Leia também >> Sabão da roça de mamão verde, eficaz e alvejante
Leia também >> Sabão em pó Omo caseiro, 10 x melhor do que aquele comprado
Para nossa receita maravilhosa, vamos precisar de 1kg de mamão verde ralado semicongelado. A saber, algumas semanas atrás ensinamos a receita do sabão em pedra de mamão, uma receita maravilhosa e que fez muito sucesso. Aqui em casa por exemplo, rendeu tanto, que ainda tenho várias pedras para o próximo mês. Meus panos de pratos ficam limpinhos de dar gosto, pois ensaboo e deixo agir e posteriormente, esfrego e estendo no varal. Sai toda as manchas e tem mais, lavo os panos de chá com sabão em pedra de mamão, eles estão todos brancos, coisa linda de se ver. Realmente o mamão tem propriedades adstringentes e por isso é tão eficaz na limpeza de manchas e sujeiras velhas.
Sabão em pó caseiro que rende um montão
Como já anunciado, primeiramente vamos fazer o sabão em pedra e posteriormente vamos passar para a segunda parte da receita, que é finalizar e fazer o sabão em pó caseiro. Gente, não é difícil, mas você vai precisar de dois dias, porque tem o tempo de secagem. Outro detalhe importante, vai precisar ser um dia de muito calor com sol alto para secar o sabão ralado e então finalizar a receita. Vamos aos ingredientes. Para a receita vamos precisar dos seguintes itens abaixo.
- 2 kg de mamão verde ralado
- 1 kg de soda 96 a 99%
- 4 L de óleo de fritura coado
- 6 colheres de bicarbonato de sódio
- 200 ml de essência
Preparo
Primeiramente, em uma bacia grande e em um lugar aberto, vamos jogar dentro da bacia o mamão ralado e semicongelado. Em seguida, vamos adicionar a soda e começar a mexer com cuidado para não inalar. Rapidamente a soda vai derreter o mamão ralado e incorporar nele, vai ficar marrom caramelo, uma cor linda. Para fazer essa receita, você precisa do auxílio de alguém para adicionar aos poucos os ingredientes enquanto você mexe sem parar. Depois que o mamão e a soda estiverem incorporados e homogêneos, vamos começar a adicionar o óleo usado e coado. Vocês podem utilizar óleo limpo do mercado, mas com o preço que está o óleo é bem difícil. Na minha receita estou usando óleo usado, que foi coado na peneira e depois passado no bombril e peneira de novo, ou seja, ele está bem limpinho.
Antes de adicionar o óleo, adicione primeiro o bicarbonato de sódio e mexa bem até dissolver por completo. Gente, o segredo desse sabão é mexer, precisa mexer muito, com paciência, perseverança, até que os ingredientes estejam completamente dissolvidos e incorporados. Inclusive, depois que virar um creme bem bonito, que mais parece doce de leite, então é hora de começar adicionar o óleo. Sempre mexendo, o óleo vai sendo incorporado a receita, quando você ver que a mistura está bem homogênea, você já mexeu ai por uns 5, 6 minutos, então pode adicionar a essência que você escolheu. Contudo, continue mexendo ainda por uns 10 minutos. Em seguida, jogue a mistura em uma forma para secar.
Finalizando
O sabão precisa descansar a noite toda, no dia seguinte, ele vai amanhecer duro como uma pedra! Portanto, agora é hora de cortar em pedaços e começar a ralar ele. Rala todo o sabão, se precisar peça ajuda do maridão. Estenda o sabão ralado em um pano no sol, para que ele cure e termine de secar. Posteriormente, depois de umas 4 horas de sol, vez o outra mexa o sabão ralado que estiver no sol secando, isso vai ajudar ele secar por completo. Estamos quase terminando. Depois da secagem, você vai triturar o sabão no liquidificador. De porção em porção vai passar pelo liquidificador, não tem segredo. Seu sabão em pó caseiro que rende de montão está pronto para ser utilizado. Armazene o produto em um pote seco com tampa.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.