7 alimentos termogênicos que atrasam o processo digestivo e emagrecem

alimentos termogenicos
Compartilhe esse post:

Simples, porque eles possuem uma temperatura diferente daquela que temos dentro do estomago. Em poucas palavras, é esse o mistério. Para você entender de forma bem simples. Tome um copo de água gelada em jejum. O que vai acontecer é extraordinário. A água gelada tem uma temperatura inferior a 10 graus, dentro do organismo, principalmente no estomago. A temperatura gira em torno a 35 graus. Portanto, quando a água gelada entrar no estomago, ele é obrigado a trabalhar além da sua capacidade. Isso porque, para a temperatura seja equilibrada.

A termogênese é isso, consumir alimentos que desequilibrem a temperatura do estomago. Todavia, quando entra algo com temperatura diferente nesse ambiente, ele é obrigado a acelerar suas funções e estabilizar essa temperatura. Esse processo todo é que faz emagrecer e queimar gordura. Bem como, é um processo que atrasa a digestão, porque primeiro precisa regular a temperatura, consecutivamente, o estomago está bem acelerado e quando inicia a digestão ele começa a metabolizar lentamente. Por isso, muitos emagrecem usando essa técnica e nunca mais engordam. Faça um teste, tome água gelada em jejum e veja o que acontece, em poucos dias, voce iniciara a emagrecer.

pimenta caiena

Atraso digestivo e a termogênese

Praticamente tudo que fazemos durante o dia consome energia. Assim também as funções do nosso corpo. No caso dos alimentos termogênicos, durante o processo digestivo, eles exigem um gasto maior de energia. Outrossim, isso faz com que nosso corpo, perca peso. De acordo com os espertos da área de nutrição. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o consumo de energia. Segundo a nutricionista, Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, “As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.

Dessa forma, a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade”. Vale ressaltar que não existe milagre! Os alimentos termogênicos são grandes aliados no controle da obesidade. Mas isso não nos isenta de termos uma alimentação saudável e equilibrada. Assim como, temos que criar o hábito de fazer no mínimo 30 minutos de exercícios físicos ao dia.

E atenção, os termogênicos possuem algumas restrições. “Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular”. Bem como, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos. Pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia, devem evitar tais alimentos.

Alimentos termogênicos

Pimenta vermelha

Esse tipo específico de pimenta é rico em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

cha termogenico

Chá verde (Camellia sinensis):

“Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico”, afirma a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Para que o efeito aconteça, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.

Canela

A nutricionista funcional Luciana Harfenist destaca que, além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa, como aconselha a nutricionista Daniela Cyrulin.

Gengibre

Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Podemos consumir o gengibre de diversas formas. Outrossim, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes. Bem como, fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas”, sugere a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Todavia, a quantidade indicada pela nutricionista Daniela Cyrulin, comporta somente duas fatias pequenas.

Chá de hibisco

Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.

Alimentos com Ômega 3

A nutricionista funcional Luciana Harfenist explica que o ômega 3 é encontrado em peixes – como salmão e atum – e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

Omega 3

Água gelada