Leia também >> Berinjela e limão, ricos em fibras e nutrientes
Leia também >> Brocolis: tem grande concentração de vitaminas
O consumo delas é importante para o bom funcionamento de quase todas as funções do organismo. Por exemplo, o consumo adequado de fibras na alimentação é importante para manter a saúde do intestino, combater e prevenir doenças, como a prisão de ventre, obesidade e diabetes. Bem como, manter o intestino limpo e livres de toxinas. Ainda, aceleram a digestão e melhoram a absorção dos nutrientes. Bem como, protegem o estomago. Alimentos ricos em fibras também ajudam a emagrecer.
Benefícios das fibras
Combate a prisão de ventre. Isso porque, as fibras aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume de fezes. Bem como, quando consumidas junto com a água, o trabalho intestinal fica bem mais fácil, evitando por exemplo, o intestino preso.
Aumentam a saciedade. Isso porque, as fibras não são digeridas. Portanto, elas criam uma espécie de gel, que por sua vez, aumentam a saciedade controlando a fome. Outrossim, parece que o estomago permanece cheio por mais tempo.
Regula os níveis de açúcar no sangue. Isso porque, a absorção dos carboidratos a nível intestinal é mais lenta, fazendo com que a glicose aumente progressivamente e que a insulina consiga regular os seus níveis no sangue.
Mantém o intestino saudável. Isso porque, as fibras limpam o intestino deixando-o livre das toxinas. Pois elas, são eliminadas pelas fezes.
Mantém a saúde da flora intestinal e gastrointestinal. Isso porque, servem de alimento para as bactérias benéficas que estão presentes naturalmente no intestino.
Além de promover a saúde da microbiota intestinal, as fibras diminuem a inflamação, aumentam as defesas do organismo e evitam a formação de doenças intestinais. Todavia, todos os benefícios das fibras só vão funcionar se consumirmos fibras diariamente. Portanto, precisamos ter uma dieta rica em fibras e quais são os melhores alimentos que não podem faltar na nossa dieta.