Folhas de árvore garante tratamento e alívio para dor do nervo ciático

folhas de eucalipto
Compartilhe esse post:

Sem sombra de dúvida, a natureza é a maior farmácia a céu aberto que todo ser humano tem a disposição. Nela encontramos todo tipo de tratamento para diversos males. A saber, hoje vamos falar dos benefícios medicinais das folhas da árvore do eucalipto. Essas folhas têm propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas e podem ser usadas para fazer inalação. As folhas dessa árvore perfumada servem de alívio para quem sofre de problemas respiratórios, como asma e bronquite. Mas seus benefícios não param por aí. Para quem sofre do nervo ciático por exemplo, as propriedades das folhas podem trazer alívio imediato e ainda ajudar a tratar a inflamação do nervo.

Leia também >> 10 tratamentos naturais para aliviar a dor nas costas

Leia também >> Dores e tratamentos para o nervo ciático, tudo natural

A saber, existe um tratamento caseiro para eliminar especificamente a dor no nervo ciático. Essa dor desconfortável costuma aparecer de forma inesperada. Bem como, é capaz de afetar do glúteo até a extremidade da coluna. Além disso, a dor no nervo ciático também pode acabar irradiando para locais como batata da perna, pé, parte de trás da coxa e causar a sensação de formigamento ou queimação. Existem tratamentos a base de analgésicos e anti-inflamatórios sintéticos e químicos, fisioterapia ou tratamentos alternativos e naturais, a base de plantas. Se você optar por tratamentos naturais, importante consultar seu médico.

folhas da árvore de eucalipto

Tratamento com folhas da árvore de eucalipto

Jamais devemos fazer tratamentos sem antes consultar o médico. Bem como, as dicas, conselhos e informações desse artigo, são meramente informativos. Outrossim, não substituem o papel do médico. As compressas feitas com eucalipto são muito eficazes no tratamento de alívio das dores do nervo ciático. Todavia, é sempre um medicamento e enquanto medicamento, precisa ser supervisionado por um médico. Por fim, se depois de tentar o tratamento natural, as dores persistirem, procure um médico para uma avaliação mais apropriada.


O tratamento pode ser feito a base de compressas aplicadas diretamente na região da dor ou ainda, tratada com o chá das folhas da arvore de eucalipto. A infusão das folhas por exemplo, tratam vários problemas. Principalmente aqueles do aparelho respiratório. Mas ao mesmo tempo, tratam a inflamação do nervo ciático. Isso porque, as folhas do eucalipto possuem óleos voláteis, como o cineol e o terpineol, com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que auxiliam nos casos de infecções e inflamações. Além disso, o chá de eucalipto possui propriedades antioxidantes que podem melhorar a ação do sistema imunológico. Bem como, ajudar a prevenir e combater infecções do sistema respiratório.

Como utlizar a compressa ou chá das folhas

Como fazer a compressa de eucalipto? Super simples, pegue de 5 a 10 folhas de eucalipto e faça uma infusão com água morna. O ideal é que as folhas sejam cozidas apenas com o vapor da água. Todavia, faça esse procedimento até perceber que todas as folhas estão macias e cozidas. Coloque uma toalha morna em volta das folhas para que dessa forma elas permaneçam aquecidas por mais tempo. Em seguida, pegue essa toalha juntamente com as folhas e coloque sobre a região onde está doendo. Por fim, deixe agir por 10 ou 20 minutos. Faça várias vezes, molhe a toalha na infusão, sempre mantendo a temperatura quente. Juntamente com as folhas, deixe agir. Faça compressas 3 x ao dia.

O chá de eucalipto é feito da seguinte forma: 1 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto e 150 ml de água. O preparo é bem simples. Primeiramente, adicionar as folhas picadas de eucalipto na água e ferver por 1 minuto. Desligar o fogo, tampar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber 1 xícara do chá 2 a 3 vezes por dia. O chá vai atuar em todo o organismo, se a pessoa tiver problemas de alergias respiratórias, vai ser muito bom, porque o chá vai limpar as vias respiratórias também. E como já citado anteriormente, isso é possível graças as propriedades anti-inflamatórias presentes nas folhas de eucalipto. A compressa vai agir de uma maneira a induzir a diminuição da pressão do nervo inflamado. E o chá vai tratar diretamente a inflamação.

Considerações finais

O chá feito das folhas da árvore de eucalipto, é muito benéfico para a saúde e pode auxiliar no tratamento, cura e prevenção de outros problemas. Como azia, dores de estômago, e muito mais. Tudo isso é possível graças as propriedades terapêuticas e medicinais encontradas nas folhas da planta. Sabendo usar corretamente, essas folhas podem ajudar a combater infecções, inflamações, limpeza dos pulmões e outros. Das folhas de eucalipto também fazemos inalação para drenar o catarro dos seios da face e então tratar a sinusite. Bem como, ajudar na limpeza dos pulmões. Para isso, basta fazer a infusão e inalar o vapor para drenar o catarro.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


error: Conteúdo Protegido!