Ultimamente você anda sentindo fome constantemente? Também sente cansaço excessivo, boca seca e outros? Pois, esses sao apenas alguns dos sinais de que o nível de açúcar no sangue esta elevado. Antes de mais nada, é um erro pensar que somente os diabéticos sofrem de excesso de açúcar no sangue. Qualquer pessoa que não apresentem uma alimentação saudável e controlada, pode apresentar excesso de açúcar no sangue.
Leia também >> Conheça 6 plantas que regular de forma natural o açúcar no sangue
Leia também >> Médico Filipino descobre como controlar as taxas de açúcar no sangue
Infelizmente, muitas pessoas enfrentam vários problemas de saúde em função do excesso de açúcar e nem sequer sabem porque. A saber, o excesso de açucar na corrente sanguinea, é um grande sinal de alerta de que o organismo esta funcionando mal. Todavia, esse excesso é causado pela péssima alimentação dos dias atuais. Bombons, alimentos processados, refrigerantes, doces e guloseimas, biscoitos recheados, etc etc. Todavia é importante deixar bem claro, que dependendo da alimentação que se tem, pode ocorrer o acúmulo de açúcar no sangue.
A saber, o maior problema é quando os níveis de açúcar sobem e permanecem altos por algum tempo. As consequência podem ser graves e comprometer a saúde. Veja abaixo alguns fatores que favorecem o acúmulo de açúcar, sintomas, consequências para a saúde e como prevenir esse problema.
Veja o que mais pode causar a elevação do açúcar no sangue:
- Uso de medicamentos químicos
- Alguns problemas de saúde
- Estresse
- Falta de exercícios físicos
Ter um nível de açúcar elevado no sangue, não significa necessariamente que você tem diabetes, Portanto, este é apenas um sintoma dela.
Outros sintomas que indicam a elevação do açúcar no sangue são:
- Boca seca
- Aumento da sede
- Vontade de fazer xixi frequentemente
- fome constante
- cansaço extremo
- pele seca
- ganho de peso e excesso de gordura abdominal
- dificuldade de concentração
- Visão embaçada
- infecções recorrentes
- problemas de estômago
- problemas de nervos
- cicatrização lenta de feridas e cortes
- Impotência sexual
Contudo, para diminuir os sintomas de alto teor de açúcar no sangue, a recomendação é aumentar o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico. Portanto, se você não for diabético, adotando essa pratica alimentar, pode resolver o problema. Os alimentos com baixo IG são digeridos e absorvidos lentamente. Eles produzem um aumento gradual do açúcar no sangue. No entanto, os alimentos de baixo IG são muito benéficos para a saúde, pois reduzem os níveis de açúcar e a resistência à insulina.
As dietas de baixo IG também têm benefícios para o controle de peso, porque elas ajudam a controlar o apetite e atrasar a fome. Abaixo temos uma relação com alimentos de baixo IG, Consuma com frequência e sentirá a diferença em pouco tempo.
Alimentos de baixo IG
Maçã, banana, cereja, pera, melão, kiwi, limão, laranja, cenoura, iogurte natural, kefir, brócolis, quinoa, grão-de-bico, brotos, batata-doce, cebola, feijão-branco, lentilha, nozes, castanha-do-pará, farinhas funcionais (coco, banana verde, berinjela, maracujá, linhaça).
E a melancia?
Todavia, é um caso especial que merece uma explicação. A melancia tem um índice glicêmico elevado, mas apresenta uma carga glicêmica baixa. Portanto, a glicose proveniente da melancia é absorvida rapidamente, mas o total de glicose é baixo. Entretanto, isso significa que numa dose moderada, a melancia não aumenta a glicemia.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.