Leia também >> Sal e açúcar um mistura que resulta no melhor remédio natural
Leia também >> 5 Alimentos que deveriam ser proibidos no cardápio de qualquer pessoa
A saber, você mesma pode fazer seu caldo temperado, de galinha, de carne e de legumes, sem corantes, aromatizantes e conservantes, tudo natural. Bem como, preparado com suas mãos, 100% natural e caseiro. A maior vantagem de você preparar seu próprio tempero, é a qualidade do que está pondo no prato. Isso contempla a saúde de todos da casa, previne doenças, problemas de rins, fígado e a digestão ficam mais leve. Infelizmente, embora ainda exista muitas controvérsias, esses temperos industrializados são venenos embalados, aos poucos vão comprometendo o desempenho do organismo e não é apenas isso, pessoas que sofrem de diabetes, doenças reumáticas, obesas, não podem consumir pratos que levam esse tipo de tempero.
Caldo temperado
Em 2013, a Revista Exame publicou os seis erros da cozinha que mais afetam a saúde e imagina que o famoso caldo temperado (Knorr, Maggi, Sazon) estavam na lista e são os que mais fazem mal a saúde humana. Isso porque, são ricos em sódio e o sódio faz muito mal a saúde. Lembrando, que os alimentos embutidos, também são riquíssimos em sódio e por isso, devem ser evitados a todo custo. Os tabletes temperados, também levam sal, aromatizantes e conservantes, ou seja, não tem nada de alho, cebola, cheiro verde, apenas aromatizantes químicos. Tenta refletir o quanto isso pode ser prejudicial a saúde, ao bom funcionamento dos órgãos, isso por não falar das toxinas que ficam dentro do corpo. Sem dúvida, a melhor alternativa, é o caldo temperado feito em casa.
Nutricionistas alertam constantemente para o uso dos tabletes comprados, segundo elas, esse tipo de tempero industrializado deve ser evitado e abolido da dieta alimentar. Bem como, segundo pesquisas, a culinária brasileira é uma das mais nutrientes do mundo, porém, por causa do jeito errado de preparar (adição de temperos industrializados), ela está se tornando a mais prejudicial a saúde. Por isso, que devemos estar bem atentos no preparo dos alimentos e seguir os grandes chefes, eles não usam nada industrializado, tudo natural e preparado no momento do uso. Dá mais trabalho? Sim, mas será que não vale a pena pela sua saúde e pela saúde da sua família? Eis o dilema, você quer mais qualidade de vida, mas não quer abdicar dos costumes errados?
Caldo temperado caseiro e natural
Ingredientes
- 1 cebola sem casca picada
- 4 talos de aipo lavados, secos e picados
- 1 tomate picado, com casca e sementes
- 5 cenouras picada em pedaços
- 1 alho-poró lavado, seco, picado
- Cheiro verde a gosto
- 100g de sal
Preparo
Primeiramente, antes de iniciarmos o preparo, é importante saber que todos os legumes devem ser lavados, mas precisam estar secos na hora de picar, o excesso de água vai dificuldade o processo de preparo do caldo temperado. Portanto, lave tudo, seque bem, pique de forma grosseira, pois serão triturados. Depois de ter picado tudo, coloque tudo em uma tigela, misture bem, e divida em três ou quatro porções para começar a triturar tudo. A saber, eles devem ser triturados de forma a ficar uma massa, ou seja, não vai ter pedaços. Então, durante o processo de triturar ou liquidificar, será necessário abrir várias vezes e mexer para misturar e continuar triturando, ou seja, precisa ser paciente, pois essa passagem de trituração é muito importante para o sucesso do caldo temperado caseiro.
Quando terminar de triturar tudo, você terá um creme uniforme e agora, é hora de adicionar o sal. Misturar bem até que ele esteja completamente dissolvido. O sal é o conservante do nosso caldo temperado e o condimento que vai temperar nossos pratos. Portanto, quando for usar o caldo temperado, não adicionar sal aos alimentos, porque ele já tem. Bom, agora, vamos forrar uma assadeira grande com papel manteiga e esparramar todo esse creme para levar ao forno para desidratar e então obtermos o caldo temperado natural. A temperatura do forno é de 100graus apenas e o tempo é de 6 a 8h horas no forno baixinho, assim ele vai desidratar lentamente e os legumes ficarem completamente cozidos.
Finalizando
Retire do forno quando estiver completamente desidratado, remova o papel manteiga, e observe que ele se quebra inteiro. Agora, é hora de pegar esses pedaços levar para o triturador e triturar para virar um pó. Esse pó, é o caldo de legumes temperado, como se fosse aqueles potinhos da Maggi ou Knorr que você compra no supermercado, porém, no seu caso, o seu realmente tem os legumes e não aromatizantes. Uma vez triturado, embale dentro de um vidro hermético e está pronto para o utilizo. Fica saboroso, leve, saudável, e dura 30 dias. Recomendo fazer, o tempo de forno é lento, mas vale a pena ainda assim. Super saudável, indicado para molhos, carnes, macarrão e tantos outros pratos.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.