Leia também >> Como remover o amarelo das roupas brancas sem usar alvejante
Leia também >> 6 litros de sabão branqueador de água oxigenada, extraordinário
Não preciso te dizer que o segredo dessa receita que peguei no Canal da Marta Cogler, leva água oxigenada e açúcar, preciso? Sem dúvida, depois dos alvejantes químicos, o melhor de todos é a água oxigenada. Bem como, com uma grande vantagem, sabendo usar, ela não altera a cor do tecido e limpa muito. Portanto, juntando açúcar, bicarbonato de sódio e o poderoso álcool, que não pode faltar em nenhuma receita de sabão, o sabão branqueador é um sucesso e das receitas de clareador doméstico, essa é uma das receitas mais antigas e mais eficazes. Simples de fazer, não tem segredo, poucos ingredientes, com uma rendimento excelente, vai ser um sucesso na sua casa. Roupas encardidas vão ficar branquinhas de novo, e você ainda vai ter o privilégio de economizar e não manchar nenhuma peça colorida.
Sabão branqueador
Ingredientes
- 2 litros de Água + 350 ml de água quente
- 150 g de açúcar
- 5 colheres das de sopa de bicarbonato de sódio
- 250 ml de vinagre de álcool
- 180 ml de água oxigenada volume 40
- 5 detergentes de coco
Preparo
O primeiro passo para dar início a receita, é pesar e medir todos os ingredientes que serão usados na receita. Esse procedimento de individualizar e separar os ingredientes, facilita na preparação da receita. Portanto, primeiramente, separe em um balde de 10 litros de capacidade, dois litros de água temperatura ambiente. Posteriormente, ferva 350 ml de água e reserve, e em uma vasilha pequena, coloque os 150g de açúcar, estou usando o açúcar cristal. Em seguida, juntamente com o açúcar adicione 5 colheres generosas de bicarbonato de sódio. Misture os dois ingredientes e comece a adicionar a bem pouquinho da água quente, tem que ser pouco porque vai acontecer uma reação química e em seguida, vai espumar, então para evitar que transborde, vai ponde de pouquinho e mexendo até a reação química passar.
Essa reação efervescente do bicarbonato, não é prejudicial e nem tóxica a saúde, só vai espumar, portanto, não há com o que se preocupar. Agora tem que mexer até dissolver por completo, não pode ficar resíduos no fundo da vasilha. E Conforme a espuma vai baixando e a reação química diminuindo, você vai adicionando a água quente e por último, essa solução vamos despejar dentro do balde. Uma vez que você misturou a solução de açúcar e bicarbonato de sódio naqueles dois litros de água, vamos adicionar o vinagre de álcool e aí vai ter de novo aquela reação química do bicarbonato com o vinagre de álcool. Vai mexendo e esperando baixar a espuma, para então, finalmente, comece agregar o detergente de cozinha.
Finalizando o sabão branqueador
No meu caso, estou usando o detergente que encontrei na promoção, e você na hora de fazer vai usar aquele que quiser. Eu estou usando de coco, porque eu gosto muito e como citado, estava na promoção por R$ 1,89, acabei comprando-o. Adicione um por um dos vidros de detergente e sempre misturando e quando terminar de agregar os cinco vidros, mexa por uns dois minutos sem parar. Essa passagem, é muito importante, pois evita que o sabão se separe depois, talhando, criando baba, essas coisas. Para finalizar essa receita, vamos adicionar o nosso segredo – água oxigenada. Escolha aquela de 40 volumes e coloque dois vidros, cada vidro tem 90g. Agregue um vidro de cada vez, e ao adicionar, misture bem.
A saber, essa receita de sabão branqueador, não é uma receita de sabão líquido consistente, daqueles que fica grosso, ao contrário, ele fica mais ralo. Isso devido a quantidade de bicarbonato que adicionamos na receita. Todavia, mesmo não ficando grosso, ele rende muito, para lavar banheiro, quintal, limpeza da casa, alvejar roupas, é perfeito. Desencarde panos de prato, toalhas de mesa, pano de chão, lençóis e tem mais, excelente para lavar louças e dar brilho ao alumínio. Enfim, essa receita é um coringa na limpeza dentro de casa, além das roupas, você praticamente pode usar para tudo e deixar tudo limpo, alvejado, gastando pouco e com alta qualidade. Uma vez que estiver pronto, ele precisa descansar no balde por 48hs e depois pode ser embalado e utilizado.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.