Pastel assado no forno, o melhor pastel que tem, crocante e saudável

pastel assado de forno
Compartilhe esse post:

Leia também >> Pastel de feita, massa sequinha e crocante igual da feira, muito bom

Leia também >>

Ingredientes Pastel assado: 1kg de farinha de trigo; 20g sal; 60g açúcar; 2 ovos; 400 ml leite; 100 ml óleo de soja; 50g fermento fresco; farinha de rosca para empanar.

Recheio Pastel assado: carne picadinha, tomate picadinho, requeijão cremoso à gosto e queijo muçarela.

pastel assado saudável

Preparo do pastel assado

Primeiramente, antes de começar a fazer a massa do salgado, vamos preparar todos os ingredientes, ou seja, separar, medir e pesar e deixar reservado. Isso porque, na hora de amassar a massa, fica mais fácil. Portanto, lá vamos nós. Em uma tigela, adicione o leite, o açúcar, o óleo, os ovos, o sal e o fermento fresco. Em seguida, com a ajuda de um fuê, bata a massa de modo que ela fique homogênea e então, aos poucos, comece a adicionar a farinha de trigo. Conforme vai adicionando a farinha de trigo, vai mexendo até onde der. Observe que aos poucos, a massa vai ficando pesada e consistente, portanto, é hora de sovar. Conforme vai sovando com as mãos continue adicionando a farinha de trigo, até terminar toda a farinha.

Aos poucos a massa conforme você vai sovando, ela vai ficando bem lisinha, não gruda e fica bem bonita. Para não ter dúvidas, estou lincando o canal no Youtube onde eu peguei a receita, que é o Canal Padaria sem segredos. Para assistir o vídeo, basta clicar sobre o nome padaria sem segredos que vai abrir o canal no Youtube. Recomendo, pois é uma massa muito fácil, já fiz algumas vezes para a cantina da igreja, vende tudo rapidinho, todos gostam muito. Posteriormente, depois de ter sovado bem, comece a dividir a massa e boleie esses pedaços de massa, e cada pedaço vai ter aí aproximadamente 80g de massa com o recheio vai chegar a pesar 130g. Enquanto as bolinhas descansam vamos para o recheio.

Segunda etapa, recheando e modelando

A saber, o recheio vai preparado antes de começar a amassar a massa do pastel. No meu caso, utilizei patinho bem picado refogado (frito) com temperos a gosto conforme o meu costume. Vamos precisar também de muçarela e tomate, ambos fatiados e requeijão para deixar o pastel úmido e cremoso. Portanto, agora que vamos começar a abrir a bolinhas uma a uma e rechear. Primeiramente, colocamos o requeijão, depois a carne picadinha, por cima 2 rodelas de tomate e por último uma fatia de queijo muçarela dobrada ao meio. Fecho o pastel, faço o arremate na borda conforme o vídeo para não abrir e ficar apresentável na hora de servir ou vender.

A massa, eu abri com rolo comum, pois eu não tenho cilindro com no vídeo, deu certinho, basta ter paciência. Outro detalhe importante que não podemos esquecer é de borrifar uma vez água em cima da massa aberta, isso ajuda na hora de fechar. Recheie um por um, e deposite na forma devidamente untada com manteiga. Agora vamos pincelar com gema. Portanto, com a ajuda de um pincel pincele os pasteis, somente por cima, e em seguida, passe na farinha de rosca e devolva a forma. Não pule essa etapa, porque esse acabamento vai deixar o salgado crocante e top de linha, pois fica bonito e convidativo.

Finalizando o pastel assado

Antes de ser levado ao forno, primeiramente, aqueça o forno a 200 graus. Deixe o pastel descansar por 10 minutos, e então, posteriormente, com o forno aquecido a 200 graus, leve os pasteis para assar por apenas 15 minutos. Retire do forno, quando eles estiverem bem dourados e totalmente assado, esses 15 minutos podem variar de forno para forno. Quando estiverem mornos, é hora de servir. Fica crocante por fora e macio por dentro, sucesso garantido na venda, em alguns lugares um salgado desse, custa em torno a R$ 8,00 reais, mas pode ser vendido até por R$ 6,00 também, depende da sua cidade. Bom apetite.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.