O bolo 5 copos, é uma receita simples e bem antiga, foram os portugueses a deixarem essa herança para os brasileiros. A saber, a receita é deliciosa, leve, combina a qualquer hora do dia. No lanche, no café, na merenda da escola de nossos filhos, realmente é muito gostosa e fácil de fazer. Essa receita nunca dá errada, basta seguir o passo a passo e respeitar a medida dos copos, por isso se chama bolo 5 copos. Para quem gosta de economizar na padaria, o bolo 5 copos é uma receita bem econômica, simples, fica fofinho que desmancha na boca. Ademais, é uma economia no orçamento da casa.
Tudo que fazemos em casa, é econômico e saudável. Econômico porque quando compramos tudo pronto e industrializado estamos pagando taxas. Por fim, saudável porque você quais ingredientes está usando, isso é muito importante. Isso porque, tudo o que compramos industrializado leva conservantes e automaticamente não podemos dizer que é saudável. Saudável é tudo aquilo que não leva nada de química no meio, nem conservantes, nem glucose, nem corantes e outros adjuntivos. Portanto, sim, preparar nosso próprio alimento, para quem preza por qualidade de vida e saúde, é a melhor escolha que podemos fazer.
Bem como, por não falar em tempos tão difíceis que estamos vivendo. Nem sempre podemos comprar tudo pronto ou ir à padaria com frequência. Por isso caros leitores, a receita do bolo 5 copos é uma alternativa mais que perfeita.
A receita, os ingredientes e o preparo
Receita econômica, fácil de fazer, assa rapidamente e, portanto, economizamos gás de cozinha. Ademais, uma massa levinha, gostosa, os ingredientes todos temos em casa pois são bem comuns. Por fim, tenho certeza, que sua família vai comer de gosto e ainda vai pedir bis. Mas chega de blá blá blá e vamos pegar papel e caneta, anotar a receita e testar? E não esquece voltar aqui e comentar como ficou seu bolo 5 copos. Embora, tenho certeza de que vai ficar maravilhoso, porque de todas receitas de bolo que conheço, essa sem dúvida é a mais fácil e não tem erro!
Ingredientes bolo 5 copos
- 4 ovos
- 1 copo (requeijão) de óleo
- Um copo (requeijão) de açúcar
- 1 copo (requeijão) de farinha de trigo
- Um copo (requeijão) de fubá
- 1 copo (requeijão) de leite
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
Obs: a medida do copo é aquele copo comum que compramos no mercado com requeijão.
Leia também >> Bolo curau, cremoso, delicioso
Leia também >> Bolo sem lactose, feito de água e muito fofinho
Modo de preparo
Primeiramente bata no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar por 5 minutos ou até ficar bem cremoso. Em seguida, acrescente a farinha e o fubá, aos poucos, alternando também com o leite. Posteriormente, coloque a pitada de sal e misture o fermento suavemente com uma colher. Em seguida, unte uma forma retangular com margarina e farinha de trigo. Por fim, despeje a massa do bolo e leve para assar por 35 – 45 minutos, em forno médio, previamente aquecido. O tempo de cozimento pode variar um pouco, pois depende do forno. Em fornos ventilados por exemplo, o bolo fica pronta em 20 minutos.
Todavia, no forno comum, geralmente 35 minutos. Depois de assado, deixe esfriar e corte em pedaços e está pronto para ser saboreado. Para aumentar o tempo de durabilidade do bolo, armazene ele em um pote com tampa. Guarde em lugar seco, geralmente ele dura 3 dias e mantém a leveza na massa, como se estivesse fresco de jornada. A partir do quarto dia, ela começa a secar. Bom, aqui na minha casa dura 2 dias e olha lá, precisa ver o tamanho da sua família, as vezes uma forma, pode durar somente 1 dia ou 2 dias.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.