Leia também >> Sementes de abóbora: não podem falta no cardápio da mulher
Leia também >> Torradas de banana com gergelim, perfeitas para o café da manhã
Embora muita gente jogue as sementes das frutas no lixo, sempre tem aquelas curiosas que guardam e descobrem os benefícios. As sementes de melão por exemplo, possuem uma grande concentração de benefícios medicinais e terapêuticos que beneficiam o organismo de forma geral. Por exemplo, você sabia que as sementes de melão são utilizadas há séculos no Oriente Médio? Os chineses, por exemplo, desfrutam dos benefícios medicinais dessa planta há séculos e transmitem de geração em geração o uso dessas sementes. Elas beneficiam todo o organismo, mas principalmente, possuem propriedades analgésicas que tratam vários tipos de dores.
Sementes de melão
As sementes, como citado, possuem muitos nutrientes, minerais e vitaminas importantes para o bom desempenho do organismo. Dentre essas propriedades destacamos: os minerais encontrados na semente de melão, são: o potássio, o cobre, o cálcio, o magnésio, o fósforo, o selênio e o zinco. Também são encontradas vitaminas como a vitamina E, a vitamina A, a vitamina C e algumas vitaminas do complexo B. Apesar de se ter a impressão de que o teor de gordura é muito alto, essa gordura é composta de boas fontes de gordura como o ácido graxo linoleico (60,1%), o ácido oleico (25,3%), ácido palmítico (10,1%) e esteárico (4,5%). Enfim, As sementes de melão contêm cerca de 20% de sua composição em proteínas, aproximadamente 25% de gordura e 30% de fibras.
Mas afinal para que serve essas sementes? Nos países como a China e a Corea, se costuma fazer sopa das sementes, pois assim se desfruta o máximo dos benefícios que elas oferecem ao corpo. Também se faz o chá ou o suco combinado com hortelã por exemplo. Ainda, podemos torrar as sementes, visto que tem alta concentração de proteínas e consumir na forma de snacks. A saber, os benefícios da semente de melão para a saúde são enormes. Ela apresenta propriedades antioxidantes, analgésicas, diuréticas e anti-inflamatórias, que também fazem com que o consumo ajude a proteger a saúde de órgãos como o fígado e os rins. Por fim, todos os nutrientes fornecidos pelas sementes, visão fortalecer o sistema imunológico e manter doenças bem longe.
Como fazer o suco e quando consumir
Recomenda-se tomar o suco de sementes de melão em jejum. Você pode fazer o suco com polpa de melão mais sementes e duas folhas de hortelã fresca ou sementes de melão, água de coco e hortelã. Importante é liquidificar, coar e tomar em seguida. Pois assim estará desfrutando de todos os benefícios medicinais e terapêuticos que as sementes oferecem. Outrossim, você pode por exemplo, tomar o chá, basta ferver as sementes em água por 5 minutos, adicione duas folhas de hortelã, desligue o fogo e abafe por 10 minutos para fazer a infusão e tome antes de se deitar. Por fim, pode torrar essas sementes, depois triturar e fazer uma farinha que pode ser adicionada em molhos, saladas, vitaminas e outros. Importante, é consumir as sementes e jamais descartar para o lixo.
Tratamento de dores e inflamações
As sementes de melão, devido suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, são indicas no controle de dores musculares, articulares e enxaquecas. Bem como, no tratamento de doenças autoimunes como a artrite reumatoide, fibromialgia, síndrome de Sjögren e outros. Elas tratam infecções, combatem os radicas livres e aliviam de forma extraordinárias as dores no corpo. Ainda ajudam a dormir melhor, relaxam e acalmam os nervos, ajudando inclusive a combater e controlar o colesterol alto, pressão alta e doenças cardiovasculares.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.