Camu-camu: a fruta que mais tem vitamina C no mundo, combate o câncer

camu-camu
Compartilhe esse post:

O camu-camu é conhecido como fruto mais rico em vitamina C, que varia de 800 a 6.100 mg/100 g de polpa, e sua estabilidade é muito boa. Rico em polifenóis e antioxidantes, a fruta deixou para trás a acerola, o kiwi, o limão. A saber, o camu-camu tem 20 x mais vitamina c que a acerola e 100 x mais do que o limão! Outrossim, faz parte da família das jabuticabas, acerola e açaí! Infelizmente, com todo esse potencial, o fruto é consumido apenas ali na Amazonia, pelos povos que habitam em torno a bacia. Tanto a fruta natural como o suco, são levemente adocicados e agradáveis ao paladar. Enquanto o Brasil despreza essa riqueza, a polpa é produzida e exportada para os interessados.

Leia também >> 10 frutas ricas em vitaminas C

Leia também >> Suco de limão com açafrão aumenta a imunidade e melhora a saúde

A saber, o Amazonas produz aproximadamente 46 toneladas de camu-camu ao ano, mas é tudo exportado para o Japão, EUA e Europa. Nesses países, a fruta chega na forma congelada em tambores, passa pela indústria e se transforma em integradores alimentares e outros alimentos industrializado. Os japoneses por exemplo, são o povo que mais consome a fruta camu-camu. Bem como, é a nação que demonstra maior interesse em importar a fruta do Brasil. Isso porque, estudos variados demonstram o poder que a fruta tem. Imagine que um corpo humano precisa de 6.000 mg ao dia de vitamina C e que o camu-camu tem 90.000 mg!

Vitamina C

História do Camu-camu

A fruta Camu-camu se encontra por quase toda a bacia do Amazonia. No Brasil, infelizmente poucas pessoas conhecem o fruto. Bem como, o pequeno comércio ocorre entre os morados ribeirnhos. Entretanto, a produção é toda exportada. A saber, praticamente, 99% da produção va exportada em tambores para o Japão, EUA e Europa.

No Japão, por exemplo, a poupa congelada tem inúmeros usos. Outrossim, utilizada na confecção de vinagre, bebidas gaseificadas vendidas em latinhas de alumínio, balas, doces, geleias. Bem como, utilizada na fabricação de sorvetes, comprimidos integradores de vitamina C e outros. Entretanto, no Brasil, que é um grande produtor de camu-camu, apenas um laboratório de Manaus usa a fruta para fazer xarope para tosse e a Industria Semprebella produz (não sabemos se ainda produz) xampu modelador, desembaraçador e condicionador.

Na Europa, o camu-camu é utilizada na fabricação de suplementos desintoxicantes que são utilizados em dietas para emagrecer e para viver mais saudável. Além da vitamina C, a fruta tem boa concentração de antioxidantes, sendo um deles o poderoso antocianina, que atua de forma importante no organismo. Também, utilizada na fabricação de cremes cosméticos, isso por conta da concentração de vitamina C, pasta de dentes, xampus e cremes para cabelos em geral. No âmbito nutricional, as capsulas de camu-camu, ricas em vitamina C ajudam a combater a obesidade.

A planta do camuzeiro

O arbusto que produz camu-camu, domina toda a bacia da Amazonia, em alguns lugares os arbustos tomaram conta da beira do rio. Na época das cheias, a fruta gera trabalho para os pecadores locais. Isso porque, conhecendo bem o Rio, saem com seus barcos para colher camu-camu e vender nas indústrias que produzem a polpa para exportação. Geralmente a planta de camu-camu, se está em solo fértil produz 2 vezes no ano, mas se o solo onde está enraizada não tiver bons nutrientes, ela terá somente uma produção anual. Bem como, se a planta estiver em um solo seco, com pouca água, provavelmente produzira somente a cada 3 anos. Isso porque, ela armazena os nutrientes para produzir os frutos, no caso, se o solo é pobre, a planta vai precisar de mais tempo para dar frutos.

Camu-camu na dieta detox

Segundo a nutricionista e pesquisadora Dra. Dionísia Nagahama, o camu-camu, passou a ser objeto de estudos já nos anos 60. Todavia, em meados dos anos 90 que descobriram suas propriedades e justamente por conta do grande teor de ácido ascórbico os estudos se solidificaram.

A saber, a fruta possui antioxidantes de primeira ordem. A lista de benefícios é extensa: além de contribuir para a redução dos lipídios no organismo, o camu-camu não permite que placas de gordura se depositem nos vasos sanguíneos. Outrossim, é um agente eficaz no combate a inflamações, alergias, micróbios e vírus”, enumera. De acordo com a Dra. Nagahama, os benefícios extraordinários do consumo da fruta, não param por ai. Bem como, ela ainda ajuda a diminuir os riscos de doenças crônicas como as cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.

O camu-camu também tem baixa concentração calórica, o que o torna uma excelente opção para pessoas que precisam emagrecer, acrescenta a pesquisadora. Ele contribui no teor de fibra alimentar, promovendo a sensação de saciedade. Ao mesmo tempo, aumenta o volume do bolo fecal no intestino e melhora os movimentos peristálticos, o que é excelente para quem sofre de constipação. Enfim, é a fruta com maior teor de vitamina C do mundo. Tem alto poder antioxidante e ajuda na digestão de alimentos com muito ferro. Uma pessoa que acabou de comer uma feijoada e tem problemas de azia, ao comer o camu-camu, sente-se aliviada. Portanto, é perfeito para substituir a famosa laranja depois do prato.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.