Sabão ecológico verde, diretamente da roça, branqueador

sabão ecológico verde de mamão
Compartilhe esse post:

Leia também >> Sabão-detergente em gel, não compro mais, eu faço em casa

Leia também >> 18 litros de sabão líquido OMO feito com 1 copo de sabão em pó

Sabão ecológico verde

Certamente o leito está se perguntando o que tem de diferente nesse sabão para ser tão bom. Primeiramente, você precisa saber que as folhas de mamão possuem propriedades adstringente e agem diretamente nas manchas dos tecidos amolecendo e limpando toda gordura e sujeira. O mamoeiro, é uma planta extraordinária, tanto o fruto como as folhas possuem inúmeros benefícios terapêuticos e medicinais para a saúde. Todavia, o suco extraído das folhas também é benéfico na elaboração de produtos de limpezas. Algumas indústrias já estão desfrutando desses benefícios, utilizando em desinfetantes, multiusos e até mesmo sabão. Então por que não desfrutar diretamente das folhas os benefícios e fazer nosso próprio sabão ecológico verde caseiro?

Ingredientes

  • 200 ml de óleo usado ou novo, estou usando novo nessa receita
  • 200 ml de álcool etanol ou 70%
  • 100 ml água sanitária ou alvejante
  • 70 g de soda 98% em 100 ml de água ou 130 ml líquida
  • 500ml de água fervendo
  • 5 colheres de sopa de sabão em pó
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • Cinco colheres de sopa de bicarbonato dissolvidas em 500 ml de água
  • 4 folhas de mamão batido em 500 ml de água, coar antes de usar o suco
  • 6 litros de água
sabão ecológico verde

Preparo

Primeiramente, separe todos os ingredientes, assim fica mais fácil na hora de fazer a receita. Lembrando que antes de iniciar a receita, dissolva a soda e reserve. Outra dica importante, é utilizar sabão usado purificado, coado e sem resíduos de fritura de animal. Eu recomendo usar óleo novo, porque a quantidade utilizada, é bem pouco, no caso compensa. Uma vez que você já mediu todos os ingredientes, dissolveu a soda, é hora de começar a fazer o sabão. Pegue o óleo e adicione sobre ele o etanol e com a ajuda de uma colher, misture bem. Estou usando etanol pois é mais potente e custa mais barato. Em seguida, depois de ter misturado bem o óleo e o álcool, comece a incorporar a soda aos poucos e vai mexendo sem parar, pois, vamos misturar até obtermos o ponto de traço.

Enquanto você vai dando o ponto, leve os 500 ml de água para ferver, pois vamos precisar assim que o sabão chegar no ponto de traço. A saber, o ponto de traço é muito fácil e simples, na verdade se trata da saponificação, é quando você vai mexendo, o álcool evaporando e se transforma em uma massa, tipo farofa, esse é o ponto ideal e é também esse ponto que deixa o sabão com aquele aspecto perolado. Quando virou massa e você observar que o álcool evaporou por completo, é hora de começar a adicionar outros ingredientes. Adicione o açúcar, pois ele é a nossa glicerina caseira que protege não apenas a fibra do tecido, mas também nossas mãos e aumenta o poder de limpeza. Posteriormente, agregue o sabão em pó da sua preferência e continue misturando tudo.

Parte II

Em seguida, depois de ter misturado o açúcar e o sabão em pó nessa massa de soda, óleo e álcool, vamos agregar a água sanitária. A água sanitária faz o papel de conservante, clareador e potencializador de limpeza, além de neutralizar o cheiro do óleo e da soda utilizado no sabão ecológico verde. Finalmente, vamos agregar os 500 ml de águas fervendos. Portanto, adicione aos poucos a água fervendo e misture bem até que tudo esteja completamente dissolvido. Não tenha preguiça de mexer, porque precisa mexer por alguns minutos a fim de obter uma mistura homogênea. Posteriormente, em uma bacia grande, coloque 6 litros de água temperatura ambiente e pegue a mistura de sabão que acabamos de preparar e dissolva nesses 6 litros de água.

Antes de dar continuidade e então adicionar o suco verde, precisa mexer bem por alguns minutos para misturar e ficar bem incorporado. Em seguida, pegue o suco das folhas de mamão já coado e também despeje nessa bacia e misture bem. Depois de ter mexido por aproximadamente uns 5 minutos, pegue 500 ml de água e dissolva as cinco colheres de bicarbonato de sódio. Dissolva por completo e então aos poucos, comece a agregar na mistura de sabão da bacia e sempre mexendo sem parar. A saber, o bicarbonato é fundamental na nossa receita, pois ele é branqueador, antibactericida, antifúngico, antimofo. Bem como, regula o pH do sabão e faz a função de espessante.

Finalizando o sabão ecológico verde

Durante o processo da confecção da receita, use luvas, máscaras, óculos de acrílico. Uma vez que você agregou o bicarbonato de sódio aos poucos e mexeu bem até ficar homogêneo e incorporado, o sabão precisa descansar por 24h para curar e finalizar a ação dos produtos misturados. Uma vez passadas as 24hs, seu sabão estará lindo, com uma textura perolizada, cremoso e pronto para o uso. Portanto, embale como desejar e use como desejar, ele é ótimo para desencardir pisos brancos. Para lavar roupas de cama, mesa e banho, roupas brancas ou de qualquer cor. Na máquina, no tanquinho ou no tanque de lavar. Para lavar quintal, alvejar panos de chão, realmente esse sabão ecológico verde, é muito potente.

Créditos da Receita >> Canal Dicas Simples, para assistir o vídeo e conhecer o canal, clique aqui.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.