Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

5 plantas altamente tóxicas que temos em casa e são perigosas

Plantas tóxicas
Compartilhe esse post:

Quem é que não gosta de plantas verdes e coloridas dentro ou fora de casa? As plantas, folhagens, flores, são lindas e dão um ar alegre e decorativo a todos os ambientes. Quando chegamos de frente a uma casa com um jardim alegre e com várias espécies, é bem comum ficarmos maravilhados. Todavia, nem todas as plantas são seguras para termos dentro ou fora de casa. A saber, algumas plantas, embora ofereçam beleza e aparentam parecem serem inofensivas, mas na verdade podem trazer sérios riscos a sua saúde. Portanto, neste artigo você irá encontrar uma lista com 5 plantas tóxicas que você jamais deve cultivar dentro ou fora de casa. Isso porque, ambas oferecem sérios riscos a saúde de todos da casa e algumas delas são venenosas.

Leia também >> Conheça 6 plantas medicinais que regulam o açúcar no sangue

Leia também >> 5 plantas que não devemos ter dentro de casa, pois fazem muito mal a saúde

5 plantas tóxicas

1 – Alamanda

Este tipo de trepadeira é uma das 5 plantas tóxicas. Com belas flores amarelas e muito comuns em jardins é altamente tóxica. Ela pode provocar um quadro grave de diarreia que pode levar a pessoa à óbito. Bem como, pode causar dermatite na pele e, se ingerida, pode causar vômitos, febre e inchaço nos lábios. Se você presenciar uma situação de intoxicação, precisa buscar ajuda médica rapidamente. Nada de leite, líquido, não provoque o vômito. Guarde a planta e leve ao hospital. Somente um médico poderá cuidar de uma situação toxica desse nível. Alguns casos, mais graves, de diarreia por exemplo, pode efetivamente levar uma pessoa a óbito, conforme citado.

2 – Chapéu de Napoleão

5 plantas tóxicas

Esta planta, é uma espécie de arbusto também bastante cultivada nos jardins, originária da América do Sul. Embora seja muito linda, é extremamente tóxica, sua seiva leitosa pode causar graves lesões na pele. Algumas pessoas costumam comprar as sementes e fazer chá, a Anvisa proibiu o comércio dessas sementes secas, justamente porque são muito tóxicas. A saber, todas as partes da planta são altamente tóxicas. Seus efeitos colaterais, são semelhantes à intoxicação por digitálicos. A pessoa, quando intoxicada, sente dor, queimação, sialorreia, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia. Ainda pode sentir, manifestações neurológicas com cefaleia, tonturas, confusão mental e distúrbios visuais. Em caso de intoxicação, procurar imediatamente o hospital para acompanhamento médico.

3 – Comigo Ninguém Pode

Mais uma das 5 plantas tóxicas, esta planta, é muito cultivada no Brasil e facilmente encontrada no interior das casas. Ela é tóxica e oferece risco principalmente a saúde das crianças e dos pets, seus efeitos mais comuns são queimação, náuseas, vômitos e indigestão. Quando em contato com os olhos, por exemplo, a planta pode provocar dor, inchaço, sensibilidade à luz, lesões na córnea, conjuntivites, lacrimejamento e espasmos nas pálpebras. Ao entrar em contato com a pele, a comigo-ninguém-pode, pode provocar dermatites, queimaduras e o surgimento de bolhas. Portanto, se tiver contato com essa planta, procure o hospital para acompanhamento médico e desintoxicação.

4 – Espirradeira: uma das 5 plantas tóxicas

Muito comum nos jardins, esta planta é extremamente tóxica e pode causar crises de renite e de asma, caso seja ingerida, a pessoa que precisa ser socorrida e levada às pressas para uma unidade de saúde. Bem como, manifestações neurológicas com cefaleia, tonturas, confusão mental e distúrbios visuais. Distúrbios cardiovasculares: arritmias, bradicardia, hipotensão. Contato ocular: fotofobia, congestão conjuntival, lacrimejamento. A saber, é uma planta altamente tóxica e deveria ser proibido ter em casa, principalmente onde tem crianças e animais.

5 – Saia Branca

Esta planta é bastante comum e por certo você já a viu por diversas vezes. Contudo, não se encante com sua beleza. A saia branca pode causar taquicardia, alucinações e levar uma pessoa a morte em poucas horas. Bem como, seus efeitos colaterais incluem náuseas, vômitos, olhos secos, aumento da frequência cardíaca, vertigens e delírios ou morte, quando consumida em excesso. Embora, algumas pessoas usem suas folhas para fazer chá. A saber, com esta planta também é possível produzir um chá alucinógeno, podendo ser considerada uma droga natural.

Todavia, sob orientação médica algumas pessoas usam a planta para tratar doenças, como ajudar no tratamento de Parkinson, infecções urinárias, problemas cardíacos ou tensão pré-menstrual. Isso porque, as propriedades da Saia-branca incluem sua ação antiasmática, anticonvulsivante, cardiotônica, dilatadora, emética e narcótica. A partir de hoje, você já sabe dos perigos que algumas plantas podem provocar a saúde humana. Portanto, convém evitá-las para o próprio bem-estar. Compartilhe e divulgue essas informações com mais pessoas, a fim de que outros venham se proteger e prevenir maiores problemas.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.