Sabão líquido azul feito com apenas 3 ingredientes, vai durar o mês todo

sabão líquido azul
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Sabão líquido azul é uma receita que rende o mês inteiro e que hoje vamos aprender a fazer. Isso significa uma economia enorme no orçamento doméstico. A vantagem é que você faz em casa, não dá trabalho, vai poucos ingredientes. Essa receita você vai fastar uma média de R$ 5,00 apenas e vai ter sabão para lavar roupas o mês todo. Recomendo, porque testei, rendeu bem, lava bem as roupas e estou amando o perfume que fica. As roupas ficam macias, levemente perfumadas e limpinhas, dá gosto.

Leia também >> Sabão líquido concentrado de álcool e limão, rende muito

Leia também >> Sabão líquido de limão que espuma muito, maravilhoso

A receita do sabão líquido azul

Ingredientes

  • 1 sabão em barra de 200g azul glicerinado Ypê
  • 1l de água quente
  • 500 ml de sabão em pó de qualquer marca
  • 1l de água quente
  • 3l de água em temperatura ambiente
  • 1,5 de água em temperatura ambiente
  • 1l de água em temperatura ambiente
  • 1 detergente de 500ml azul (pode ser de qualquer marca)
  • 1l de água em temperatura ambiente
  • corante alimentício azul – opcional
  • bicarbonato de sódio – opcional

Preparo do sabão líquido azul

Primeiramente, vamos começar ralar a barra de sabão Ypê azul, precisa ser azul, pois o sabão líquido que estamos fazendo, vai ser de cor azul. Você também pode substituir a marca Ypê por aquele da marca Minuano, fica a seu critério. Para economizar gás, eu fervo a água e jogo na bacia, por cima do sabão ralado. Para dissolver bem, basta mexer com paciência. Todavia, você pode levar ao fogo o sabão ralado com água e mexer até que ele esteja completamente dissolvido.

sabão caseiro líquido

 Posteriormente, em outro recipiente dissolva o sabão em pó na água fervendo. Observe que algumas bolinhas brancas do sabão em pó não dissolvem, então antes de incorporar o sabão em pó no sabão em barra dissolvido na bacia, é necessário coar a mistura de sabão em pó. Quando você coar, vai observar que na peneira ficou uns grãozinhos brancos do sabão em pó e que a sua mistura ficou mais limpa e completamente dissolvida. A esse ponto, é hora de jogar na bacia e incorporar tudo. Mecha bastante, com paciência, mexa por uns 5 minutos e então, reserve para descansar por 6horas.


Segunda etapa da receita

Durante esse período de repouso, o sabão vai esfriar, criar consistência, praticamente ele vai ficar gelatinoso e bem firme mesmo. Esse é o ponto, para então, darmos continuidade a nossa receita. Portanto, divida essa massa em três partes iguais, sendo 1 parte cada litro de água. Nessa etapa vamos utilizar 3 litros de água temperatura ambiente. Todavia, vamos precisar do liquidificador, então para cada litro de água colocado no liquidificador, adicione 1 parte da massa de sabão que você dividiu em 3 partes iguais e bata. Faço isso com as três partes de sabão.

Conforme você vai liquidificando, vai despejando na bacia de plástica. Precisa bater 2 minutos no mínimo, pois se você bater bastante, ele não vai criar baba, mas se você bater pouco, o sabão tende criar baba. Depois que você bateu tudo bem no liquidificador e despejou tudo na bacia, adicione mais 1,5 l de água em temperatura ambiente e continue agora mexendo com a ajuda da colher de madeira. Mecha bem, até que tudo esteja completamente incorporado. A massa vai ficando linda, encorpada e consistente.

Terceira e última etapa do sabão líquido azul

Até aqui, já adicionamos 6,5 litros de água. Pois foram 2 litros de água fervendo no início da receita, mais 3 litros para bater no liquidificador e por fim, 1,5 l para concluir a segunda etapa do sabão. Nessa terceira etapa, vamos adicionar 500 ml de detergente azul, aquele de cozinha Ypê, minuano ou Odd, tem que ser azul. Outrossim, vamos adicionar mais 1 litro de água na temperatura ambiente. Portanto, em um recipiente de plástico, adicione o detergente na água e dissolva bem e posteriormente, comece a incorporar na mistura de sabão.

Enfim, para terminar essa receita maravilhosa, vamos precisar de mais um litro de água. Nesse último litro de água eu vou dissolver o bicarbonato de sódio que vou acrescentar por minha conta, ou seja, é opcional. Eu vou adicionar porque o bicarbonato tira o cheiro das roupas, eu moro em região litorânea, ou seja, por aqui chove bastante, tem a serra do mar, o mar, então é muito úmido. No caso, o bicarbonato vai ajudar a eliminar o cheiro de umidade das roupas. Estou usando 2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água e para terminar o sabão estou incorporando o último litro de água.

E para ficar aquele azul lindo, estou também adicionando 1 colher (chá) de corante alimentício azul. A cor natural do nosso sabão já está azul, mas para fixar um azul mais acentuado, estou adicionando o corante. Entretanto, é opcional, assim como o bicarbonato de sódio é opcional.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!