Primeiramente, rale a barra do sabão ou do sabonete. Em seguida, coloque o sabão/sabonete ralado para derreter, ferver com um litro de água. Assim que o sabão estiver dissolvido, acrescente o restante da água, ou seja, quatro litros. Misture tudo. Posteriormente, acrescente a glicerina e misture. Por fim, retire do fogo e acrescente o leite de rosas. Mexa a fim de misturar tudo muito bem. Passe o conteúdo para recipientes com tampa. Enfim, está pronto o seu amaciante de roupas caseiro, que rende cinco litros!
Como utilizar seu amaciante
Recomenda-se usar uma xícara (chá) deste produto para amaciar cerca de 10 kg de roupa. A saber, este produto caseiro pode ser usado também na máquina de lavar roupas. Portanto, basta colocar no compartimento destinado aos amaciantes tradicionais.
Por que o leite de rosas
Certamente, parece estranho, já que o leite de rosas é um produto conhecido por ser desodorizante e adstringente. Entretanto, esse produto contém oxido de zinco, que ajuda a amaciar fibras. Além disso, leva sorbitol na fórmula – que é um componente extraído da hidrogenação da glicose de frutas. O sorbitol contribui para a penetração dos demais ingredientes nas fibras dos tecidos. Restaurando 100% a fibra do tecido e deixando-o macio a ponto de não precisar usar o ferro de passar. Na verdade, é como devolver a vida do tecido como se fosse novo, mas com a vantagem de estar lavado e macio.
Dicas para amaciar as roupas
Além de investir em um bom produto, como o amaciante de roupas caseiro com leite de rosas, siga algumas dicas para as peças ficarem ainda mais macias. Não exagere no amaciante. Ao contrário do que muita gente pode pensar, colocar muito produto não deixará as suas roupas mais macias. Por exemplo, se você exagerar na dose, o tecido passa a receber uma espécie de camada impermeável (devido ao excesso do produto). Dessa forma, não permitirá que o amaciante realmente penetre nas fibras e, assim, ficará enrijecido. Exagerar no molho. O recomendado é não passar dos 20 minutos.
Os tecidos não ficarão mais macios deixando, por exemplo, horas de molho no amaciante. Além disso, exagerar pode danificar as fibras das roupas e, ainda, deixar com mau cheiro. Se possível, lave as roupas com água morna. Em seguida, deixe de molho com o amaciante em água fria por uns 20 minutos. Esta mudança de temperatura ajuda a otimizar o efeito do produto para amaciar. Por fim, não misture amaciante com água quente. Isso porque a água quente pode alterar as propriedades dos ingredientes que servem para maciar roupas, diminuindo a eficácia.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.