Leia também >> 10 sintomas de câncer que as mulheres desconhecem
Leia também >> Mulher toma suco de batata para tratar artrite e emagrece 20kg
A saber, utiliza-se o chá de suas cascas pelas mulheres em banhos de assento após o parto. Assim como, para doenças dos sistemas urinário e respiratório, na hemoptise e na hemorragia uterina. Experimentos demonstraram sua ação cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana para fungos e bactérias. Bem como, comprovou-se sua eficiência no tratamento de feridas de pele e mucosas, incluindo cérvices, hemorroidas inflamadas e gengivites. Outrossim, utiliza-se as cascas e folhas secas da aroeira contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarreias, blenorragia, tosse e bronquite, gripes e inflamações em geral. Sua resina, serve para o tratamento de reumatismo e ínguas, além de servir como purgativo e combater doenças respiratórias. Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites e doenças das vias urinárias.
Aroeira
Seu óleo, por exemplo, usado externamente como cicatrizante e para dor-de-dente. A saber, a resina amarelo-clara (que endurece ao ar tornando-se azulada e depois pardacenta), é medicamento de largo uso entre os sertanejos. Em outros tempos, utilizava-se a aroeira pelos jesuítas que, com sua resina, preparavam o ” Bálsamo das Missões “, famoso no Brasil e no exterior. Ademais, utiliza-se a planta inteira externamente como antisséptico no caso de fraturas e feridas expostas. Outrossim, seu óleo essencial é o principal responsável por várias atividades desta planta, especialmente à ação antimicrobiana contra vários tipos de bactérias. Encontra-se a planta em todo o nordeste do Brasil, e, popularmente, as cascas da árvore, são comercializadas em grande escala para fazer chá medicinal.
Milhares de pessoas, não apenas no Brasil, mas também no exterior, recorrem a tratamentos naturais a base de aroeira. Dos frutos e folhas, se faz sabonete e sabão utilizado como antisséptico, cicatrizante e para aliviar coceiras. Feito de modo artesanal, o sabão de aroeira é muito eficaz e ajuda no tratamento de vários problemas de pele. Aqui em casa, eu tenho sempre, e sempre que encontro compro e guardo em casa para o uso doméstico. Para irritações, coceiras, mau-cheiro na vagina, é o melhor remédio que existe. Ainda desinfeta feridas, alivia coceiras da pele, trata alergias. Enfim, essa árvore do sertão do brasileiro deveria ser chamada de milagrosa, porque seus benefícios são incríveis.
Chá medicinal de aroeira
A saber, prepara-se o chá deve por decocção, ou seja, por fervura durante 5 minutos, na proporção de 7g da entrecasca para 100 ml de água. Isto é, aproximadamente uma xícara de água para um pedaço comum da entrecasca, que deve ser cortada ou triturada. As cascas você encontra em lojas de produtos naturais ou nessas bancas que vendem raízes, folhas e cascas medicinais. Ainda tem disponível no mercado livre, shoppee e outros sites. Para o banho de acento você deve seguir a receita abaixo.
Também, utiliza-se o banho de aroeira para problemas de pele ou doenças reumáticas, por exemplo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas. Para prepará-lo, você vai precisar de 20 g de cascas de aroeira; 1 litro de água. Primeiramente, colocar os ingredientes em uma panela para ferver durante cerca de 5 minutos. Depois coar, esperar amornar e tomar o banho, jogando a sua água sobre a pele na região afetada massageando suavemente. Deve-se evitar o contato da água do banho de aroeira na região dos olhos. Esse mesmo banho de acento, serve para as partes genitais da mulher que precisam de cuidados e tratamentos contra infecções, mau-cheiro e coceira.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.