Cebola roxa: suas propriedades medicinais, são poderosas

cebola roxa
Compartilhe esse post:

Com sol ou chuva, leve com você uma salada fresca de verão feita com feijão, aipo, tomate e não esqueça a cebola roxa. Sem medo! Em comparação com outras cebolas, ela é muito mais fácil de digerir e deixa uma impressão menos forte no hálito. A saber, a cebola é um vegetal formado por um bulbo comestível, de cor avermelhada, e por um longo caule verde que emerge do solo. Uma das variedades mais conhecidas, é a cebola roxa de Tropea, mas existem muitas outras igualmente boas e cheias de benefícios. Dentro os antibióticos naturais, a cebola é famosa, pois ajuda a tratar, prevenir e combater doenças respiratórias. Por isso, tem um ditado em Tropea, Italia, que diz: pode comer sem medo de ser feliz, porque realmente, ela tem muitos benefícios para a saúde.

Leia também >> Sopa de alho e cebola, impossível comer apenas um prato

Leia também >> Chips de cebola e batata, sem fritura, sem glúten e saudável

Em particular, o vegetal possui baixa caloria e podemos consumir com segurança, mesmo por quem está de dieta. A sasber, uma pequena porção de 100 gramas, tem apenas 20 calorias aproximadamente. Portanto, podemos usar e abusar da cebola em vários pratos. Em saladas no verão, em sopas e velutatas no inverno, molhos de carne. Ela não apena confere sabor aos alimentos, mas também tempera e isso permite que você deixe de lado aqueles temperos tipo sazon, caldo Knoor e outros. Por fim, quanto aos seus valores nutricionais, notamos que é rica em vitaminas C, K, J e grupo B e em sais minerais como potássio, ferro, magnésio e fósforo. Enfim, a cebola também seu papel medicinal na saúde do homem antigo, pois dela se fazia xaropes, elixir e outros.

As propriedades da cebola roxa

Uma das principais características desse vegetal, é a presença de diversos antioxidantes, úteis no combate aos radicais livres e na prevenção do envelhecimento celular. Por exemplo, a quercetina, de acordo com alguns estudos, tem uma forte propriedade antitumoral: bloqueia o crescimento das células cancerosas e estimula a sua morte espontânea. Essa mesma substância antioxidante desempenha importante função para o coração, pois reduz a pressão e previne doenças cardíacas e renais. Além disso, a cebola roxa ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim e glicose no sangue – de fundamental importância para quem tem diabetes.

cebola crua

A quantidade de fibras, por outro lado, favorece a digestão e aumenta a sensação de saciedade, além de garantir o trânsito intestinal regular e eficaz. São também conhecidas as propriedades desintoxicantes e diuréticas deste vegetal: ajuda a expulsar metais, resíduos e toxinas. Bem como, estimula a diurese e reduz a retenção de água. Por fim, possui ação antibacteriana e antiviral, auxiliando o sistema imunológico no combate a doenças.

Contraindicações de cebola roxa

Este alimento não é contraindicado, exceto em casos de hipersensibilidade ou reações alérgicas a um de seus princípios ativos. Entretanto, é melhor não exagerar, pois pode causar efeitos colaterais como náuseas, azia e formação de gases intestinais. Como todo alimento, ela deve ser consumida dentro dos parametros normais. Se eu exagerar, terei problemas, isso vale para qualquer chá medicinal, qualquer alimento, terapia alternativa, e também para aumento do peso, tudo que eu exagero, me traz problemas.

3 benefícios para a saúde

1. Amiga do coração

A cebola roxa contém uma mistura formidável de substâncias de enxofre e polifenóis que nos protegem de ataques cardíacos e derrames. Em 2008, o Instituto Mario Negri de Milão realizou um estudo sobre os benefícios da cebola roxa em 760 pessoas após um ataque cardíaco e 682 indivíduos saudáveis. A saber, os resultados, publicados no European Journal of Nutrition, mostram que comer uma cebola por semana reduz o risco de ataque cardíaco em até 20%. Portanto, sim, ela é amiga do coração e consumi-la com frequência vai prevenir doenças vasculares e inclusive um ataque cardíaco.

2. Proteção contra alergias

A cebola roxa é um poderoso anti-histamínico natural graças à quercetina, um flavonoide que impede a liberação de histamina. Outrossim, combate as reações alérgicas ao pólen e fortalece o sistema imunológico. Portanto, se você sofre de alergias e é dependente de anti-histamínico, comece hoje mesmo a comer cebola, pois é muito saudável consumir o alimento natural, do que tomar esses remédios sintéticos.

3. Inimigo dos tumores

De acordo com o Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer, os compostos de enxofre encontrados na cebola desempenham um papel importante na prevenção do câncer de estômago e cólon. Outrossim, foi a Universidade de Guelph, no Canadá, que apontou que a cebola roxa é a mais rica do mundo em quercetina e antocianinas. Isso porque, as substâncias criam um ambiente desfavorável para as células cancerosas a ponto de inibir seu crescimento e levá-las mais rapidamente até a morte. Ou seja, se a célula do câncer não consegue se reproduzir dentro do organismo, é impossível o tumor crescer.

Melhor crua ou cozida?

Cebola crua é melhor porque oferece seu potencial máximo para a saúde e o paladar. Isso porque, mantém os compostos fenólicos e de enxofre intactos que retardam o envelhecimento celular. Mastigando a cebola por muito tempo, os sulfóxidos entram em contato com a enzima alinase que, sem cortar, ficaria presa na célula, mas que ao ser liberada aumenta a biodisponibilidade desses compostos. Até a cebola cozida faz bem à saúde, pois contém inulina, fibra probiótica (também presente na chicória) que estimula a atividade das bifidobactérias intestinais, aliadas essenciais para a digestão.

Rica em nutrientes que proporcionam grandes benefícios ao nosso organismo. Bem como, a cebola roxa é uma referência na dieta mediterrânea na Itália e deveria ser referência em todo o mundo, pois seus benefícios são incríveis e fazem muito bem a saúde. Para quem sofre de fígado gordo por exemplo, basta tomar o chá de cebola por um período para drenar a gordura e as toxinas encontradas no fígado. Outrossim, para quem sofre de asma, o chá limpa as vias respiratórias e em pouco tempo, limpa os pulmões de todo catarro. Quem coloca cebola no pé dentro da meia, garante a eliminação de todas as toxinas, recomendo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.