Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Terapia do dia: 55 litros de sabão de cravo da índia perolado

sabão de cravo da índia
Compartilhe esse post:

Leia também >> Transformei 7 litros de óleo usado em 60 pedras de sabão caseiro

Leia também >> 3 segredos revelados de como fazer sabão caseiro sem errar a receita

A saber, o cravo da índia, não serve apenas para decorar beijinhos, muito pelo contrário. Ele é rico em benefícios medicinais, dele se faz chá, óleo essencial, pomadas e muito mais. Suas propriedades fungicidas por exemplo, são benéficas na limpeza de uma casa. De fato, nos últimos tempos, surgiram alguns produtos de limpeza para piso, superfícies e detergentes a base de cravo. Isso porque, além de ser fungicida, ele também é um ótimo repelente natural. Outrossim, quando utilizado de forma correta, ele neutraliza cheiros, desinfeta ambientes, e também tem propriedades adstringentes que facilitam a lavagem das roupas. Por isso, fui pesquisar e encontrei uma receita de sabão de cravo da índia, testei e aprovei. Portanto, hoje compartilho com todos.

Sabão de cravo da índia

Ingredientes

  • 5 litros óleo usado ou novo (coado)
  • 750g soda 99% em escamas
  • 1 litro de água para dissolver a soda
  • 2 litros álcool etanol
  • 400 ml água sanitária
  • 200ml de lauril caseiro ou 500 ml de detergente de cozinha neutro
  • 200 ml de glicerina caseira – água e açúcar cristal
  • 5 litros de água fervendo
  • 40 gramas de cravo da índia
  • 1 litro de água e meio quilo de sal para uma salmoura
  • Essência e corante a gosto (opcional)
sabão caseiro de cravo da índia

Preparo primeira parte

Primeiramente, vamos dissolver a soda. Antes de iniciar o procedimento, não esqueça dos equipamentos de segurança, ou seja, luvas, máscara e óculos de acrílico para proteger os olhos. Em uma balde grande coloque dentro as 750g de soda cáustica em escamas e, em seguida, adicione um litro de água, dê uma leve misturada e reserve em um cantinho ao aberto. Em seguida, vamos fazer o chá de cravo da índia – hum que perfume delicioso. Portanto, leve 5 litros de água para ferver, adicione os cravos e vai mexendo aos poucos até levantar a fervura. Enquanto a soda descansa e o chá de cravo fica pronto, vamos preparar a salmoura em outra vasilha.

Portanto, em uma bacia adicione 500g de sal e um litro de água. Com a ajuda de uma colher mexa até que o sal dissolva por completo e reserve. Em uma bacia maior, despeje o óleo usado e coado. Gente, esse óleo não pode ter sido utilizado para fritar carne, ovos ou linguiça, para fazer sabão de qualidade, é necessário óleo usado de fritura de batatinha ou pastel. Antes de utilizar o óleo, coe bem, se possível duas vezes. Em seguida, sobre o óleo despeje os 400ml de água sanitária, que vai não apenas potencializar o poder de limpeza do nosso sabão, mas vai clarear o óleo. Dê uma mistura e posteriormente, adicione o álcool etanol e comece a misturar com a ajuda de uma colher, a fim de que os ingredientes estejam bem incorporados.

Segunda parte do sabão de cravo da índia

Chegou o momento de adicionar a soda no sabão de cravo da índia, portando, pegue o balde que estava reservado, com a ajuda de uma colher misture bem a soda para ter certeza de que dissolveu tudo. Posteriormente, pegue a mistura de óleo, água sanitária e álcool e despeje dentro do balde grande onde está a soda, despeje com cuidado para não espirrar e em seguida, comece a misturar bem. Quando você começa a mistura, vai escurecer bem, tipo Coca-Cola, não se assuste, é assim mesmo, e rapidamente, vai começar a formar aquela espuminha por cima. A saber, esse é o ponto da saponificação, ele forma uma espuma tipo nata por cima, quando você levanta a colher você observa que o líquido não pinga, mas se transforma em uma espécie de parafina, por isso, se chama ponto de vela.

Todavia, continue mexendo, a mistura do balde vai se transformar em uma pasta, demora mais ou menos dois minutos até forma essa pasta que parece doce de leite. Nesse momento, é hora de adicionar aqueles 5 litros de chá de cravo fervendo. Portanto, com cuidado e paciência, passe o chá na peneira e em seguida, despeje dentro do balde e vamos mexer até que fique tudo líquido. Não adicione o chá de cravo tudo de uma vez não, divida em duas partes, primeiro mexa bem a primeira parte e depois enfim, adicione a última parte do chá e termine de mexer bem. Agora é hora de adicionar o lauril ou o detergente e a glicerina. A saber, estou usando glicerina caseira, leve 200 ml de água para ferver e adicione uma xícara cheia de açúcar cristal e mexa bem e a glicerina está pronta.

Terceira e última parte do sabão

Uma vez que você já adicionou praticamente todos os ingredientes, misture tudo bem, por vários minutos de modo que a mistura fique completamente homogênea. Por fim, vamos pegar um balde grande de 65 litros e dentro vamos colocar 40 litros de água temperatura ambiente e despejar a mistura que terminar de fazer dentro desse tambor grande e continuar a mexer para diluir bem o sabão do balde nos 40 litros de água. Enfim, aos poucos, vamos começar a adicionar a salmoura. A saber, é ela que vai engrossar o sabão e dar ponto nele. Termine de incorporar bem a salmoura, misture por uns 5 minutos e então, é hora de descansar uma noite toda.

No dia seguinte, seu sabão já vai estar pronto e detalhe: fica perolado, fica lindo! A essência eu não uso, porque eu prefiro o perfume do cravo que é maravilhoso e também não uso corante, mas fica a critério de quem faz! Outro detalhe importante, é nesse momento que você vai ver a consistência do sabão, se desejar pode adicionar mais água. Eu não adiciono porque gosto dele mais grosso, pois uso n máquina de lavar e deixando assim, ele rende mais. Todavia, fica a seu critério diluir mais o sabão.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.