Leia também >> Torta salgada sem trigo para emagrecer e ideal para diabéticos
Leia também >> Torta salgada de aveia sem glúten, deliciosa, simples e poucas calorias
No meu caso, já fiz essa mesma receita com farinha de aveia e deu certo, usei a mesma quantidade de farinha de trigo, porém de aveia e deu super certo. Aqui em casa, tenho um filho celíaco, a receita original do Canal da Terra, leva farinha de trigo, mas como meu filho não pode comer trigo, usei aveia no lugar. Todavia, acredito que daria certo com farinha de arroz ou outros tipos de farinhas sem glúten e low carb. Para o recheio, usei apenas cheiro verde e um punhado de queijo fresco picado. Na receita original, sugere-se fazer com muçarela, como eu não tinha, usei o queijo fresco de minas que estava na geladeira e ficou muito gostoso. Contudo, conforme explciado, se trata de uma receita bem prática, ou seja, você pode usar qualquer tipo de recheio e na quantidade que desejar.
Bolo salgado simples
Segundo a história, o bolo salgado é muito antigo e nasceu lá em Roma na Itália. Isso mesmo que você leu, de acordo com a verdadeira origem, o tradicional bolo de casamento que todos conhecem, na verdade era um bolo salgado, cuja tradição começou em Roma, quem diria, não é verdade? Segundo as tradições da ROMA antiga, o bolo da noiva não era doce, era salgado e se comemorava o casamento com um enorme bolo salgado. Interessante não é mesmo? Tudo tem uma história por trás, da mais simples a mais curiosa e interessante e a do bolo salgado que todos pensam que é novidade, é um grande exemplo. Na verdade, o bolo salgado, é um dos primeiros bolos da história.
A saber, realizava-se o bolo salgado da noiva com trigo ou cevada e que podia ser recheada de qualquer coisa salgada. De carnes picadas à frutos do mar, dependendo do poder aquisitivo da família em questão. Uma coisa temos em comum com os bolos de hoje: a decoração da massa. O bolo salgado também era decorado e em uma das tradições, dentro dele era escondido uma aliança, a mulher que a encontrava, seria a próxima a se casar. Em uma outra tradição, um bolo mais simples era feito para ser quebrado na cabeça dos noivos ao final da cerimônia para dar sorte. Nesse caso talvez o bolo salgado fizesse mesmo mais sentido que o doce. Portanto, antigamente os bolos de casamento não tinham merengue, chantily, pasta americana e nem mesmo açúcar, era salgado.
Ingredientes e preparo do bolo
Há uma diferença entre o bolo salgado e o bolo doce. Enquanto a massa do bolo doce, é mais úmida e muito mais elaborada na hora de preparar, a massa do bolo salgado, é simples, bem mais leve e macia. A saber, trata-se de uma massa aerada. Os bolos doces mais elaborados, principalmente as tortas de festas e casamentos, monta-se em camadas. Contudo, o salgado o recheio vai dentro da massa e não tem esse trabalho todo de ficar montado em camadas. Embora, existam tortas salgadas bem elaboradas, feitas de massa podre e com recheios sofisticados, o bolo salgado simples, como já diz o nome, é uma massa simples e rápido que acompanha um café passado na hora ou até mesmo um suco natural fresco.
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 colher de açúcar
- 1 colherzinha de sal
- Meia xícara de óleo
- 1 xícara de leite
- ½ xícara de amido de milho
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de fermento de bolo
- Usei a xícara de 240ml