Alface selvagem: temos no quintal de casa, mas não conhecemos seus benefícios


As vezes nos perguntamos por que os povos asiáticos são tão saudáveis. Eles possuem uma saúde de ferro, raramente sofrem de obesidade. São adeptos da medicina alternativa. Consomem chás diariamente depois das refeições e aquilo que a gente despreza e joga no lixo, para eles tem muito valor na mesa. Esse é o caso da alface selvagem! Temos no quintal, mas não conhecemos o poder dela.

Como sempre falamos aqui no nosso espaço, a natureza foi, é e sempre será o melhor laboratório do mundo. Outrossim, não há nada que possa contestar ou que venha a mudar esse quadro. Quanto mais a pós-modernidade avança, mais estudos científicos encontramos nessa área. Bem como, todos os dias, biólogos, naturopatas e demais especialistas descobrem os benefícios ocultos das plantas.

Os melhores remédios são obtidos através da seiva das plantas, ou seja, naturais. Entretanto, aqueles químicos, encontramos na farmácia, alguns deles, também levam propriedades naturais. Todavia, depois de processadas, não apresentam nenhum valor ou benefícios a saúde humana.

Isso porque, precisamos consumir a planta e utiliza-la no seu estado natural. Assim garantem médicos da medicina natural. O processo de extração e utilização da seiva, é feito para uso em antibióticos, anti-inflamatórios, calmantes.

Entretanto, na verdade como citamos, as substâncias utilizadas passam por um longo processo. Todavia, ao término desse processo o que fica é mínimo. Por isso, se você é amante da medicina natural, recomendamos que você desfrute diretamente dos benefícios da planta. Tudo o que é manipulado em laboratório, sobre alteração. Lembre-se disso!

Essa mesma planta demonstrou grandes benefícios no tratamento e controle da ansiedade. Inclusive ela pode ser uma grande aliada da perda de peso. Isso porque, seu chá controla o furacão da ansiedade! Outrossim, nos ajuda a manter o foco na dieta.

alface silvestre

Alface Selvagem ou morfina natural

A alface-selvagem (Lactuca virosa) é uma planta medicinal também conhecida como alface-silvestre. A alface-selvagem é uma espécie silvestre antecessora de algumas das várias espécies de alfaces cultivadas atualmente.


Bem como, acredita-se que essa espécie de alface consiga inibir os impulsos causadores da sensação da dor, agindo diretamente na espinha dorsal em função de suas propriedades sedativas. E essa por essa razão que ela é comumente comparada a morfina, por causa dos efeitos analgésicos e sedativos.

A alface-selvagem possui um látex branco lácteo que se assemelha ao ópio (e que inclusive já foi utilizado como agente adulterador dele). Esse mesmo látex pode ser aplicado para acalmar coceiras proveniente de sumagre-venenoso.

Contraindicações e efeitos colaterais da alface-selvagem

O látex da planta pode causar irritação se entrar em contato com os olhos. A alface-silvestre contém substâncias conhecidas como lactonas sesquiterpênicas.

Outrossim, elas podem causar reações alérgicas. Essas se manifestar de diferentes formas: erupções cutâneas passageiras, urticária e até mesmo anafilaxia. Uma resposta do sistema imunológico grave que pode ser fatal.

Benefícios do Alface Selvagem

O chá feito da planta, ou a infusão podem tratar, curar e prevenir varias doenças, bem como, na planta encontramos as seguintes substâncias.

  • Sedativo, possui efeito sedativo que ajuda a relaxar musculos e acalmar o sistema nervoso.
  • Inquietação, por ter efeito sedativo, ajuda no controle das crises nervosas, ansiedade e outros.
  • Insônia, ajuda a dormir melhor por conta do efeito sedativo e calmante.
  • Indigestão causada por estresse – atua na prevenção, sempre porque tem um efeito sedativo muito forte.
  • Problemas respiratórios – em poucas palavras é útil para qualquer coisa que tenha a ver com a alteração do nosso comportamento a nível emocional.

Outros Benefícios

Espasmos e cãibras

Adicionando esse vegetal à sua dieta diária, você pode limitar esses problemas citados acima e evitar espasmos e cãibras. Tudo isso graças ao alto teor de vitaminas encontrado na planta.

alface brava

Diminuir a dor

Muitos dizem que a alface selvagem, pode diminuir a dor em pouco tempo. Ela funciona como um entorpecedor, como a morfina. Outrossim, estudos demonstraram que ela não causa dependência a curto prazo, mas pode causar se você utilizar continuamente.


Aconselhamos que você experimente tomar o chá diariamente da planta e observar os resultados. Antes de consumi-lo consulte seu médico e siga à risca seus conselhos.

Muitas vezes, aquilo que é bom para mim, pode não ser bom para você. Por essa razão, é importante consultar seu médico e saber se você pode ou não consumir o chá de alface selvagem.

Lembrando, que quando as crianças são recém nascidas, é comum fazermos chá de alface com o talo branco da alface comum. Isso porque, o alface em geral tem muitas propriedades calmantes.

O efeito sedativo da planta é muito eficiente, basta uma pequena mamadeira e seu bebê fica calmo e tranquilo. O chá funciona mesmo, a mesma coisa se aplica a a alface selvagem. Embora seja de uma qualidade diferente, ela tem todos os benefícios da alface comum.

A receita

Para preparar a infusão de alface selvagem, vamos precisar dos seguintes ingredientes.

  • 1 copo de água
  • 3 folhas de alface selvagem
  • 4 folhas de hortelã fresca
  • 1 colher de sopa de mel

Preparo

Muito fácil. Primeiramente, vamos lavar bem as folhas de alface e da hortelã fresca. É importante desinfetá-los bem.

Enquanto isso preparamos a água quente. Em eguida, a primeira coisa que vamos colocar são as 3 folhas de alface, deixando ferver. O cozimento da alface deve durar cerca de 15 minutos. Depois de pronto, removemos essas folhas.

Posteriormente, com a mesma água, adicione as folhas de hortelã. Deixe ferver alguns minutos, desligue o foco e deixe descansar por mais 5 minutos. Por fim, podemos filtrar o conteúdo e consumir. Se preferir, adicione a colher de mel e mexa bem.

A saber, a infusão deve ser tomada todos os dias uma hora antes de ir para a cama. Bem como, devemos degustar o cha e tomar um gole de cada vez.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!