Dores nas pernas, nervos, colesterol alto e inflamações variadas

folha de tanchagem
Compartilhe esse post:

Hoje vamos falar de uma planta medicinal poderosa, a tanchagem. A saber, essa planta é utilizada a milhares de anos, desde a antiguidade em tratamentos como queimaduras, furunculos, hemorroidas e outros. Comumente, é consumida na forma de chá ou de pomada. Bem como, suas folhas são bem populares e encontramos em feiras, lojas de produtos naturais ou até mesmo nos quintais da casa. O sucesso da tanchagem é realmente notório em inúmeros tratamentos na saúde humana. Quem conhece, que já provou, sabe bem do que estou falando. Sua propriedades são surpreendentes e seu chá pode fazer milagres pela saúde. Continue lendo e descobubra tudo sobre essa planta.

Leia também >> Folhas de árvore garante tratamento e alívio para a dor do nervo ciático

Leia também >> Miomas, inflamações no útero e cisto no ovário, trate com esse remédio

A planta é cicatrizante, antipirética, antitússica, anti-infecciosa, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, diurética, laxante, adstringente e hemostática, com propriedades confirmadas em pesquisas recentes. Investigações fitoquímicas mostram que a tanchagem contém compostos voláteis, triterpenóides, ácidos fenólicos e flavonoides. Ainda existem estudos que associam a planta ao tratamento de TPM, doenças neurológicas e problemas de visão. Realmente, a colaboração dessa planta na medicina alternativa, é extraordinária e não poderíamos ignorar ou deixar de compartilhar com os leitores tudo sobre esse recurso natural que pode nos ajudar a viver melhor.

tanchagem

Propriedades medicinais da Tanchagem

A saber, tanchagem é uma das plantas medicinais da família Plantaginaceae. Bem como, conhecida no mundo todo por suas diversas propriedades curativas: desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. Outrossim, facilmente encontrada em feiras e jardins. Bem como, usa-se as folhas como remédio caseiro, em forma de pomada ou chá. Além disso, a tanchagem pode auxiliar no tratamento de dores de garganta, doenças e infecções respiratórias, tosse, aftas, amigdalite, infecção urinária, diarreia e azia, entre outros problemas. Como ajuda a cicatrizar e coagular o sangue, usa-se amplamente para curar furúnculos.

Ademais, entre os princípios ativos da planta, destacam-se irinoides, mucilagens, flavonoides, responsáveis pelo efeito antioxidante. Outrossim, a aucubina, responsável pela ação antimicrobiana, analgésica e anti-inflamatória da erva. Além disso, a tanchagem contém alantoína, que auxilia na regeneração da pele. Por isso, pode ter efeito adstringente, fluidificante e emoliente. Sendo um descongestionante, a erva é muito utilizada para tratar gripes e resfriados. A saber, ricas em cálcio, minerais e vitaminas – entre elas a vitamina K –, as folhas podem ser muito úteis no tratamento de cortes, feridas e furúnculos na pele. Enfim, também consome-se a tanchagem em saladas, sopas e outros pratos.

Para que serve suas propriedades

Inúmeros estudos científicos evidenciam, que a planta é boa para quase tudo. Trata as inflamações das varicoses e previne a formação de varizes. Atua no combate da queda de cabelo por ser rica em vitamina K. Outrossim, ocupa um papel importante no controle do colesterol, visto que ajuda a baixar as taxas. Sendo um anti-inflamatório, o chá da planta é um excelente remédio para tratar inflamações musculares, lombares, articulares. Bem como, alivia as dores das pernas, dores de cabeça e ajuda a respirar melhor. Para quem precisa desintoxicar o organismo e melhorar a saúde e o desempenho dos órgãos, saiba que a tanchagem é a planta perfeita.

Isso porque, sendo rica em antioxidantes, ela combate os radicas livres e cuida da saúde interna do organismo. Logo, melhora a capacidade de funcionamento de todos os órgãos. Em relação ao efeito colateral, segundo biólogos a planta não apresenta nenhum mal a saúde. Segundo eles, há possíveis efeitos colaterais da tanchagem, que incluem sonolência, cólica e desidratação. Contraindicado para grávidas, lactantes e pessoas com problemas cardiovasculares. Todavia, não devemos consumir nenhuma planta medicinal em excesso ou sem consultar o médico de família. Se você tem boa saúde ok, mas para quem já tem algum problema de saúde, é importante conversar com seu médico antes de iniciar um tratamento medicinal natural.

Como fazer o chá de tanchagem

Se você tiver a planta fresca, com uma folha verde, você faz um litro de chá. Portanto, leve a água para ferver, quando estiver fervendo adicione 1 folha da planta e deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, tampe para abafar e deixe repousar, posteriormente, coe e pode consumir 2 xícaras ao dia. Todavia, se você usar folhas desidratadas, 1 colher (sopa) desidratada é suficiente para 600 ml de água. A folha verde tem concentração das suas propriedades medicinais, mas as desidratadas o poder é menor, por isso, se for fresca 1 litro de água para cada folha fresca. Entretanto, se usar desidratada, 1 colher (sopa) para cada 600 ml de água.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.