O magnésio te auxilia na manutenção do ritmo de batimentos cardíacos, bem como a manutenção da densidade óssea ao longo da vida. Também atua como mediador do processo digestivo, proporcionando melhoramento na absorção de cálcio, sódio, potássio e fósforo. Ademais tem um papel importante na síntese de proteínas. Suas propriedades aliviam ataques de pânico e agitação excessiva. Bem como, evitam o aparecimento de ansiedade e efeitos do stress. Pensando em todos os benefícios do magnésio e na facilidade de encontrar essa substância em alimentos cotidianos, a seguir daremos dicas de como turbinar seu cardápio visando obter o máximo desse mineral.
Leia também >> Vitamina E, ela é o segredo para se viver melhor e com mais saúde
Leia também >> Ácido fólico: todos precisamos dele e ele ajuda a prevenir doenças
Alimentos ricos em magnésio
Espinafre, sementes de abóbora e arroz integral, ricos em magnésio
A saber, o espinafre, sem dúvida alguma é o vegetal que possui maior quantidade de magnésio na natureza. São cerca de 79mg de magnésio em cada 100 gramas de espinafre. Consumir espinafre com frequência faz muito bem a saúde, ajuda a prevenir doenças ósseas, bem como, trata e melhora as dores na coluna. Além do mais, nos dias quentes, o magnésio combate o cansaço excessiva e ajuda a manter a energia em dia.
A abóbora é um daqueles alimentos os quais você aproveita quase todas as partes dela. A saber, a semente da abóbora, por exemplo pode ser utilizada como um lanchinho, ou petisco para comer assistindo televisão. Para isso, basta assar a semente no forno baixo até ficar crocante. Em seguida, regue-as com azeite. Uma porção de 100 gramas de sementes possui cerca de 541mg de magnésio. Muito bom não é mesmo, se ainda não comia as sementes, passe a comer, principalmente depois dos 40 anos, fazer em que as mulheres, por exemplo, precisam de muito magnésio.
Arroz Integral, abacate e salmão também são ricos em magnésio
A saber, o arroz integral, possui mais proteínas que o arroz branco. Bem como, mais fibras e mais que dez vezes a quantidade de magnésio. São 43 miligramas de magnésio a cada 100 gramas de arroz integral. Abacate, por exemplo, é fonte de boas gorduras para o corpo, o abacate também possui magnésio em sua composição. A cada 100 gramas da fruta, você encontra 39 miligramas de magnésio. Já o salmão além de ser delicioso e aliado de quem deseja ingerir ômega 3, apresenta uma quantidade considerável de magnésio. Sendo cerca de 27 miligramas para cada porção de 100 gramas do peixe.
Banana, couve e feijão
Comumente associada ao alívio de cãibras, a banana é rica em potássio e magnésio. Portanto, coma uma porção da fruta pela manhã para que seu corpo aproveite todos os benefícios dela ao longo do dia. Outrossim, a banana é um a fruta completa, fortalece e cuida da saúde dos ossos e não deveria faltar na rotina de ninguém. A couve, por exemplo, contém aproximadamente 34,7mg de magnésio em cada porção de 100g de couve. Além de ser um alimento muito versátil, sugerimos misturar laranja e cenoura para fazer um suco detox. O feijão, além de ser fonte de ferro, todos os tipos de feijões contêm magnésio. A saber, seu consumo pode e deve ser potencializado associando feijão com arroz integral no almoço por exemplo.
Aveia e chocolate amargo
A saber, a aveia é rica em fibras. Ourtossim, auxilia o bom funcionamento intestinal e redução dos níveis de colesterol. Bem como, é queridinha das dietas, isso porque ela ajuda a controlar a fome e a compulsão por alimentos. Entretanto, é rica em magnésio e ótima para toda a saúde do corpo. Por exemplo, duas colheres de sopa de aveia, proporciona cerca de 40mg de magnésio.
As opções de chocolate com mais de 50% de cacau em sua composição são aliadas do bom humor, e da sensação de bem-estar. Além disso, uma porção de 30 gramas de chocolate pode lhe proporcionar cerca de 70mg de magnésio. A dica é quando for escolher seu chocolate você deve dar uma conferida na lista de ingredientes que ele possui e dar preferência ao chocolate amargo. Na antiguidade, o chocolate amargo era ingrediente de remédios e xaropes para tratar inúmeras doenças, sabia disso?
Considerações acerca do magnésio
Para uma melhor absorção dos nutrientes, evite cozinhar por muito tempo esses alimentos, dê preferência a comer banana e abacate in natura por exemplo. Você não precisa se preocupar se está ingerindo magnésio em quantidades exageradas, pois se a quantidade necessária pelo corpo diariamente for ultrapassada, o próprio organismo elimina o excesso. Todavia, a falta dessa substância é prejudicial ao corpo, podendo causar sintomas como: sonolência, insônia, TPM, osteoporose e alterações do sistema nervoso como depressão e tremores. Portanto, aproveite essas dicas e monte seu cardápio para que sua alimentação seja rica em nutrientes que você precisamos diariamente.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.