Leia também >> Não jogue fora a casca da banana, ela tem muitos benefícios
Leia também >> 8 benefícios em comer bananas maduras
Hoje em dia muitas pessoas estão focando na saúde, no bem-estar e estão procurando mais qualidade de vida. Essa receita por exemplo, não leva açúcar, isso é importante, pois como sempre falamos aqui, o açúcar branco é dos venenos brancos da lista de alimentos que fazem muito mal a saúde humana. Portanto, se puder banir da sua vida, você terá em pouco tempo mais qualidade de vida. Comece evitando o açúcar aos poucos, ou seja, substituindo-o e aos poucos deixe de consumi-lo para sempre.
As vezes quando um fruto escurece e começa a ficar muito madura, a gente joga fora. Principalmente no caso da banana que fica com a casca preta e mole, mas na verdade a banana escurecida faz muito bem à saúde. Existem estudos que apontam que consumir a banana madura e escurecida ajuda no desenvolvimento das células que previnem o câncer no organismo humano. Bem como, ajuda na produção e desenvolvimento das células brancas do corpo, que auxiliam na imunidade. Dessa forma, além de não provocar mal algum, a banana madura irá ajudar nas defesas do corpo.
Ingredientes da massa de bananas maduras
- 2 bananas médias maduras
- 1 colher (sopa) de fermento instantâneo
- 90ml (6 colheres de sopa) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida sem sal
- 350g de farinha de trigo tipo 1 (2 xícaras aproximadamente)
- 1 colher rasa (chá) de sal
- Para a superfície do pão vamos precisar de leite e manteiga sem sal ou margarina
Preparo do pão
Primeiramente, pegue duas bananas maduras e amasse com a ajuda de um garfo, em seguida deposite em um recipiente de vidro onde vamos fazer o pão. Quanto mais maduras estiveres as bananas, mais gostoso vai ficar seu pão. A casca precisa estar toda pintadinha de preto. Uma vez que amassou as bananas, acrescente o fermento instantâneo e misture bem para incorporar o fermento com a banana.
Posteriormente, adicione o leite temperatura ambiente e continue misturando de modo que fique completamente incorporado a massa. Por fim, adicione a manteiga ou a margarina sem sal e continue misturando. Essa massa é fácil de fazer, todavia, precisa de paciência, isso porque, a cada ingrediente adicionado, precisa mexer e incorporá-lo. Enfim, chegou a hora de misturarmos a farinha de trigo. Comece adicionar aos poucos a farinha de trigo e sempre mexendo com a sua colher de madeira. Não precisa sovar com as mãos! Use sua paciência e habilidade em mexer a massa, assim, rapidamente a massa está pronta para descansar em um lugar quente, até que dobre de volume.
Geralmente, 1 hora depois a massa estará pronta para ser preparada, ou seja, terá crescido o suficiente para ter dobrado de volume. Então, polvilhe com farinha sua bancada e comece a trabalhar a massa. Use farinha para não grudar nas mãos, é simples, basta ir polvilhando. Uma vez que você já amassou e tirou o ar da massa, divida em duas partes iguais e deixe-as arredondadas. Em seguida, divida cada parte em 8 partes iguais. Totalizando então 16 partes e comece a modelar em formas de bolinhas.