1 única folha dessa plantinha pode mudar a sua vida para melhor

benefícios manjericão
Compartilhe esse post:

A saber, a planta de manjericão, é uma benção que a natureza nos deixou. Utilizada para dar sabor, perfume e deixar os pratos sofisticados, ela esconde benefícios medicinais extraordinários. Também utilizada para fins religiosos, drinques, sucos, o manjericão, é muito utilizado na medicina alternativa desde a antiguidade e na Europa por exemplo, ele é um ingrediente obrigatório em vários pratos, principalmente aqueles de Genova! Quem é que nunca ouvi falar do famoso molho genovesa? (Pesto alla Genovesa). Feito com manjericão, alho, azeite e miolo de pinhão, que delícia!

Leia também >> Benefícios da erva doce; ajuda na digestão e na perda de peso

Leia também >> Chá de ervas extermina nódulos, cistos, colesterol, lúpus e alergias

Em alguns lugares do mundo, a planta é chamada de “Santo Basílico”. A saber, esse nome curioso deriva do fato que suas propriedades medicinais, como já citado, são realmente incríveis. O manjericão, não é como o manjericão no molho marinara da sua mãe ou a erva tailandesa que você usa para dar sabor a uma tigela fumegante de pho. Esta planta de folhas verdes, é nativa do sudeste da Ásia. Contudo, ele tem uma história na medicina indiana como tratamento para muitas condições, de doenças oculares a micose. Das folhas às sementes, o manjericão é considerado um tônico para o corpo, a mente e o espírito.

manjericão

Benefícios terapêuticos do manjericão ou basílico

A saber, da planta se usa praticamente tudo e cada parte tem um benefício para a saúde. Continuo lendo e descobrindo o poder milenário dessa erva, que no passado chamava-se “Rainha das Ervas”.  Segundo estudos, todas as partes da planta de manjericão sagrado agem como um adaptógeno. Um adaptógeno, é uma substância natural que ajuda seu corpo a se adaptar ao estresse e promove o equilíbrio mental. Por isso, recomenda-se as folhas para aliviar o estresse e a ansiedade, basta uma consumir uma folha ao dia, para então, garantir todo benefício.

Ademais, para pessoas que não apreciam o sabor da planta em saladas, sucos ou molhos, recomenda-se recorrer a farmácia de manipulação. Isso porque, existem no mercado cápsulas de manjericão manipuladas para o consumo diário, a fim de obter uma vida equilibrada e saudável. Sem estresse, sem ansiedade, uma vida relaxada e em paz consigo mesmo. Outrossim, as propriedades calmantes do manjericão são excepcionais no tratamento e prevenção de síndrome do pânico, estresse, ansiedade e depressão. Além dos benefícios calmantes, também utiliza-se para tratar problemas respiratórios, fortalecer a imunidade, melhorar o funcionamento do intestino.

Curiosidades e benefícios adicionais do manjericão

A saber, antigamente a água de manjericão era usada como perfume (algumas variedades são mais odoríferas que outras) e, até os dias de hoje, a planta é usada em banhos de cheiro, para relaxar e curar o corpo e a alma. Dizem que “uma folhinha de manjericão, ao dia, na comida, te livra da visita do médico”. Isso porque, como citamos acima, ele tendo propriedades medicinais extraordinárias, atuas em diferentes partes do organismo. Na cultura mística, usa-se o manjericão em rituais espirituais pois se diz que seu aroma “abre a porta do espírito e nos conecta com o alto”.

Outrossim, muito usado em todas as giras da umbanda brasileira, onde sempre se tem um ramo de manjericão para benzimentos e descargas. Simbolicamente, a planta é uma apaziguadora do espírito, atuando na dissolução de energias pesadas, nas raivas, nos descontroles emocionais e na “abertura do véu”. São apenas curiosidades, não podemos saber se tudo isso realmente funciona ou se é verdade. Entretanto, no que tange a medicina alternativa, a planta realmente tem seu poder, digna do do reconhecimento popular, rainha das ervas.

Propriedades da planta

O manjericão é rico em vitaminas, minerais, flavonoides e antioxidantes, útil para proteger o corpo do envelhecimento e para combater os efeitos dos radicais livres. É uma erva com vigorosas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, analgésica, antitérmica, antisséptica, digestiva, emenagoga, expectorante e sedativa. Além disso, manjericão promove a digestão e o correto funcionamento do estômago. O conselho privilegiar o seu consumo cru, como complemento de saladas e molhos, como tempero que você joga ao final dos pratos, por cima, para que não perca seu valor nutricional e curativo. Também é considerado um tônico para o sistema nervoso e para a mente, em particular em caso de estresse, fadiga e cansaço.

Na planta do manjericão encontramos as vitaminas A, B, C, E e K . Bem como, é rica em fibras. Outrossim, rica em flavonoides, taninos, polifenóis e antioxidantes. Ademais, dos minerais encontramos, zinco, ferro, manganês, potássio, magnésio, cálcio. Por causa dessas propriedades, destacamos as seguintes ações:

  • Por conter a substância eugenol, atua como anti-inflamatório;
  • Tem ação sedativa e analgésica, acalmando e diminuindo quadros de dor;
  • Combate o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante;
  • Evita infecções, por ter propriedades antisséptica e antibacterianas;
  • Diminui febre, por ser antitérmica;
  • Contribui para uma boa digestão e para a saúde do estômago, é excelente digestiva;
  • É emenagogo, útil em casos de amenorreia e cólicas menstruais;
  • Age como expectorante, limpando as vias respiratórias congestionadas;
  • Devido aos seus nutrientes, serve como tônico para o sistema nervoso e para a mente, aliviando estresse, fadiga e cansaço, fortalece a imunidade do corpo e melhorando memória;
  • Tem ação diurética, que contribui para o bom funcionamento dos rins e das vias urinárias;
  • Melhora a saúde da boca devido às suas propriedades desinfetantes e higienizantes.
  • Por conta da boa quantidade de ferro, contribui para a formação dos glóbulos vermelhos no sangue.

Indicações de uso do manjericão na medicina popular

Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo. Em problemas cardíacos e venosos também tem boa aplicação tanto como na forma de chá como compressa (nas varizes se coloca um macerado de folhas de manjericão). Da planta você pode fazer chá, tintura, álcool de manjericão para varizes, usar nas saladas, sucos, molhos e muitos mais. E ainda pode recorrer as capsulas manipuladas na farmácia de produtos naturais. Bem como, comprar o óleo essencial para massagens.

Como fazer o chá

  • 1/2 litro de água filtrada
  • 1 colher (chá) de folhas frescas de manjericão
  • adoçar com açúcar orgânico ou demerara, à gosto (opcional)

Preparo, primeiramente, ferva a água. Em seguida, coloque sobre a água as folhas de manjericão picadas e abafe por 10 minutos. Posteriormente, coe, adoce e tome. Recomenda-se, 3 xícaras (chá) ao dia: ao acordar, de tarde e antes de dormir. Tomar o chá até a melhora dos sintomas.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.