Pensa em um bolo molhadinho que quando você põe na boca tem uma explosão de sabor, pensou? Pois então, esse bolo é chamado de pedacinho do céu. Na verdade se trata de um bolo de coco com leite condensado, porém, a massa não é como o toalha felpuda por exemplo. O bolo pedacinho do céu, é mais leve, tem um sabor mais delicado do coco e a sua calda é mais líquida, fazendo com que a massa fique realmente muito úmida. Costumo dizer, que esse bolo é para momentos especiais, sabe aqueles momentos que a família se reúne para compartilhar novidades? Então, pode acreditar, essa receita vai aquecer o coração de todos e proporcionar momentos em família ou entre amigos, muito agradáveis. Pega papel, caneta e começa anotar para depois experimentar.
Leia também >> Bolo cremoso de coco sem farinha e fermento, pronto em minutos
Leia também >> Pão caseiro de coco, sem lactose, sem ovos e sem sovar
A saber, essa receita é mineira. Segundo relatos ela recebeu esse nome justamente porque ao degustar um pedaço do bolo pedacinho do céu, a pessoa tem a sensação de estar no paraíso. Embora, não sabemos se esses relatos são verdadeiros, é de fato curioso e tem algum senso. Quando mordemos e degustamos o sabor intenso da receita, temos uma sensação tão gostosa que parece que estamos no céu. Todavia, vale lembrar que se trata de uma receita bem simples e comum. A saber, ela não leva nenhum ingrediente diferente, a não ser o leite condensado que é agregado na verdade, para dar mais sabor ao bolo e ao mesmo tempo despertar as papilas gustativas. Porém, a combinação da maisena, do fubá e da farinha de trigo, fazem desse bolo diferente no sabor, vamos a receita..
Pedacinho do céu
Ingredientes da massa
- 4 ovos inteiros;
- 1 e ½ xícara (café) de coco ralado;
- 1 xícara (chá) de fubá;
- 2 xícaras (chá) de açúcar;
- ½ xícara (chá) de maisena;
- 1 xícara (chá) de leite integral;
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 2 colheres (sopa) de manteiga.

Calda do bolo
- 1 xícara de leite condensado;
- 1 xícara de água filtrada;
- 100g de coco ralado
Preparo
Primeiramente, vamos misturar o leite condensado na água e adicionar o coco. Em seguida reserve e passe para a massa do pedacinho do céu. Se você não quiser adicionar água, use a caixa inteira de leite condensado, porém, saiba que fica muito enjoativo. O ideal é diluir o leite condensado na água, a calda fica mais leve e mais saborosa. Contudo, fica a critério de quem faz o bolo.
No liquidificador, adicione os ovos, o leite, a farinha de trigo, o açúcar, o fubá, a manteiga, a maisena e o coco ralado. Posteriormente, liquidifique bem até obter um creme homogêneo e encorpado. Todavia, não se preocupe se a massa ficar um pouco líquida, é assim mesmo. A saber essa não é uma receita com massa densa tipo pandeló, ao contrário, o segredo dela é exatamente esse. Por fim, acrescente o fermento em pó por último e mexa suavemente com uma colher, para misturar na massa. Enfim, transfira a mistura numa forma retangular (30cm x 20cm) untada e enfarinhada.
Finalizando
A forma precisa ser untada com manteiga e polvilhada com farinha para que a massa não grude e nem dificulte na hora de desinformar. Bem como, o forno precisa estar pré-aquecido a 200º C e o tempo de forno dura em média 40 minutos. Entretanto, o tempo de forno varia muito, se assar em forno elétrico ventilado, provavelmente em 30 minutos estará pronto, nos fornos convencionais, vai de 40 a 50 minutos. Uma vez assado, teste com o palito de dente, tire do forno, e com ele ainda quente, regue com a calda que você preparou no início. Posteriormente, corte em quadradinhos e então deixe esfriar. Enfim, sirva e saboreie um pedacinho do céu, pode acreditar, é muito bom.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





