A saber, o aranto é uma planta medicinal que contém propriedades anti-inflamatórias, fitoterápicas, analgésicas e cicatrizantes. A planta é nativa da Ilha de Madagascar, faz parte do grupo de plantas suculentas e não deve ser desprezada. Isso porque, possui inúmeras propriedades terapêuticas medicinais que beneficiam a saúde humana. Indicada no tratamento de diferentes lesões, machucados e focos de inflamação no organismo. Assim como a babosa, da planta pode-se fazer o chá, o suco e outros. Bem como, indicada para tratar dor de garganta e outras inflamações, por exemplo. Além disso, essa planta tem alto potencial cicatrizante, o que ajuda acelerar o processo de cicatrização e também aliviar dores.
Leia também >> Dois ingredientes que funcionam como cavalo de troia contra o câncer
Leia também >> Gengibre a moda antiga, o melhor remédio natural na prevenção do câncer
Certamente, você conhece essa planta com outro nome, pois seu nome popular é mãe de mil, ou mãe de milhares. Seu cultivo é simples e fácil, pode-se inclusive cultivá-la dentro de casa. A saber, ela se desataca pelos inúmeros benefícios terapêuticos e medicinais, além dos que já foram citados, encontramos ainda na planta propriedades antioxidantes, anti-histamínicas, anticancerígenas e propriedades calmantes e sedativas. Resumindo, a planta realmente merece atenção, visto que pode melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa que a consome. Enfim, para fins terapêuticos, são utilizadas normalmente as folhas de aranto, de onde se extraem as substâncias ativas com propriedades medicinais.
Aranto no tratamento do câncer
Embora não exista comprovação cientificas, muitas pessoas utilizaram o suco e o chá durante o tratamento do câncer e venceram o câncer. Pessoas as quais estavam condenadas a alguns meses de vida, fazendo o tratamento quimioterápico, adotando uma dieta balanceada e tomando diariamente o suco, não apenas reduziram os sintomas desconfortáveis da quimioterapia, mas alcançaram a cura. Elas adotaram o consumo feito na forma de chá ou cápsulas, produzidos a partir do extrato seco das folhas da planta medicinal. Todavia, saiba que quando consumido em excesso, a ingestão de folhas de aranto pode causar intoxicação. Por isso, recomenda-se um consumo moderado.
Em Madagascar, por exemplo, especialmente no sul do país, as folhas de aranto são utilizadas para vários fins medicinais, tais como remédio tradicional contra trabalho de parto prematuro, infertilidade, reumatismo, inflamação, hipertensão, cólica renal, diarreia, feridas profundas, infecções, queimaduras, abscessos e no tratamento de doenças diversas, inclusive o câncer. Outro destaque que a planta merece, é que seu chá é um excelente remédio para a rinite alérgica, podendo inclusive trazer resultados imediatos. Isso graças as suas propriedades medicinais anti-histamínicas. Enfim, alguns estudos demonstraram que o chá de aranto aplicado diretamente no rosto, poderia reduzir as linhas de expressão.
Benefícios e contraindicações
Se pesquisarmos na Web vamos encontrar muito conteúdo acerca da planta. Bem como, muitos debates e pareceres médicos. A verdade, conforme foi citado, não existem estudos científicos que comprovem os benefícios da planta em tratamentos medicinais. Todavia, como as demais plantas, tornou-se objeto de estudo de laboratórios, mas ainda nada confirmado. O que se sabe, que quando a planta va consumida em excesso, ela pode provocar diarreia, vomito, sudorese. Portanto, é necessário se limitar a um copo do suco por dia ou uma xícara de chá. Bem como, se necessário, ouvir a opinião do médico. A seguir, você vai aprender como fazer o chá e o suco.
Como preparar o suco
Para fazer o suco de Aranto, você pode seguir os seguintes passos: separe um pedaço da folha da planta (do tamanho aproximado de 3 dedos). Em um liquidificador, coloque 200 ml de água e a planta do aranto, ou em um mixer, como preferir. Liquidifique ou triture tudo, se necessário, coe a mistura para consumir. Recomenda-se não acrescentar açúcar ou misturar outras plantas medicinais. Se desejar, pode passar o suco por uma peneira ou coador para que fique mais ralo e mais agradável para consumir. O suco é um remédio natural, portanto, pode não ser tão gostoso de tomar, mas vale a pena.
Chá de aranto
A forma mais tradicional de consumir o aranto, é através do seu chá. Porém, como mencionado, preciso ter cuidado para não confundir a planta e também administrar a dose correta (não ultrapassando 30g). Outrossim, cabe destacar que a quantidade de compostos benéficos e a intensidade das propriedades medicinais da planta pode variar conforme o clima e o solo onde ela cresce. Por fim, para fazer o chá, basta usar a folha da planta e misturar com água — levando ao fogo para ferver. Depois, é ideal coar e beber. Todavia, atenção, o chá va consumido morno ou frio, jamais quente.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.