde humana. Para quem fez uma cirurgia por exemplo, o chá é um excelente cicatrizante e muito indicado no pós-operatório para acelerar a cicatrização. A saber, a casca é rica em propriedades anti-inflamatórias que atuam no organismo tratando inflamações e até mesmo infecções leves.

Leia também >> Castanhas de caju: dois punhados por dia é igual a uma dose de prosac

Leia também >> Nozes alimento rico em minerais que não pode faltar na mesa de ninguém

A casca do cajueiro é um poderoso remédio natural que encontramos na natureza. A saber, do cajueiro nada se perde. Esta é uma expressão muito comum no Nordeste e muito verdadeira. Pois não se aproveita apenas os frutos, mas as folhas, as flores, a madeira e a casca da árvore. Na culinária por exemplo, se usa os frutos, as flores e as folhas. Na medicina alternativa natural, a madeira e a casca. Acreditem, o cajueiro é uma planta excepcional com benefícios incríveis e poderosos para a saúde humana. Quem desfruta do chá diariamente, por exemplo, dificilmente terá cáries e dor de dente, isso porque suas propriedades terapêuticas previnem a formação de cáries. Suas propriedades laxantes, depurativas e diuréticas também fazem desse chá um dos melhores aliados para a perda de peso.

cascas do cajueiro remédio natural

Benefícios das cascas do cajueiro

A casca do cajueiro também é usada, popularmente, para se fazer um chá para tratar problemas como tosse, catarro e fraqueza. Além de diabetes, proteger o coração e reduzir os triglicérides. Também é um excelente antisséptico, bactericida e bastante efetivo para tratar cáries dentárias. Como é adstringente, também trata o mau hálito e inflamação de gengivas. Outra propriedade do chá de casca de cajueiro tem a ver com seu efeito depurativo pois, é laxante e diurético.


A saber, outro uso do chá de casca de cajueiro é na cicatrização de feridas externas (é preciso banhar o local com o chá, que atua limpando, renovando a pele e cicatrizando). Também é eficaz para limpeza de pele pois retira as células mortas, tonifica e fecha os poros. Tradicionalmente se usa chá de casca de cajueiro para tratar as lesões provocadas pela hanseníase também, e seus efeitos são extraordinários. A casca do cajueiro você compra em farmácias naturais ou em bancas de plantas medicinais. Para um litro de chá se usa 30g da casca da arvore aproximadamente 2 colheres (sopa).

Como fazer o chá das cascas do cajueiro

Vamos precisar de cascas de cajueiro e água como ingredientes, se você não toma o chá sem açúcar, pode adoçar com adoçantes ou mel orgânico. Primeiramente, coloque duas colheres de sopa das cascas do cajueiro em 1 litro de água. Em seguida, leve ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Uma vez cozido, desligue o fogo, abafe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, adoce e consuma. As recomendações de uso do chá de casca de cajueiro são de três a quatro vezes ao dia. Todavia, pessoas alérgicas ao ácido anacárdico devem evitar consumo do chá e dos derivados da planta do cajueiro.

Usos e indicações do chá da planta

Devido às substâncias que possui, como a vitamina C, o licopeno e betacaroteno, o caju fortalece o sistema imunológico. Bem como, tem ação antioxidante, auxilia na prevenção do câncer de próstata e pulmão. Outrossim, ajuda no bom funcionamento do intestino e no controle da sensação de saciedade, auxiliando as pessoas que desejam perder peso. Outrossim, o caju é rico em zinco, mineral importante principalmente para melhorar a imunidade e tem função cicatrizante.

A castanha atua contra germes e bactérias, além de auxiliar no tratamento de dores dentárias, úlceras e lepra. Além do consumo da castanha e do caju, as folhas e as cascas do cajueiro também podem ser utilizadas no preparo de um chá que traz muitos benefícios à nossa saúde, sendo indicado para auxiliar no tratamento de diversos males. Para uso interno, o chá é indicado para tratar retenção de líquidos, tosse, cólicas, fraqueza, problemas de pele, catarro e hipertensão. Já no uso externo, o chá das folhas e cascas da planta é utilizado no tratamento de inflamação na garganta e aftas (na forma de gargarejo), tumores, inflamações vaginais e frieiras e cansaço nos pés.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


error: Conteúdo Protegido!