Eles atuam aumentando os níveis de serotonina no cérebro (hormônio responsável pelo prazer). A serotonina é uma espécie de neurotransmissor que provoca efeito calmante no cérebro. Infelizmente a ansiedade é um dos principais problemas de quem deseja emagrecer. Pois ela pode provocar um efeito chamado compulsão alimentar. Quando comemos compulsivamente e sem controle, não emagrecemos. Pelo contrário, engordamos mais ainda! A seguir, veremos 10 sugestões que podem nos ajudar no dia a dia. Alimentos que podem, alimentos que não podem e porque não podem. Outrossim, alimentos que são recomendados e porque eles são importantes para o controle da ânsia, confira.
Alimentos da Combatem a Ansiedade
Frutas Cítricas: segundo, Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. A vitamina C encontrada nas frutas ajudam a combater o estresse e a ansiedade. Bem como, o consumo diário dessas frutas ricas em vitamina C promovem um melhor funcionamento do cérebro e aumentam a sensação de bem-estar. Leite, ovos, derivados magros: são ricos de aminoácidos, em especial o triptofano, que alivia o sintoma da ansiedade. O triptofano aumenta a produção da serotonina, liberando o hormônio do prazer e assim proporcionando a sensação de bem-estar. Recomenda-se consumir de 2 a 3 porções ao dia desses alimentos.
Carnes e Peixes: segundo a nutricionista Rosana Farah, eles são as melhores fontes naturais de triptofano. Outrossim, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina. Ambos, importantes também no processo do sono. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Carboidratos: embora sejam fonte de energia e em alguns casos muito calóricos, ajudam a combater os sintomas indesejados da ansiedade. Cereais, pães, massas, frutas doces como a uva, maçã. Recomenda-se de 8 a 9 porções ao dia.
Banana
O Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas realizou uma pesquisa a qual afirma que a fruta auxilia no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade, devido ao alto teor de triptofano, que colabora com a produção de serotonina. Portanto, consumir bananas pode ajudar muito no controle da ânsia.
Espinafre
O espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos como o espinafre começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso.
Chocolate
Rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que estimula a produção de serotonina. A saber, a serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor. Portanto, reduzindo a sensação de ansiedade. São recomendados cerca de 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
Jabuticaba
A fruta, é rica em carboidratos, bem como, fornece energia para o reânico físico. Outrossim, possui vitaminas do complexo B, que agem como antidepressivos. A jabuticaba também contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo).
Maçã
As maçãs são ricas em fibras de carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Outrossim, combatem a ansiedade, relaxa o corpo favorecendo a sensação de bem-estar.
Mel
Quando consumido diariamente, juntamente ao cérebro, estimula a produção de serotonina.
Alimentos a serem evitados
álcool, produtos à base de cafeína, refrigerantes, doces (açúcar refinado). Esses alimentos elevam a concentração de açúcar no sangue, provocando irritabilidade no nosso organismo. Bem como, acaba sendo um canal aberto que nos levam a ansiedade, depressão e forte estresses. Portanto, seriam alimentos, assim considerados, proibidos.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.