Sementes de abóbora ricas em nutrientes e grande aliada da saúde


A abóbora é um alimento muito popular. Principalmente nas festas de Halloween. Mas a parte essa festa de origem britânica, a verdade é que ela é muito apreciada na mesa dos brasileiros como petisco. Todavia, a parte rica em nutrientes, são as sementes de abóbora.

Mas o que todos não sabem, que a parte mais importante do vegetal é a semente. Infelizmente por falta de conhecimento, suas sementes são descartadas e desperdiçadas. Quando na verdade, toda a concentração dos nutrientes se encontram exatamente nas sementes.

A abóbora como um vegetal é pobre em colesterol; portanto, é benéfico para a dieta de perda de peso. Já as sementes reduzem a chance de tumores na próstata e reduzem a progressão da hipertrofia benigna da próstata, além de ajudar no tratamento.

Benefícios das Sementes de Abóbora

As sementes de abóbora têm a capacidade de protegê-lo contra a osteoporose e a artrite. Pois é rica em zinco. A saber, a osteoporose ocorre devido aos baixos níveis de zinco.

O componente químico de fitosteróis presentes nas sementes de abóbora tem a capacidade de aspirar o colesterol do corpo, impedindo-o de completar a absorção. A maioria de nós sabe que as bagas são uma boa fonte de antioxidantes. Portanto, agora você pode adicionar as sementes à lista também.

Dessa forma, adicione as sementes de abóbora à sua lista de alimentos ricos em proteínas. Pois 100 gramas de sementes em uma base diária fornecem 54% da necessidade diária em termos de proteína.

A maioria de nós toma pílulas para repor a deficiência de vitaminas do complexo B. Tente suplementar com cápsulas as sementes de abóbora da próxima vez. As sementes de abóbora são uma boa fonte de vitamina B com tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantatênico, vitamina B-6 e folatos.


Para aqueles que estão no fundo do poço, as sementes podem ajudar a combater depressão. O componente químico L-triptofano é o ingrediente secreto para impulsionar o seu humor.

Você sabia que as sementes de abóbora podem prevenir pedras nos rins?

Outrossim, estudos sugerem que as sementes podem ajudar a prevenir certas formações de pedra nos rins, como pedra nos rins formadas por oxalato de cálcio.

sementes de abobora

As sementes de abóbora, aparentemente, também são o segredo para parasitas resistentes, especialmente vermes.

As sementes também podem auxiliar em alguns tratamentos de beleza, pois elas ajudam a manter a pele saudável, brilhante e vibrante.

Optar pela semente no cardápio, é uma ótima escolha, ela ajuda a equilibrar as taxas, reduz o colesterol, melhora a imunidade, ajuda a perder peso e com certeza é uma fonte riquíssima de nutrientes.

Além de tudo isso a abóbora…

É rica em fibras, proteína e gordura – insaturada, na maior parte. “Essa semente também concentra vitaminas (ácido fólico, niacina e vitamina E) e minerais (selênio, magnésio, potássio e, principalmente, zinco)”, diz Lucyanna Kalluf, nutricionista do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo.

“Transformada em farinha, ela diminui a glicemia, os triglicérides e o colesterol, mas pode ter efeito laxativo”, acrescenta Lucyanna Kalluf. São extraídas da abóbora do tipo moranga, a Cucurbitaceae, nativa das Américas.


Como consumir: torrada, com a casca e sem sal. Sozinha ou polvilhada na salada. É levemente adocicada.

Dose diária: de 1 a 2 colheres de sopa (65 calorias cada uma).

Receita petisco de sementes de abóbora

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de sementes de abóbora crua (sementes de 1 abóbora)
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo

  1. Primeiramente, com uma colher, raspe as sementes de abóbora para soltar da polpa e transfira para uma peneira.
  2. Em seguida, lave bem as sementes sob água corrente, mexendo com uma das mãos para soltar qualquer resto de polpa ou fiapos, que devem ser desprezados. Por fim, deixe escorrer bem a água e seque as sementes com um pano de prato limpo.
  3. Posteriormente, leve uma frigideira pequena ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e junte as sementes de abóbora. Ademais, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem tostadinhas e crocantes. Sirva como petisco ou polvilhado na salada.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!