Diabetes: o mundo comemora a vacina contra a diabetes

capa vacina diabetes
Compartilhe esse post:

Vacina contra a diabetes estudada na Suécia

Um segundo estudo, dirigido por Johnny Ludvigsson, professor do Departamento de Ciências Biomédicas e Clínicas da Universidade de Linköping, na Suécia, constatou: “Pessoas com diabetes que produzem uma certa quantidade de insulina naturalmente não desenvolvem hipoglicemia, tão facilmente”, explicou o professor.

A equipe de Ludvigsson, desenvolveram uma vacina feita de DAG, a GAD-alum (GAD é a abreviatura para DAG em inglês). Para o estudo clínico de fase 2, eles recrutaram 109 pacientes, com idades entre 12 e 24 anos, diagnosticados com diabetes tipo 1 nos seis meses anteriores à pesquisa. Cerca de metade dos participantes eram portadores da variante do gene HLA-DR3-DQ2.

“O tratamento com GAD-alum parece ser uma maneira promissora, simples e segura de preservar a produção de insulina em cerca de metade dos pacientes com diabetes tipo 1, aqueles que têm o tipo certo de HLA”, disse Ludvigsson. “É por isso que estamos ansiosos para realizar estudos maiores e esperamos que eles levem a uma droga que possa mudar o progresso do diabetes tipo 1”, encerrou.

Enfim, a esperança da vacina é como sopro de vida para pacientes dessa doença, que não podem consumir uma série de alimentos, principalmente aqueles ricos em açúcar. Outrossim, a vacina traria a eles, melhor qualidade de vida e os libertaria da insulina. Pois, a saber, a vacina evitaria a perda da insulina no organismo. As pesquisas continuam, outros estudos e ensaios continuam sendo realizados em várias partes do mundo. O objetivo, encontrar o mais rápido possível, uma vacina que traga alívio para essas pessoas que vivem condenadas a injeção de insulina diariamente.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.