Leia também >> Chá de maçã e alho; aprendi com uma farmacêutica, limpa tudo
Leia também >> Covid-19; chá de romã para combater os sintomas e levantar a imunidade
A saber, possui nutrientes essenciais ao organismo, como o cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre, vitamina A, vitamina C, ácido fólico, entre outros. Essa semente pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, regular a pressão arterial, reduzir os índices do colesterol ruim – LDL, prevenir doenças, como a diabetes, câncer e osteoporose. Bem como, atuar beneficiando o sistema nervoso central, melhorando a concentração, diminuindo a ansiedade e a fadiga, e estimulando a atividade cerebral. Além disso, a noz-moscada é um potente antioxidante, combate os radicais livres que são nocivos à saúde das células, além de eliminar as toxinas do organismo e promover a perda do peso.
Chá de noz-moscada
Dentre todos os benefícios que podemos extrair das sementes da planta, abaixo destacamos cinco desses benefícios, os quais, merecem destaque pela sua eficácia.
- Alivia cólicas e outros problemas digestivos
- Ajuda a tratar a asma e outros problemas respiratórios
- É afrodisíaco, ajudando a despertar a libido
- Ajuda no tratamento de inflamações
- Combate a insônia, a ansiedade e a compulsão alimentar
Em relação as cólicas, a noz moscada possuí propriedades que melhoram o fluxo intestinal. Com isso, ajuda na digestão, ajuda no bom funcionamento do intestino e previne as cólicas, a formação de gás e outros. Durante as crises de diarreia por exemplo, uma xícara do chá ajuda a limpar mais rapidamente o intestino, tratando esse distúrbio de irritação do intestino. Sendo rica em antioxidantes, ela combate os radicas libres, expulsando do corpo todas as toxinas e, portanto, melhorando digestão e bom funcionamento do intestino.
Indicada no tratamento de doenças respiratórias. Isso porque, possuí propriedades anti-inflamatórias. A saber, a noz-moscada pode ajudar a tratar problemas respiratórios, tais como a asma, tosse, resfriado e congestão. Suas propriedades anti-inflamatórias atuam na desinflamação dos seios da face por exemplo, melhorando a respiração. Bem como, na desinflamação dos brônquios, permitindo assim, a passagem do oxigênio até os pulmões. No âmbito sexual, a noz moscada pode contribuir muito aumentando a libido. Isso porque, possuí propriedades que despertam a libido feminina ou masculina.
Benefícios adicionais da noz-moscada
A saber, contribui de forma positiva diminuindo a dor de dente. Isso porque, o fruto possui uma substância chamada eugenol. Segundo especialistas, essa substância é utilizada no mercado dentário para tratar a dor de dente. Isso porque, suas propriedades, promove o relaxamento da musculatura e estimulam a circulação sanguínea, atuando também como um anti-inflamatório potente e sanado a dor provocada pelo dente.
Por fim, a noz-moscada tem efeito calmante e pode ajudar a induzir o sono, melhorando os quadros de insônia. Devido as suas propriedades calmantes e relaxantes, seu chá é muito indicado no controle da ansiedade e compulsão alimentar. Pessoas que tomam com frequência o chá, conseguem perder peso justamente por conta desses dois fatores e pelas propriedades ansiolíticas que encontramos na semente. O chá limpa o organismo eliminado as toxinas. Acalma e relaxa o corpo, controlando o furacão da ansiedade, como decorrência, o organismo consegue focar com mais facilidade na dieta. O resultado são vários quilos a menos na balança.
Como fazer o chá?
Assim como a maioria dos chás, o de noz-moscada é fácil de preparar e fica pronto em alguns minutos. Caso você queira incrementar – dar uma adoçada, por exemplo – a nossa sugestão é recorrer ao mel e fugir ao máximo do açúcar. Assim, você torna o chá ainda mais saudável e terapêutico.
Ingredientes
- 500 ml de água
- 1 colher de chá cheia de noz-moscada ralada
- Mel a gosto
Para preparar o chá, você deve começar ralando a noz-moscada (para não perder os nutrientes do alimento, o ideal é que isso seja feito na hora do preparo). Em seguida, ferva a água, desligue o fogo, jogue a noz-moscada ralada e deixe em infusão por 5 minutos. Depois é só coar a bebida, acrescentar o mel (opcional) e prontinho! Todavia, apesar de ser benéfica, vale lembrar que o uso excessivo pode ser perigoso, pois o efeito calmante pode levar a quadros alucinógenos e narcóticos em algumas pessoas, além de causar palpitações, náuseas e vômitos, episódios de convulsão, sudorese e coma.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.