Leia também >> 12 dicas eficazes para eliminar o inchaço e voltar ao seu peso normal
Leia também >> Sopão saudável, elimina o inchaço e emagrece em 3 dias, muito bom
Há alguns sinais que possam explicar essa retenção de líquido e inchaço repentino: síndrome pré menstrual, vida sedentária, gravidez à vista, e um outro fator importante é o acúmulo de toxinas. As toxinas, como falamos com frequência são grandes vilãs. Pois elas impedem o emagrecimento e provocam o inchaço. Outrossim, comprometem o desempenho das funções metabólicas e podem causar uma série de sintomas não muito agradáveis. A retenção de líquido crônica pode significar problemas nos rins, por isso vale a pena consultar um médico para saber o que está acontecendo. Veja algumas dicas de como evitar a retenção de líquido e melhorar a sua condição geral de vida.
1. Elimine alimentos processados e se livre da retenção de líquido
Uma das maiores causas da retenção de líquido são os alimentos processados. Infelizmente, cresce aceleradamente o número de pessoas que consomem esse tipo de alimento. Isso porque é cômodo e fácil. Praticamente já vem pronto, basta passar pela panela e comer. Todavia, esse tipo de alimento é privo de vitaminas, de minerais e de nutrientes. Esse tipo de alimento é considerado um “alimento vazio”. E tem mais, para que possam ser armazenados por muito tempo, esses alimentos são tratados com aditivos artificiais, que colocam uma tremenda carga em nossos órgãos vitais. Como os rins e o fígado, acumulando toxinas que comprometem nossa saúde.
2. Elimine o sódio
Os próprios alimentos processados são riquíssimos de sódio e o sódio é um veneno para o corpo. Ele provoca inchaços e é um dos maiores vilões da retenção de líquido. Um exemplo disso são as pessoas que consomem uma quantidade excessiva de sal ao dia ou de alimentos ricos em sódio. Geralmente, elas apresentam inchaços nas pernas, outrossim, nos pés e nas mãos. Em casos de pessoas que consumem muito sódio, é necessário consumir muita água para que seja drenado o excesso de sódio consumido. A água ajuda a purificar e limpar, amenizando os efeitos da química ao organismo.
3. Desidratação
Quando não ingerimos muita água, o nosso próprio organismo começa o processo de retenção de líquido para sobreviver. Por isso, beber, no mínimo, 2 litros de água por dia é muito importante para evitar esse processo. A água como falamos tantas vezes e falamos, hidrata o corpo, ajuda a limpar e desintoxicar, portanto quando uma alimentação é desregrada, é necessário consumir água em abundância para que seja realizado esse processo.
4. Deficiência de vitamina B6
Outra consequência da desidratação é a deficiência de vitamina B6. As mulheres que retém água durante a TPM podem diminuir esse sintoma tomando vitamina B6. Por isso, durante a TPM, procure consumir mais frango, atum, peru, banana, sementes de girassol e pistache. Esses alimentos reforçam o organismo e podem prevenir a deficiência de vitaminas.
5. Deficiência de magnésio também acarreta retenção de líquido
Outro motivo para a retenção de líquido pode ser uma deficiência de magnésio. Portanto, aumentar o consumo de magnésio durante o período pré-menstrual é também uma excelente opção para tratar a retenção de líquido. No período da TPM procure se alimentar com alimentos carregados com magnésio, incluindo: abacates, nozes, grãos integrais, espinafre, ervilhas e vegetais verde escuro.