Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Era pra ser uma terapia, mas virou meu trabalho e vende muito

sabão em pó caseiro
Compartilhe esse post:

Leia também >> Com 1 litro de óleo fiz sabão em pó, do líquido ao pó, fantástico

Leia também >> Sabão em pó de álcool e amaciante, sem ralar, quanta qualidade

Existem inúmeras vantagens em fazer o próprio sabão. No caso dessa receita, vamos transformar o líquido em pó e sem ralar. A saber, esse procedimento é extraordinário, porque a maioria das receitas, sugerem que a gente tenha que ralar depois de feito, dá muito trabalho, dói o braço e no fim é sabão em pedra ralado. Mas essa receita não é assim, ela é feita do zero, a partir da reação da soda com o óleo e tem um rendimento fenomenal. O mais importante, é a qualidade dela na limpeza, realmente vale muito a pena fazer. Isso vale tanto para o uso na sua casa, como para vender, pois como foi já citado, o retorno financeiro dessa receita é imediato e quem compra, nunca mais vai querer outro tipo de sabão. Pode testar, você vai se surpreender.

Sabão em pó

A saber, vamos usar amaciante, lauril, essência de lavanda, desinfetante, gordura, soda, água sanitária, álcool e corante azul. Todos esses ingredientes juntos, vão dar um sabão em pó de alta qualidade, perfumado e um sabão que não resseca a roupa. Isso porque, vamos usar amaciante nele e vai fazer muita diferença. Respeite o passo a passo, viste o canal da Ireny – de tudo um pouco. A saber, ela explica muito bem, ensina direitinho e dá todas as dicas, foi o melhor vídeo que achei para fazer o nosso sabão. Para assistir clique aqui, teste em casa essa receita e aumente seu orçamento doméstico.

sabão em pó

Ingredientes

  • 6 kg cebo derretido e coado
  • Um kg de soda 99% dissolvida em um litro de água
  • Um litro de amaciante perfumado
  • 1 litro de desinfetante de lavanda, pode usar aquele que desejar
  • 140 ml de essência de lavanda
  • 500 ml de água sanitária para purificar o cebo
  • 100 ml de lauril pode ser o caseiro ou o comprado
  • 100 ml de álcool etanol do posto 99%

Preparo

Primeiramente, vamos dissolver a soda em um litro de água e reservar. Não esqueça das luvas, máscaras e óculos de acrílico para proteger os olhos. Escolha um lugar bem ventilado para fazer a receita e tome cuidado para não inalar nenhum vapor. Agora vamos derreter o cebo e coar. A saber, nessa receita, estou usando 5,200 kg, mas você pode usar até 6kg de cebo. O ideal é você derreter tudo antes, coar e deixar mornar, pois na hora de fazer a receita, precisamos do cebo quente. Não fervendo, sabe aquele quente querendo ornar? Esse é o ponto ideal. Pese e meça todos os ingredientes que serão utilizados na receita e reserve, isso vai facilitar durante a execução da receita.

Portanto, pegue a soda já dissolvida e agregue-a no cebo morno e comece a mexer, em seguida, já pode adicionar também a água sanitária. A saber, é ela que vai neutralizar o cheiro de gordura e purificar o cebo. Como vocês sabem, o processo de saponificação ocorre rapidamente, então temos que ir mexendo e adicionando rapidamente os ingredientes líquidos antes de saponificar, uma vez saponificado, já era. Misture a água sanitária, e em seguida, adicione o desinfetante, misture e posteriormente, adicione o amaciante e o corante. Estou usando corante xadrez de construção azul. Em seguida, misture bem até ficar homogêneo. Depois de ter mexido alguns minutos, adicione o lauril, esse que estou usando comprei no mercado livre e juntamente com o lauril, adicione a essência.

Finalizando o sabão em pó

Agora, com todos os ingredientes incorporados, temos que mexer, vamos mexer até virar aquela farofa, ele vai secar, evaporar, e se transformar naquela massa esfarelenta. Se for bater só na mão, precisa de paciência, e mexer sem parar, mas se tiver o recurso de adaptar a batedeira na furadeira, é mais rápido. Aos poucos ele vai ficando denso e vai se transformando. Para quem faz no braço, as vezes cansa, é bom ter alguém para ajudar, aqui em casa eu ponho o maridão. Quando a massa começa a solidificar, é hora de adicionar o álcool, observe que ele dá uma fervida, não tem problema, é normal, continue mexendo agora, não pare. Aos poucos vai ficar pastoso e vai secando e se transformando em massa, ele vai solidificar, saponificar e se transformar em uma farofa.

Para finalizar esse sabão e então obter um sabão em pó de qualidade, precisa passar na peneira. Vai jogando na peneira, com a ajuda das mãos vai esfregando na peneira e embaixo vai caindo o sabão em pó fino e pronto para uso. Durante essa passagem, o sabão ainda tem que estar úmido, porque se estiver seco, não vai dar certo. Outro detalhe, tem que por uma boa luva, porque esse sabão em pó é concentrado e bem forte, senão por luvas, vai machucar suas mãos. Depois de peneirado por completo, recomenda-se colocar um pouco no sol para terminar de secar, mexa algumas vezes e deixe curar por 24h na bacia aberta. Uma vez que estiver totalmente curado e seco, pode embalar e vender.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento