Esses biscoitos crocantes de abóbora são simplesmente divinos. Sem glúten, veganos, baixa caloria, perfeitos como aperitivo, lanches ou até mesmo no café da manhã ou da tarde. Para quem tem descendência italiana e ama aqueles snacks salgados (grissini) como acompanhamento durante a refeição, os biscoitos crocantes de abóbora, são uma ótima opção. Para quem sofre de intolerância ao glúten, essa receita é mais uma alternativa saudável, nutriente e sem glúten. Outrossim, para quem está de olho na balança, querendo perder peso e aumentar a sua qualidade de vida, sem dúvida, a receita a base de abóbora, além de gostosa, é perfeita. Isso porque, a abóbora, bem como, suas sementes, é rica em benefícios nutricionais para a saúde.
Leia também >> Pão fofinho de abóbora, sem glúten, sem açúcar e sem óleo
Leia também >> Sementes de abóbora ricas em nutrientes e grande aliada da saúde
A saber, a abóbora é um vegetal muito nutritivo. Rica em carotenoides, ela previne por exemplo, o câncer de pele. Outrossim faz bem a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a catarata. Para quem deseja perder peso, ela é uma boa aliada, pois aumenta a sensação de saciedade, é rica em fibras e, portanto, estimula o bom funcionamento do intestino. Todavia, para pacientes de diabetes, ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Bem como, sacia aquela vontade de comer doces, visto que seu sabor é levemente adocicado. Também pode ser amiga do coração, pois ajuda a manter a pressão arterial estabilizada e a reduzir os níveis de colesterol.
Biscoitos crocantes de abóbora
A abóbora tem uma fibra que se trata de uma espécie de gel e por isso, aumenta a sensação de saciedade. Para pessoa que lutam contra a compulsão alimentar, pratos preparados a base de abóbora ajudam no controle da ânsia alimentar. Por fim, ela aumenta a imunidade. Aliás é uma boa aliada da saúde justamente por aumentar as defesas do organismo. Sendo rica em antioxidantes, esses combatem os radicais livres, logo, temos a prevenção do envelhecimento precoce das células, fator positivo para manter a saúde em dia. Enfim, rica em gorduras boas, ferro, cálcio, vitaminas A, C e E, ela fornece energia para malhar, aumenta a saciedade e fornece muitas proteínas para o organismo.

Ingredientes
- 1 xícara de purê de abóbora (270 g)
- 2 colheres (chá) de orégano
- 1 colher (chá) de sal
- 2 xícaras de farinha de grão de bico (250 g)
- 4 colheres (sopa) de sementes gergelim / sementes de gergelim (50 g)
- Pré-aqueça o forno em 200º
- Cozinhe por aproximadamente 20 minutos
Preparo
Primeiramente, você vai escolher a abóbora, eu particularmente gosto demais da cabotiá ou abóbora japonesa como chamam em alguns lugares do Brasil. Ela tem uma massa mais consistente, seu amor é mais doce e para fazer esses biscoitos, ela é maravilhosa. Portanto, descasque e cozinhe, depois faça um purê, basta amassar com o garfo. Você pode adicionar sal a gosto se cozinhar na água, ou cozinhe no vapor. Uma vez amassada, jogue dentro de uma tigela, acrescente o orégano e o sal se achar necessário. Bem como, temperos da sua escolha, eu não estou usando temperos a parte, apenas orégano conforme aprendi no canal Recetas de Gri, se você ainda não conhece esse canal no Youtube, passe por lá, pois as receitas são deliciosas, todas veganas e muito saudáveis.
Com a ajuda de uma colher, misture bem os ingredientes já adicionados e comece a agregar a farinha de grão de bico. Agora é hora de dar o ponto, portanto, coloque a massa na sua bancada e comece adicionar a farinha e sovar. Pode ser que você use toda a farinha prescrita, como pode ser que precise agregar uma ou duas colheres a mais, massa de biscoito é tudo igual, tem que ficar no ponto de cortar. Uma vez que você terminar de sovar, embrulhe em plástico filme e deixe repousar por 20 minutos, para posteriormente, começar a abrir a massa e cortar os biscoitos para levar para assar.
Finalizando os biscoitos crocantes de abóbora
Agora, abra um pouco a massa e coloque as sementes de gergelim, e sobre as sementes coloque um plástico e comece a abrir com o rolo. Quando terminar de abrir, vire a massa, esparre mais sementes de gergelim por cima e abra mais um pouco com o cilindo. Em seguida, basta cortar em quadradinhos. Eu fui abrindo a massa e deixei retangular, depois cortei tiras e fiz os quadrados e fui ajeitando na forma untada para levar para assar em forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos. Depois de douradas e assadas, tirei do forno, esperei esfriar, fiz um patê de queijo e servi para as visitas como aperitivo, ficaram deliciosos e fez um sucesso entre os convidados, todos queriam a receita.
Visite o canal Recetas de Gri, assista o vídeo e aprenda a fazer essa delícia, lá você vai encontrar muitas receitas deliciosas.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





