Ademais, isso fixa o bebê em um prazer oral muito limitado e repetitivo que se prolonga ao longo dos anos com efeitos também negativos na linguagem”, explica a pedagoga. A chupeta facilita a vida dos pais, mas não é uma vantagem para os pequenos. Outra prática ruim é ensiná-lo a chupar o dedo. Se uma criança não o faz espontaneamente, não é necessário antecipar um comportamento que não seja necessariamente necessário.
9 Para fazer você ouvir, seja gentil, mas decidido
A criança precisa de um caminho seguro para prosseguir. Se um pai sempre disser sim a todos os pedidos, o filho se sentirá mais poderoso do que o pai e esse sentimento amedronta e enfurece. Outra coisa que fragiliza a criança é colocá-la diante de escolhas contínuas. Perguntar a uma criança: “Você quer ir para a cama?” significa dar uma imagem de pai inseguro que, por sua vez, torna o filho inseguro. A tarefa dos pais é decidir pelo bem da criança. Mas muitos têm medo de reações de oposição ou de acessos de raiva. Como você se certifica de que é ouvido?
A solução, é falar com o pequeno de forma gentil, mas decidida. Ter modos educados, mas firmes, sem opções alternativas, dá paz à criança. Se na hora de dormir sim. Pais decididos do que querem, crescem filhos seguros e determinados. Se os pais vacilam ou a cada momento agem de uma forma, daqui a pouco o filho está comandando. Por isso, é importante ter a voz firme na hora de falar, não precisa gritar, apenas ser decidido nas suas atitudes e impor determinado comportamentos.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.