Reclamar e murmurar ensina o cérebro a ser ansioso e deprimido

reprogramar o cérebro
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Estudos científicos demonstraram que quanto mais uma pessoa reclama e murmura, mais propensa ela é a depressão. Isso porque, quando estamos reclamando, estamos ensinando o cérebro a ser negativo. Esses estímulos negativos podem desencadear a ansiedade e a depressão.

Sim, isso mesmo que você acabou de ler. A saber, um grupo de especialistas descobriu que reclamar fisicamente reconfigura seu cérebro e faz você se sentir ansioso e deprimido. Então, neste artigo, vamos falar sobre como a negatividade reconfigura seu cérebro e 4 truques úteis para prevenir e reverter esse processo.

Uma coisa é certa, pessoas negativas, são pesadas, elas querem incutir suas ideias em nossas mentes, e na maioria das vezes, para nos livrarmos delas, temos que concordar com elas. Quem já não passou por uma situação assim? O maior problema, é que essa negatividade pode ser comprometedora e acabar em alguns casos, contagiando quem está do lado.

Existem vários tipos de energias negativas e todas elas terminam em NEGATIVIDADE CENTRAL e estudos demonstraram que essa negatividade pode reprogramar o cérebro e desencadear a ansiedade e a depressão. A saber, as pessoas tendem a se sentirem vazias por dentro, sem vontade de fazer nada e muito abatidas emocionalmente.

Leia também >> 10 alimentos que atuam contra a ansiedade


Leia também >> Folhas de louro, um santo remédio para a ansiedade

Tipos de negatividade que afetam o cérebro

Em primeiro lugar, você deve saber que ninguém está livre dessa situação. Isso porque, em algum momento você também reclamou de algo e atraiu ou emitiu essa energia negativa. A verdade, é que como humanos, todos vamos sempre reclamar de algo e murmurar. E mais, o fazemos sem perceber.

Enfim, é praticamente uma parte da nossa cultura hoje em dia. O Dr. Robin Kowalski, professor de psicologia da Clemson University, diz que todos reclamam, em algum momento, pelo menos algumas vezes. Ele também disse que existem algumas categorias quando se trata de reclamantes e abaixo descreve essas categorias.

cérebro

Venter

São pessoas que estão muito descontentes e não querem ouvir soluções, não importa o quão úteis possam ser. Dentro delas há um sentimento de inferioridade que vem desde o útero onde foi gerada e por isso se chama venter que em português significa ventre.

Buscadores de simpatia

Posso apostar que você já conhece alguém que busca simpatia. Os que buscam simpatia são aqueles que estão sempre procurando chamar a atenção com atitudes que demonstram que ele está sempre pior que você. Outrossim, é um comportamento constante onde ele cria situações em que ele está sempre muito pior do que o outro.


Reclamadores crônicos

São pessoas que vivem em estado de reclamação, fazem algo que os pesquisadores chamam de “ruminação”. Isso basicamente significa pensar e reclamar sobre um problema repetidamente. Murmurando diariamente, e em vez de se sentir aliviado depois de reclamar, esse tipo de reclamação pode realmente piorar as coisas. Isso pode causar ainda mais preocupação e ansiedade.

Não intérprete errado por favor o conteúdo deste artigo, não estamos dizendo que você tem que ser sempre positivo e viver como um lunático. Mas estamos alertando que a negatividade atrai coisas ruins para a vida de qualquer pessoa e que estudos demonstraram que ela pode inclusive, gerar um quadro de reprogramação do cérebro que leva a depressão.

O alerta é não viver negativamente o tempo todo. Mas também encontrar coisas positivas no dia a dia para aliviar a carga. A vida não é só negativa, ela também oferece muita coisa boa ou não? Enfim, e se você está se perguntando porque devemos afastar a negatividade de nossas vidas, a resposta é simples: negatividade gera negatividade e isso reprograma seu cérebro alterando a ordem naturais das coisas.

Negatividade reprograma o cérebro

Como mencionamos antes, a negatividade reconfigura completamente o seu cérebro, para que você se sinta ansioso e deprimido. Até o famoso especialista e neuropsicólogo, Dr. Donald Hebb, pensa que os neurônios que disparam juntos, se conectam. Bem como, ele diz que grupos de neurônios se conectam em nosso cérebro como resultado de experiências de vida específicas.


Nota: tome isso por exemplo – sempre que temos um pensamento ou temos uma sensação ou sensação física, milhares de neurônios são acionados e todos eles se reúnem para formar uma rede neural. O cérebro aprende a ativar os mesmos neurônios com o pensamento repetitivo.

Portanto, se vocês mantiverem sua mente focada na crítica, preocupação e vitimização, sua mente achará mais fácil trazer esses mesmos pensamentos para situações semelhantes. Nossos padrões de pensamento conectam nossos cérebros para reagir positiva ou negativamente às situações que nos são apresentadas. E a questão permanece – ficamos bons no que praticamos, então por que não tentamos ser um pouco mais positivos?

4 truques (COMPROVADOS E EFICAZES) para evitar a negatividade

Em primeiro lugar, você deve sempre ser grato. Sim, seja grato até pelas menores coisas do seu dia a dia, a gratidão é o fruto do amor.

Você deve se conter. Bem, isso na verdade significa que você deve parar de reclamar. E sim, faça um favor ao mundo. Reclame menos e agradeça mais e você vera o universo se transformar ao seu redor.

Você deve criar e desenvolver novos pensamentos- isso significa que podemos criar um pensamento ou novo modelo para sensações agradáveis. E, lembre-se disso – quanto mais permitirmos que nossas mentes se lembrem das coisas boas, mais fácil se torna esse tipo de pensamento. Bem como, você deve sempre se esforçar sabiamente. Bem, esforço sábio é abandonar o que não é útil e cultivar o que é hábil, positivo e traz coisas boas.


Enfim, pare de reclamar de tudo e de todos, foque em coisas positivas, do bem e que trazem boas energias para a sua vida e não permita que seu cérebro seja reprogramado com toda essa energia negativa e nem tão pouco venha desenvolver um quadro de ansiedade e depressão.

Coisas boas atraem coisas boas. Portanto, tome distância de pessoas que reclamam e murmuram o tempo todo. Seja grato nas pequenas coisas e melhore sua qualidade de vida.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!