Leia também >> Sabão branquinho e potente feito de óleo sujo e usado
Leia também >> Receita de sabão caseiro com óleo usado: prático, barato e cremoso
Nessa receita, você vai usar corante verde e essência de limão. A saber, muita gente deixou de usar esse sabão simples da roça, por causa do cheiro e da textura do óleo usado. Entretanto, tudo isso pode ser resolvido purificando o óleo usado com água sanitária. Tem gente, que faz o processo de purificação uns dias antes, e tem gente, como eu por exemplo, que purifica na hora enquanto faz o próprio sabão. A saber, meu sabão simples da roça, não tem cheiro de óleo e nem é pastoso, meu sabão é como aquele industrial comprado e o meu segredo é a água sanitária. Ela neutraliza qualquer cheiro de óleo, neutraliza o ranço do óleo purificando-o e deixando-o apropriado para fazer sabão. Também clareia deixando-o com aquele amarelo de novo.
Sabão simples da roça
Nessa receita vamos usar 1kg de soda. Para ter um sabão simples da roça de qualidade, daqueles que limpa tudo, é necessário também escolher uma boa soda cáustica, recomendo escolher com pureza 99% e outra dica fundamental e importante, é dissolver essa soda antes de indicar sua receita. Por exemplo, 1 hora antes, em uma jarra grande, despeje a soda em um litro de água. Usando luvas, máscara e óculos, comece a mexer para dissolver e deixe repousando ali por 1 hora, somente depois disso, dê início a sua receita. Vamos também precisar de água sanitária de boa qualidade para purificar o óleo usado. Mas atenção, lembre-se de coar esse óleo pelo menos duas vezes antes de purificá-lo, por exemplo: passa uma vez na peneira, depois abre um bombril e põe dentro da peneira, coa de novo.
Ingredientes
- 5 litros de óleo usado coado e purificado
- 500ml de água sanitária para purificar o óleo
- 1 litro de água
- 1 kg de soda caustica
- 100 ml de essência de lima concentrada
- 2 colheres (café) de corante verde
Preparo
Primeiramente, vamos dissolver a soda caustica em um litro de água e deixar repousar por 1 hora. Em seguida, vamos coar o óleo e deixá-lo limpo e privo de qualquer cisco e impureza. Posteriormente, em um balde grande, vamos adicionar o óleo em temperatura ambiente e sobre ele a água sanitária e comece a mexer com a ajuda de um cabo de vassoura de madeira. Tem que ser de madeira gente. Vai mexendo e observe que o óleo muda de cor instantaneamente quando entra em contato com água sanitária. Bem como, o cheiro de óleo desaparece. Uma vez bem incorporada a mistura, você vai adicionar o corante e a essência e mexer por uns dois minutos até que essa mistura esteja completamente incorporada e homogênea.
Agora chegou o momento de incorporar a soda. Essa passagem é muito importante para dar certo o sabão simples da roça de limão. A soda precisa ser adicionada aos poucos e não pode parar de mexer, quando terminar de adicionar a soda, tem que vários minutos sem parar até chegar no ponto. Certamente, você está se perguntando: qual é o ponto? O ponto é quando a mistura começa a ficar cremosa, como uma massa densa, por exemplo, ele vai ficar pesado de mexer, e você levanta o cabo de vassoura, ele pinga e marca por cima, ou seja, não incorpora sozinho na mistura, esse é o ponto. Então, a essa altura, despeje tudo em uma forma forrada com plástico e atenção, ele não pode secar completamente, se secar, ninguém consegue cortar.
Finalizando o sabão simples da roça
Quando você observar que a massa dentro da forma, começou a secar e solidificar, é hora d desinformar e cortar. Portanto, desenforme e corte, use luvas. Porque ele ainda não curou e o efeito da soda vai arder suas mãos. Coloque as luvas, e corte ele em pedaços conforme desejar. Agora com ele cortado, precisa macerar, ou seja, coloque na forma e deixe ele por uma semana dentro da dispensa, ou em um lugar seco e escuro. Passado os sete dias, está pronto para o uso. Espuma muito, fica bem duro, portanto, rende bem, e deixa um perfume delicioso nas roupas. Recomendo para lavar louça, ele dá um brilho reluzente nos alumínios e remove a gordura com bastante facilidade.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.